É necessário a transcrição do casamento?
Olá, estou com uma dúvida, meu pai cidadão português me reconheceu como filho na minha certidão de nascimento, porém depois ele se separou judicialmente da minha mãe, e sumiu, quero fazer a minha cidadania mas estou com essa dúvida por meus pais serem divorciados precisa da transcrição do casamento deles? E depois do divórcio ou apenas mostrando o divórcio judicial?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se o seu pai portugues foi seu declarante no nascimento e sua mãe for a brasileira,poderá fazer pelo ACP que,por enquanto, não exige a transcrição de casamento.
a outra dúvida ja respondida no outro tópico
o que devo fazer?
Para fazer o processo de nacionalidade precisa fazer as transcrições de casamento e óbito?
Onde posso encontrar os documentos necessários para a fazer a transcrição se necessário enviando os documentos direto para Portugal sem passar pelo consulado?
Obrigado
Como devo proceder já que o processo ficou diferente em relação ao que acontece no consulado?
Tem algum post que diz quais documentos enviar e como enviar para o ACP do Porto para que minha sogra tenha a nacionalidade portuguesa?
Encontrei essa parte:
http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/
Certidão de nascimento do requerente
De inteiro teor
Emitida há menos de 1 ano
Firma do oficial que a assina reconhecida
Legalizada no consulado português (qual o processo de legalização da certidão no consulado?)
- Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
- Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada
- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
- certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento.
- Vale Postal no valor de 175,00 €
Mais quatro perguntas assim posso prosseguir com o processo:
- Cópia integral seria inteiro teor?
- Quanto ao assento do pai português tenho o número da digitalização e da conservatória. Seria suficiente?
- O vale postal internacional tem que estar no nome de alguém (nunca enviei um Vale postal)?
- Qual seria o endereço do ACP do Porto?
s documentos a serem enviados são os mesmos que para a CRC, assim como o valor a ser pago por vale postal.
A grande diferença é o tempo para a conclusão do processo: semanas ao invés dos meses na CRC.
Endereço
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 - Porto
E-mails
Geral: arqc.porto@dgrn.mj.pt Processos de nacionalidade: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
Quem atende pedidos de nacionalidade no ACP é o Senhor Mário Manuel Vales Ferreira: mario.m.ferreira@irn.mj.pt
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
envio o vale postal em nome de: IRN, IP
Rua Álvares Cabral, 432
4050-040 - Porto
É isso?
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Meus avós são Portugueses e vieram casados para o Brasil.
O registo de nascimento dos meus avós são antes de 1911, ou seja são arquivos de um livro de batismo de uma paroquia e não consta informação de casamento só informação de nascimento e batismo. Eu pedi uma carta de narrativa do registro de batismo.
Vou ter que pesquisar a certidão de casamento dos meus avós para poder fazer atribuição.
Se eu conseguir uma cópia da certidão de casamento é só enviar junto com os outros documentos com Formulário 1C ou vou ter que fazer a transcrisão de casamento primeiro e só depois dar entrada no processo de cidadania?
Meus avós por parte materna são nascidos e casados em portugal (tenho uma cópia simples de ambas certidões), para o processo de atribuição da minha mãe, é necessário enviar essa cópia da certidão de casamento também? Existe alguma forma de saber se o casamento deles realmente está transcrito em portugal?
Caso tenha a certidão de casamento,envie uma cópia simples
Pra saber se o casamento foi realmente transcrito,envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando nomes completos,filiação de data de nascimento
Obrigada!