Conservatórias para Aquisição

2»

Comentários

  • @gustavo, as outras conservatórias até recebem, porem encaminham para a CRC pois TODOS os processos de Art 3° são feitos por Lisboa. procure pelo despacho do IRN que tem as competências dos balcões de nacionalidade. o Art 3° não consta como atribuição dos conservadores dos balcões da Nacionalidade fora da CRC de Lisboa
  • Bom dia a todos,

    Obrigado pelas informações. Não encontrei ainda algo específico sobre o Art.3º nos despachos...por isso as dúvidas. Sabe o nº do despacho?

    Segue resposta de Santarém, que é listada como Balcão de Nacionalidade:


    Exmº Sr
    Informo que esta conservatória é conservatória intermediária de todos os processos de nacionalidade, todos os processos entrados são remetidos à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.
    Poderá sempre dirigir-se ao consulado português mais próximo para efetuar os pedidos que pretende.
    Com os melhores cumprimentos
    Ilda Igreja
    Ajudante principal em substituição legal


  • @gustavo, Despacho n.º 37/CD/2015 do IRN.Mj.pt
  • Boa tarde a todos,

    Sou novo no fórum e gostaria de tirar uma duvida.

    Estou indo para Lisboa em fevereiro de 2018 para passar 2 semanas e gostaria de saber se posso dar entrada no processo de atribuição para meu filho e aquisição para mim (minha esposa ja é cidadã e nosso casamento já foi averbado em 2011) diretamente lá. Se sim, gostaria de saber se ainda assim preciso do reconhecimento da assinatura pelo consulado nos formulários 1C e Mod. 3, ou posso ter esse reconhecimento das assinaturas direto na CRC (Presencial pelo funcionário da CRC)? O pagamento pode ser feito em dinheiro diretamente no Balcão de nacionalidade da CRC?
  • @BrunoPlacha,A atribuição do filho e um processo separado da nacionalidade por casamento.Na atribuição pelo casamento vc da entrada diretamente na Crc Lisboa.A atribuição do filho pode ser feita em outra Conservatória mais rápida listada aqui no fórum. O Reconhecimento dos formulários vc faz diretamente nas Crc e o pgto pode ser feito em Euro.
  • Boa tarde prezados, estou com algumas dúvidas, não sei se este é o post correto, se não for perdão.
    Estou dando entrada na nacionalidade do meu pai, que é neto de português, já temos comprovação de vínculo e demais documentos, eu estava pensando em dar entrada pelo consulado do RJ. Gostaria de saber se existe algum caminho melhor para dar entrada? Consigo enviar pelos correios? Posso enviar a dele é a minha juntas? Ou terei de esperar a nacionalidade dele sair primeiro? Alguém pode dar um help?
  • editado November 2017
    @daniel5104,

    se têm comprovação de vínculos, seu pai é neto de português.
    Neste caso, tem duas opções:
    - Conservatória de Registos Centrais em Lisboa ou
    - consulado (alguns consulados aceitam receber a documentação e servir de intermediário, outros, não)

    Pode enviar diretamente para Lisboa, através dos correios.
    O pagamento neste caso, pode ser feito via plataforma (usando cartão de crédito) ou através de vale postal dos correios.

    Os processos do seu pai e seu são dependentes, portanto têm que aguardar um terminar, para que envie o outro.
  • @gustavo_okazaki,

    se vai pedir a nacionalidade pelo casamento, só poderá fazer na Conservatória de Registos Centrais em Lisboa.
    Enviar emails para as conservatórias não seriam interessante, pois estão sobrecarregadas e seria apenas para comprovar o que já estamos dizendo.

    Quanto ao seu filho, pode pedir sua nacionalidade em outras conservatórias imediatamente, através do assento de sua esposa (e uma vez que já transcreveu seu casamento). Em Tondela, por exemplo, é dada prioridade para menores de idade.
  • Boa tarde @Marcia, obrigado pela resposta, gostaria de aproveitar para tirar outras dúvidas, saberia me informar se tem diferença para documentação entre o registro central em Lisboa ou consulado do RJ. Teria algum tópico para eu poder ler? Com um passo a passo para dar entrada por Lisboa e a listagem da documentação necessária para neto com a comprovação de vínculo.
    Agradeço novamente.
  • Boa tarde, @daniel5104,

    sim, consulados te pedem sempre algo a mais (certidões de óbito, fotos).
    Sugiro dar entrada diretamente na CRCentrais Lisboa.

