Assento de nascimento certificado
Thaiste
Member
Preciso do assento de nascimento certificado da minha bisavó. Estou com dificuldades para encontrar onde emiti-la.
A certidão se encontra na Conservatória de Funchal e o ano de nascimento é 1914. Entrei em contato com a mesma e fui informada que não emitem certidões de forma direta e me orientaram a a solicitar pelo portal do cidadão ou no consulado.
Porém a procuradoria Geral me informou que não apostila certidões emitidas por ambos.
Já entrei em contato também com o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, onde fui informada que não possuem esse Assento, somente documentos anteriores a 1911.
A onde consigo uma certidão certificada?
A certidão se encontra na Conservatória de Funchal e o ano de nascimento é 1914. Entrei em contato com a mesma e fui informada que não emitem certidões de forma direta e me orientaram a a solicitar pelo portal do cidadão ou no consulado.
Porém a procuradoria Geral me informou que não apostila certidões emitidas por ambos.
Já entrei em contato também com o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, onde fui informada que não possuem esse Assento, somente documentos anteriores a 1911.
A onde consigo uma certidão certificada?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Para solicitar uma certificada eu teria que solicitar com a conservatória mesmo.
Um joga a responsabilidade para o outro e eu fico sem saber a onde e a quem recorrer.
perguntem às respectivas conservatórias que detém as certidões, se as mesmas já estão informatizadas.
Em caso positivo, não precisa certificá-las.
Segue informação passada por ela:
Informo novamente de que a Conservatória apenas envia as certidões após o pagamento das mesmas, pelo que deverá ser solicitar solicita pelo portal do cidadão ou no Consulado de Portugal da sua área de residência, uma vez que está informatizada sob o nº 3765 do ano de 2017.
Mais informo de que o Consulado possui o mesmo sistema informática (SIRIC) que a Conservatória, pelo que pode solicitar a certidão pretendida, os Consulados de Portugal também certificam certidões.
Liguei 3x no Consulado de São Paulo e me informaram que o Consulado não emite certidão certificada, somente cópia simples assinada pelo Consul,e a mesma não é aceita pela Procuradoria de Portugal para apostilamento.
conforme informei inbox, peça pelo Portal do Cidadão.
Achei essa informação em outra discussão.
Acredito que possa nos ajudar.
quem emite a certidão é a Conservatória em questão. É a mesma certidão certificada que vc conseguiria se fosse pessoalmente.
Tenho a do meu pai aqui comigo. Solicitei pelo Portal em 2011/12.
Sei que os assentos dos meus avós estão informatizados, eu consigo fazer a transcrição somente com o número?
se os números dos assentos são dos anos 2000, sim.
Caso contrário precisa informar anos dos nascimentos e freguesias para melhor orientação.
Meu avô é de Santa Comba Dão e nasceu em 30/08/1906 e minha avó é de Porto de Mós e nasceu em 15/09/1916.
Os assentos foram informatizados em 2017.
então como disse esses números são o bastante.