Assento de nascimento certificado

Preciso do assento de nascimento certificado da minha bisavó. Estou com dificuldades para encontrar onde emiti-la.
A certidão se encontra na Conservatória de Funchal e o ano de nascimento é 1914. Entrei em contato com a mesma e fui informada que não emitem certidões de forma direta e me orientaram a a solicitar pelo portal do cidadão ou no consulado.
Porém a procuradoria Geral me informou que não apostila certidões emitidas por ambos.
Já entrei em contato também com o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, onde fui informada que não possuem esse Assento, somente documentos anteriores a 1911.
A onde consigo uma certidão certificada?

Comentários

  • Vladpen, a Procuradoria me informou que não apostila certidões emitidas pelo civil online
  • @Thaiste ja tentou o consulado?
  • Vladpen tentei.. Entrei em contato via telefone e me informaram que emitem somente uma cópia não certificada e a mesma não poderá ser usada para apostilamento.
    Para solicitar uma certificada eu teria que solicitar com a conservatória mesmo.
    Um joga a responsabilidade para o outro e eu fico sem saber a onde e a quem recorrer.
  • Esta acontecendo a mesma coisa com a certidão de nascimento da mãe da minha sogra. A CRC de Nellas disse que não apostilam a certidão e pediu para que eu pegar direto com o Consulado
  • @Adrianaian Ainda não consegui uma solução. Te enviei uma mensagem no particular.
  • @Thaiste, @Adrianaian,

    perguntem às respectivas conservatórias que detém as certidões, se as mesmas já estão informatizadas.
    Em caso positivo, não precisa certificá-las.
  • @Marcia preciso fazer algumas retificações nos documentos nacionais e o cartório está me pedindo a certidão portuguesa apostilada(Haia), a Procuradoria de Portugal apostila, porém tem que ser uma certidão certificada. Não consigo achar quem emita essa certidão, Não pode ser do civil online, nem do portal do cidadão, nem emitida pelo Consulado e a Conservatória não emite de forma direta, somente solicitando online.
  • @Thaiste estranho a conservatória não emitir a certidão direta.Nunca vi isso.
  • Então @VladPen estranho né, já enviei 6 e-mails pra Conservatória de Funchal, e todos foram respondidos pela escriturária Rosa Nunes, que já está sem paciência comigo.kk
    Segue informação passada por ela:

    Informo novamente de que a Conservatória apenas envia as certidões após o pagamento das mesmas, pelo que deverá ser solicitar solicita pelo portal do cidadão ou no Consulado de Portugal da sua área de residência, uma vez que está informatizada sob o nº 3765 do ano de 2017.
    Mais informo de que o Consulado possui o mesmo sistema informática (SIRIC) que a Conservatória, pelo que pode solicitar a certidão pretendida, os Consulados de Portugal também certificam certidões.

    Liguei 3x no Consulado de São Paulo e me informaram que o Consulado não emite certidão certificada, somente cópia simples assinada pelo Consul,e a mesma não é aceita pela Procuradoria de Portugal para apostilamento.
  • Será que consigo emitir por outra conservatória?
  • Thais,

    conforme informei inbox, peça pelo Portal do Cidadão.
  • @ GuilhermeMoreira entrei em contato com a Procuradoria e me informaram que também não aceitam certidões emitidas pelo Portal do Cidadão.
  • http://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas
    Achei essa informação em outra discussão.
    Acredito que possa nos ajudar.
  • Thais,

    quem emite a certidão é a Conservatória em questão. É a mesma certidão certificada que vc conseguiria se fosse pessoalmente.

    Tenho a do meu pai aqui comigo. Solicitei pelo Portal em 2011/12.
  • @Marcia estou com o mesmo problema citado. O consulado joga para conservatória e vice versa.
    Sei que os assentos dos meus avós estão informatizados, eu consigo fazer a transcrição somente com o número?
  • De Godoi,

    se os números dos assentos são dos anos 2000, sim.
    Caso contrário precisa informar anos dos nascimentos e freguesias para melhor orientação.
  • @Guilherme Moreira

    Meu avô é de Santa Comba Dão e nasceu em 30/08/1906 e minha avó é de Porto de Mós e nasceu em 15/09/1916.
    Os assentos foram informatizados em 2017.
  • De Godoi,

    então como disse esses números são o bastante.
  • @Guilherme Moreira obrigada pela orientação!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.