homologação de divorcio em portugal

Pessoal preciso homologar o divorcio de meu marido de seu primeiro casamento, alguem conhece um advogado em SP que faça isto em Portugal, pois nao tenho conhecidos em Portugal.
«1

Comentários

  • Pois bem, também estou na mesma situação.
  • @Cleide Vieira e @Vera Wruk, me falaram para ter bastante cuidado, pois tem muitos trambiqueiros como aqui no Brasil tambem tem!
    Vocês já fizeram primeiro a transcrição do casamento? Primeiro tem que transcrever o casamento para depois fazer a homologação. Estou só aguardando minha transcrição ficar pronta para homologar.
  • editado October 2016
    Aconselho o escritório [APAGADO], ele tirou a cidadania com ele por estar em londres....más indicou dai estou trocando e-mails, em breve estarei homologando meu divorcio em Portugal.
  • Roberson pfv nos mande noticias de sua homologação.
  • Meu irmão já foi casado e está no Segundo casamento , Qual procedimento ele tem que fazer depois que ele adquiri a cidadania dele?
  • @Simeia Lobato
    Ele precisa transcrever o primeiro casamento e quando sair a transcrição ontratar um advogado em Portugal para homologar o divórcio em Portugal.
    Estou na mesma situação! Agora estou aguardando a transcrição ficar pronta.
  • A advogada que o consulado indicou na época que ele iria fazer pelo consulado ( mas com tanta burocracia ele desistiu) .
    Ela cobrou 1,500 euros , achei super caro
  • @Simeia Lobato, tudo pelo consulado é caro!!
  • Se o divorcio ja estava constando como averbado na certidão brasileira de casamento antes mesmo do pedido de cidadania por atribuiçao ( muitos anos antes) há que averbar de novo o divorcio em Portugal? Nao basta requerer as transcrições de casamento e divorcio, que inclusive estão na mesma certidão de casamento apostilada? Agradeço muito se puderem informar.
  • @Lourdes de Matos, vc transcreve o casamento normalmente, mesmo estando na certidao o divorcio. Você só precisa homologar o divorcio se quiser morar em Portugal, casar em Portugal Se a sua intensao é so passar cidadania aos filhos, nao precisa homologar. Vc transcreve o casamento e pode fazer atribuicao do filho.
  • @M Adelaide Velloso estou numa situação parecida. Minha mãe se casou com primeiro marido e em seguida se divorciou, desde então nunca mais casou novamente. Para que ela faça a atribuição para mim ela precisa transcrever o casamento e também homologar o divorcio? Ou pode simplesmente transcrever a certidão de casamento e passar a atribuição pra mim?
  • @Thiago Beirão, sua mãe só transcreve o casamento com o seu pai e passa a atribuição. Ela só faz o divórcio lá em Portugal se for interesse casar lá, morar...
  • Boa tarde, alguém poderia me ajudar, estou perdido. Acabei de tirar minha Nacionalidade + Casamento Simples + Cartão do Cidadão URG + Passaporte, agora gostaria de solicitar a cidadania para minha esposa. Estou no meu segundo casamento como devo proceder?
    Já agradeço pela ajuda..

    Harley
  • @Haley, O que é "casamento simples"?
  • @M, O que eu entendi na documentação do consulado, "casamento simples"quer dizer que foi feito o averbamento do meu primeiro casamento.
  • @Haley, então vc já fez a transcrição do seu primeiro casamento? BOm se foi isso. Agora você precisa de contratar um advogado em Portugal para homologar o divorcio desse primeiro casamento. Você vai precisar da cópia sentença e cópia do processo tudo apostilado. E achar um advogado em Portugal. Me aconselharam cuidado com quem você contratar, lá como no Brasil tem muito advogado safado!!
    A homologação pode levar uns 6 meses. Depois que fizer a homologação, vc poderá transcrever o segundo casamento.
    Você só poderá solicitar cidadania para sua segunda esposa após estar casado 3 anos com ela e morar por 2 anos em Portugal, caso contrário não consegue.
  • @M, Obrigado pela ajuda.
  • @Haley, cidadania pelo casamento precisa provar essa ligação com Portugal, não é só casar com o portugues, não é um direito adquirido, será avaliado toda a situação.
    Diferentemente da atribuição, você nasce com esse direito.
  • editado April 2017
    Sou advogada em Portugal e trato de processos de homologação de sentença estrangeira com vista à actualização do estado civil, em Portugal. Qualquer questão estou disponível em alexandracostapaixao@gmail.com
  • CaianCaian Member
    editado August 2017
    @M Adelaide Velloso - Por gentileza, tira uma dúvida? O processo de atribuição da minha mãe está quase pronto. Após ser concluído, pretendo tirar a minha cidadania, porém minha mãe nunca se casou com meu pai. Como ficaria nesse caso? Pois não haverá transcrição de casamento entre eles...
  • @CEGV

    Que imbróglio!
    Arrisco a dizer que o seu assento é um e o da segunda esposa outro - são independentes. Você nascerá em Portugal, portanto terá que fazer a primeira transcrição + homologação do divórcio, em seguida informará o número do assento do segundo casamento já transcrito para que seja averbado no seu registro. Será que é isso mesmo?
  • @CEGV

    O seu casamento já transcrito será averbado no seu assento a pedido. Para tanto será exigido os eventos anteriores, assim penso pois, os documentos costumam "entregar" os acontecimentos. Nada melhor que ter a vida passada a limpo, tudo certinho.
  • @CEGV

    Entendo que reconhecimento de sentença promulgada em outro país não seria possível no Civil online.
  • @CEGV..Todo português casado no estrangeiro é obrigado a transcrever seu casamento em Portugal.Nesse caso ele está irregular duas vezes e não sei se seria possível ele manter o estado civil como solteiro e atribuir filhos de dois casamentos diferentes...acredito q não.
  • @AndreaGA ja te respondi in box
  • Eu consegui realizar o assentamento de nascimento de meu avô. Mesmo não sendo necessário, gostaria de dar para ele um documento oficial com foto. Então no caso teria que ser o cartão cidadão. O problema é que ele: casou, ficou viúvo, casou novamente e divorciou. No caso eu seria obrigado a averbar os dois casamentos e homologar o divórcio? Se sim, tem como fazer tudo de uma vez? É caro fazer a homologação com o advogado e da para fazer pelo consulado de SP? Muito obrigado.
  • @Kustavo se for somente para seu avô tirar somente cartão cidadão basta agendar no consulado e não precisa transcrever nem casamentos e nem divórcio.
  • Li os posts acima, mas ainda permanece uma dúvida. O meu caso é o seguinte. MInha mãe conseguiu sua cidadania recentemente. Acontece que ela foi casada com meu pai, se divorciou, casou novamente e ficou viúva. Semana passada ela obteve resposta da transcrição de casamento com o meu pai. Sendo assim, eu poderia dar entrada na minha cidadania, ou teria que esperar ela homologar o divórcio e transcrever o segundo casamento? Pergunto, pois informaram para ela no consulado de Curitiba que somente depois de finalizar o processo dela é que eu poderia dar entrada no meu pedido. Isso procede?
  • @fmandrade..sua mãe não precisa homologar o divórcio para vc poder pedir sua atribuição a não ser q vc fosse filho do segundo casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.