    Documentação de atribuição de netos:
    - Certidão de nascimento do português (casamento do português já averbado)
    - Certidão de nascimento do(a) filho(a) do português, do tipo reprográfica, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Certidão de casamento do(a) filho(a) do português, de inteiro teor, emitida há menos de 180 dias, apostilada (se o filho do português for homem e este tiver sido o declarante na certidão do requerente, não precisa)
    - Certidão de nascimento do requerente, do tipo reprográfica, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório (deve constar 2 anos de língua portuguesa - não serve de nível superior)
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias (se for pelo site não precisa ser apostilada)
    - Cópia do RG ou passaporte (se contiver a filiação) do requerente, autenticada em cartório, apostilada
    - Requerimento preenchido (1D), com assinatura reconhecida presencialmente no consulado português, ou por autenticidade em cartório
    - comprovantes de ligação efetiva com Portugal (residência legal em território nacional; deslocamento regular a Portugal; propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal; participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades).
    - Vale postal de 175 euros

    Link para modelo 1D:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/
  • Boa tarde, pessoal!
    Já acompanho o fórum há bastante tempo e sobre a entrega dos processos, solicito um esclarecimento sobre a CRC de Guimarães.
    Pretendo dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade da minha avó (filha de portugueses), por Guimarães. Tenho uma prima que está residindo lá. A questão é que minha avó tem 90 anos e é muito desconfiada em relação a procurações. Então a ideia seria preencher o formulário mod 1C e reconhecer a assinatura dela por autenticidade, e encaminhar para a minha prima em Guimarães para que ela dê entrada diretamente. Já que li aqui que a CRC de Guimarães não aceita documentos enviados pelo correio, interrogo se os receberia dessa forma já que ela seria uma mera portadora dos mesmos.
    Pergunto também se alguém sabe me dizer se os processos abertos em Guimarães são enviados para Lisboa ou se a atribuição da nacionalidade ocorre por lá mesmo. Em caso afirmativo, alguém tem ideia do tempo médio que isso leva?
    Obrigada a todos!
  • Continuando!!!
    Outra pergunta, o Vale postal deverá se emitido em favor de Guimarães e devidamente preenchido no formulário, certo?
  • @Heloisa, não temos informação q Guimarães realiza os processos lá mesmo.Eu não arriscaria mandar os processos para lá. Ela pode ser apenas uma conservatória intermediária e enviar os processos para Lisboa.
  • @Vlad Pen, obrigada! Vou reavaliar a situação. Um abraço,.
  • Boa noite pessoal, alguém tem o modelo da carta, de como o interessado declarar que quer ser português?
    A) declararem que quer ser portugueses;

    Se alguém puder ajudar. desde já agradeço.
  • @daniel5104,
    veja lá em cima a lista de documentos que postei.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/119984/#Comment_119984

    O requerimento, onde alega querer ser português é o próprio 1D.
  • Me falaram que tem que fazer uma carta? isso não é necessário né ?
  • @daniel, apenas o requerimento 1D.
  • Gente uma ultima dúvida, optei por fazer o pagamento dos 175 euros por cartão de crédito, observei que no formulário só tem opção para 1 para cheque e opção 2 para vale postal. onde ponho os dados de referencia do pagamento? alguém pode dar uma luz ?
  • editado February 2018
    Daniel vc acessa esse link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Prenche e vai receber por e-mail o formulario ja com o código de pgto.Dai só preencher e reconhecer a assinatura por autenticidade.
  • Boa noite pessoal, estou nos ajuste finais do montagem do processo e preparando o envio para CRC Lisboa.

    Estou com algumas dúvidas bobas, porém prefiro tirar antes com vcs afim de minimizar qualquer tipo de erro, estou com dúvida sobre alguns documentos abaixo a serem apostilados, como por exemplo:
    Não é necessário apostilar?
    -Histórico escolar
    -Certidão de de antecedentes criminais
    -Requerimento 1d
    -Carta declaração de comprovação de vínculo da comunidade portuguesa no brasil.

    E sobre o processo de envio da documentação pelos correios, ponho num envelope simples tudo junto e nos correios compro algum envelope específico para envio?

    Sei que algumas dúvidas são repetidas, desculpem.

    Obrigado desde já.
  • @Daniel5104 os documentos q vc postou não precisa apostilar. Não esqueça de validar no próprio site da PF o antecedente criminal.Pode mandar tudo em um envelope simples.
  • editado February 2018
    Dúvidas e Informações sobre Atribuição de Netos de portugueses DL 71/2017 favor postar nesse tópico.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento#latest
Esta discussão está fechada.