Ajuda com atribuição

Boa noite!
Quero ir morar em Portugal.
Meu pai ´português, falecido há 6 anos.
Tentei agendar com o Consulado no Rio de Janeiro, mas a atendente disse só ter vagas em janeiro de 2018.
Qual o procedimento para requerer? alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço.

«1

Comentários

  • @Flavia, vc pode fazer direto em uma conservatória em Portugal enviando os documentos pelo Correio.De um lida nesses dois links q tem as informaçoes q vc precisa. Duvidas pode perguntar aqui no fórum.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Vlad e Mei, muito obrigada!
    Hoje fiquei muito triste. Liguei para o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro e pedindo informações a atendente sobre a documentação, disse a ela que meu filho já tinha a cidadania portuguesa e que já morava em Portugal e queria tirar a minha da minha irmã e minha sobrinha, e ela me perguntou se meu pai já era falecido, informei que ela já tinha seis anos de falecido.
    Para minha surpresa ela me disse que quando meu filho tirou a cidadania dele antes de tirar a minha ela havia pulado uma geração e que automaticamente eu teria perdido o direito a cidadania, ela disse: " Você abriu mão da sua para a dele".
    Fiquei chocada, em nenhum momento foi dito isso quando ele foi tirar a dele, não faz sentido! eu não assinei nenhum papel abrindo do meu direito, até porque se tivéssemos conhecimento deste fato, primeiro iríamos fazer a minha para depois fazer a dele.
    Achei tão absurdo e sem sentido, que gostaria de saber se alguém tem conhecimento a respeito.
    Fico aguardando ansiosa uma resposta.
    Desde já agradeço.
  • editado September 2017
    @Flavia, se seu pai era portugues ,mesmo falecido vc tem direito sim a requerer a nacionalidade.Não entendi essa historia q seu filho conseguiu e pulou uma geraçao ..então ele obteve a nacionalidade por aquisiçao (de avô para neto).No meu entender e posso estar enganado, mas o consulado disse uma grande bobagem.Esqueça o consulado..junte os documentos e mande direto para Portugal.Vc como filha tem o direito e Portugal a obrigação de lhe conceder a nacionalidade portuguesa
  • Vlad,
    Concordo com você, acho que isso não faz sentido, mas quando ela me falou isso fiquei muito triste e desanimada, pensei vou gastar uma grana com as certidões e depois não consigo.
    Muito obrigada pela atenção.
  • @Flavia CALLE Roberva, seu filho fez aquisição como neto de português à época.
    Podem ser feitas duas coisas:
    - Sua atribuição e de sua irmã como filhas, e posteriormente a de sua sobrinha
    - A convolação de nacionalidade de seu filho para atribuição (direito conferido aos netos naturalizados).
  • Caiodib, pensei que ligando para o Consulado teria respostas mais claras e concretas, mas depois que a atendente me disse que meu filho pulou uma geração e por isso eu teria perdido o direito a minha, me deixou bem confusa!
  • OK muito obrigado.
  • Mais uma ajuda. tenho umas dúvidas:Eu já pedi no cartório um certidão de inteiro teor,mas o que é por Cópia Repográfica apostilada com sinal público?, o formulário 1C pode ser reconhecido em qualquer cartório? se não, onde posso fazer isso? Apostilas é o mesmo que reconhecer?
  • @Flavia, cópia reprográfica é uma cópia tirada direto do livro de registro. O formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade em qualquer cartório e apostilamento é uma etiqueta do CNJ colada na certidão chamada apostila de Haia .
  • Vlad, obrigada por sanar minhas dúvidas.
    Fui hoje ao Cartório do Catete no Rio de Janeiro e pedi minha certidão de inteiro teor por cópia repográfica, no valor de 142,00 e marcaram de entregar amanhã, quando vou fazer o sinal público 8,00 e apostilas 51,40. Depois informo se correu tudo bem.
    Muito obrigada!
  • @mei vc ja está falando como portuguesa , morada ao invés de residencia , ora pois rsrsrs
  • Boa noite!
    Já peguei a certidão por cópia repografica e já fiz o sinal público, mas ainda tenho algumas dúvidas: qual a validade desta certidão? A minha identidade está com nome de solteira, mas todos os documentos estão com nome de casada, fiquei na dúvida se poderia mandar a identidade com nome de solteira, então tirei outra mas já tem mais de 15 dias e ainda não está pronta, fico com receio de passar a validade da certidão.
