É necessário a transcrição do casamento?

Olá, estou com uma dúvida, meu pai cidadão português me reconheceu como filho na minha certidão de nascimento, porém depois ele se separou judicialmente da minha mãe, e sumiu, quero fazer a minha cidadania mas estou com essa dúvida por meus pais serem divorciados precisa da transcrição do casamento deles? E depois do divórcio ou apenas mostrando o divórcio judicial?
«1

Comentários

  • Caso sua mãe seja brasileira, não tem necessidade da transcrição.
  • @camilla pires

    Se o seu pai portugues foi seu declarante no nascimento e sua mãe for a brasileira,poderá fazer pelo ACP que,por enquanto, não exige a transcrição de casamento.
  • e se ambos forem Portugueses, há necessidade da transcrição? algum sabe me informar?
  • @ane..se ambos forem portugueses é obrigatória a transcrição.
  • @vladpen tem algum lugar ou site onde eu possa ver se esta transcrição foi realizada? e o procedimento para eu transcrever, onde vejo aqui? obrigada
  • editado April 2018
    @ane rcentrais.informatizaçoes@irn.mj,pt

    a outra dúvida ja respondida no outro tópico
  • @Vlad Pen O meu irmão acabou de ser naturalizado pela antiga lei (artigo 6.4), saberia me dizer se ele precisará transcrever o casamento (não mudou o nome)? O objetivo no futuro será a convolação... Obrigada!
  • @linemn como esse processo é feito em Lisboa,aconselho a fazer a transcrição de casamento antes para evitar problema.
  • @vladpen No caso de óbito, há necessidade de transcrição também? obrigada
  • @Ane, óbito não é preciso( só é exigido se o processo for feito no consulado)
  • @vladpen Depois de transcrever o casamento dos meus pais para Portugal, recebo algum documento?
    o que devo fazer?
  • @Ane, vc vai receber pelo correio o assento de casamento dos seus pais.
  • Fiquei um pouco perdido quanto a esse assunto de transcrição. Minha sogra quer tirar a nacionalidade onde o pai dela é português e a mãe brasileira. Ambos falecidos, sendo que a mãe faleceu após o pai (não sei se muda algo no processo)
    Para fazer o processo de nacionalidade precisa fazer as transcrições de casamento e óbito?
    Onde posso encontrar os documentos necessários para a fazer a transcrição se necessário enviando os documentos direto para Portugal sem passar pelo consulado?
    Obrigado
  • @CristianMPereira se foi o pai português q declarou a paternidade da filha , não precisa transcrever o casamento se fizer por ACP do Porto.
  • editado April 2018
    @Vlad Pen, sim, foi o pai português q declarou a paternidade da filha.
    Como devo proceder já que o processo ficou diferente em relação ao que acontece no consulado?
    Tem algum post que diz quais documentos enviar e como enviar para o ACP do Porto para que minha sogra tenha a nacionalidade portuguesa?

    Encontrei essa parte:
    http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/

    Certidão de nascimento do requerente
    De inteiro teor
    Emitida há menos de 1 ano
    Firma do oficial que a assina reconhecida
    Legalizada no consulado português (qual o processo de legalização da certidão no consulado?)



  • editado April 2018
    @CristianMPereira

    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento.
    - Vale Postal no valor de 175,00 €
  • editado April 2018
    @Vlad Pen
    Mais quatro perguntas assim posso prosseguir com o processo:
    - Cópia integral seria inteiro teor?
    - Quanto ao assento do pai português tenho o número da digitalização e da conservatória. Seria suficiente?
    - O vale postal internacional tem que estar no nome de alguém (nunca enviei um Vale postal)?
    - Qual seria o endereço do ACP do Porto?
  • @Cristian copia integral q e chamada inteiro teor reprográfica. O assento pode ser uma cópia ou o nr dele e demais dados .O Endereço de ACP está no topo do fórum .
  • Obrigado pelas preciosas informações. Tenho tudo para dar entrada na nacionalidade da minha sogra.
  • @Vlad pai português declarante do registro , casada com brasileira ..tenho que fazer a transcrição do casamento? E os óbitos ? (dois morreram?) O que é ACP?
  • @Vlad essas informações abaixo estão certas? O vale postal segue para esse endereço?
    s documentos a serem enviados são os mesmos que para a CRC, assim como o valor a ser pago por vale postal.

    A grande diferença é o tempo para a conclusão do processo: semanas ao invés dos meses na CRC.

    Endereço
    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498 - Porto

    E-mails
    Geral: arqc.porto@dgrn.mj.pt Processos de nacionalidade: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt

    Quem atende pedidos de nacionalidade no ACP é o Senhor Mário Manuel Vales Ferreira: mario.m.ferreira@irn.mj.pt
  • @Hellen , se fizer por ACP (Arquivo Central do Porto)nao precisa.
  • @Vlad vou fazer pelo Arquivo Central do Porto envio os docs para:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    envio o vale postal em nome de: IRN, IP
    Rua Álvares Cabral, 432
    4050-040 - Porto

    É isso?
  • rvicentervicente Member
    editado April 2018
    Boa tarde, meu nome é Rafael, e meu pai (brasileiro) está finalizando o processo de cidadania portuguesa dele ( meu avô era Português) A dúvida é, se ele já fez a transcrição do casamento dele com minha mãe (brasileira) para solicitar a cidadania dele, quando eu for requerer a minha cidadania, precisarei novamente efetuar essa transcrição? Sei que parece uma pergunta tola, mas estou começando agora e não achei essa resposta em nenhum outro tópico! Obrigada! Ps. ele é o declarante do meu nascimento, isso muda o fato de ter que transcrever a certidão de casamento deles?
  • editado April 2018
    @Hellen ..os documentos são enviados para o mesmo endereço q for enviar o VP ou vice versa..

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • Luis AmericoLuis Americo Member
    editado April 2018
    Vou dar entrada na cidadania para meu pai e depois entro com a minha pelo meu pai.

    Meus avós são Portugueses e vieram casados para o Brasil.
    O registo de nascimento dos meus avós são antes de 1911, ou seja são arquivos de um livro de batismo de uma paroquia e não consta informação de casamento só informação de nascimento e batismo. Eu pedi uma carta de narrativa do registro de batismo.

    Vou ter que pesquisar a certidão de casamento dos meus avós para poder fazer atribuição.

    Se eu conseguir uma cópia da certidão de casamento é só enviar junto com os outros documentos com Formulário 1C ou vou ter que fazer a transcrisão de casamento primeiro e só depois dar entrada no processo de cidadania?
  • @LuisAmerico se vc conseguir a copia da certidão de casamento vc não precisa transcrever esse casamento.
  • @Vlad,

    Meus avós por parte materna são nascidos e casados em portugal (tenho uma cópia simples de ambas certidões), para o processo de atribuição da minha mãe, é necessário enviar essa cópia da certidão de casamento também? Existe alguma forma de saber se o casamento deles realmente está transcrito em portugal?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @Rafael,
    Caso tenha a certidão de casamento,envie uma cópia simples

    Pra saber se o casamento foi realmente transcrito,envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando nomes completos,filiação de data de nascimento
  • Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. Meu marido é bisneto de Português e conseguimos localizar a certidão de nascimento dele no Arquivo Distrital, porem no Brasil ele se casou com uma brasileira e não estamos conseguindo localizar esse documento. Temos somente o nascimento do português, nascimento da filha (avó do meu marido) e óbito do Português. Minha dúvida é se conseguimos somente com esses documentos.

    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.