    Outra dúvida que tenho e a respeito do envio dos documentos para conservatória, envio normal? Qual seria o mais seguro.
    Desde ja agradeço a atenção.
  • editado October 2017
    @Flavia, as certidões valem por 6 meses.Vc pode enviar por Correio SMS 7 dias ou DHL 3 dias úteis.
  • Vlad, obrigada pela informação a respeito da certidão.
    Quanto ao RG, fiquei na dúvida se posso enviar o RG como o nome de solteira, sendo que todos os outros documentos estão com nome de casada, você tem conhecimento?
    Desde já muito obrigada.
  • @Flavia se seu R.G.for mto antigo ,compensa fazer outro.A documentaçao sempre é baseada na sua certidão de nascimento.
  • Hoje apostilei a certidão de inteiro teor por cópia repográfica e a Xerox do RG.
    Preenchi o formulário 1C e reconheci firma, juntei a xerox simples do assento de nascimento do meu pai português, escaneei e mandei por email para a conservatoria verificar se estava tudo ok, pois estou insegura, queria ter certeza de estar tudo correto,mas o email voltou.
    Li em algum lugar aqui no fórum que o Vale postal so tem validade do mês que enviou, e que deveria ser feito no primriro dia do mes,então fiquei na dúvida se mando agora na segunda-feira dia 09/10/2017 ou se espero para enviar no dia 01/11/2017. Só para eu ter mais segurança, se puderem me dar uma dica. Desde ja obrigada.
  • @Flavia, a Conservatória não examina documentos por email.Mande o Vale postal segunda feira q da tempo.
  • Ok, obrigada Vlad. Vou manda na segunda então.
  • Vi em algum tópico que ao enviar o vale postal nos Correios depois que foi feita a conversão deu um valor menor que 175 Euros. Será que posso enviar um valor maior tipo 176 ou 177 para não ter problema?
  • @Flavia CALLE Roberva
    De uma olhada neste tópico e vc não vai erar
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/profile/16365/Mtrin
  • não está abrindo.
  • Para ninguém erar mais:
    Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa. Não mencione que é uma pessoa jurídica.
    Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Essa é a maior cotação.
    Depois disso é só concluir e pronto.
    Até agora não existe no sistema nenhuma proibição de realizar vales postais. Todas as agências estão aptas a realizar o serviço, incluindo as agências franqueadas.
    Estou sempre monitorando qualquer modificação e áviso a todos qualquer mudança.
  • Mtrin, muito obrigada.
  • Ontem não consegui colar o link então copiei para vc
  • Ontem não consegui colar o link então copiei para vc
  • No site dos Correios tem 2 valores: o Euro 4,0047 e o Euro Exportação 3,8140, qual dos dois para o envio do vale postal para atribuição?
    Fiquei com dúvida em relação a cotação do euro, porque vi aqui no Fórum que deveria ser o maior valor, mas vi também que não poderia ser a cotação do Euro exportação. Consultando no site dos Correios vi que o exportação é o maior, fiquei na dúvida e como vou amanhã pela manhã no Centro fazer, queria que alguém me ajudasse.
    Desde já obrigada.
  • @Flavia,
    Euro X Euro - maior valor
    Não pode ser o exportação
  • Obrigada Maria Nélida.
  • Pessoal foi desgastante para fazer o vale postal, fui em 2 agências dos Correios no Centro, me aborreci muito na agência da Almirante Barroso e não consegui, depois de ficar um tempão na fila,eles me disseram vc pode até fazer p conservatória, mas tem q ter o nome de alguém de la para fazer. Eu ñ acreditei, como assim? Como vou ter o nome de alguém lá.Disseram que se algum funcionário fizesse responderia processo. Um absurdo!
    Fui para Primeiro de Março, que diferença qdo vale postal internacional a atendente, foi logo perguntando para Portugal? Manutenção de residente? Que alívio!
    Atendente chamada Marrara, saca muito, me deu várias dicas inclusive que eu deveria mandar uns 2 euros a mais.
    Muito atenciosa, gentil, educada, nota 10, se existissem mais pessoas como ela um mundo seria muito melhor.
    A agência ja tinha fechado, ela falou p eu sair pela lateral, para tirar xerox do Vale que ela iria aguardar.
    Enviei por EMS 110,00. Enviei dia 01/11/17 a previsão é de 8 a 11 dias, agora é orar e aguardar que tudo corra bem!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.