Apostila de Haia

O que se sabe até o momento.... extraido de http://vivamondocidadaniaitaliana.com.br/site/workshop-apostila-de-haia-sp/
==================================================================================
Principais Perguntas e Respostas:
1) Quais são os órgãos que podem emitir a Apostila?
R: Os cartórios de todos os tipos (Registro Civil, Notas, etc..) podem emitir a Apostila. A princípio o serviço será oferecido somente pelos cartórios das principais capitais, até que haja a expansão nacional do serviço nas demais serventias.
2) O cartório de um Estado pode Apostilar um documento público emitido em outro Estado do Brasil?
R: Sim, desde que o mesmo seja emitido em conformidade com as especificações que comprovem a veracidade do mesmo (reconhecimento de firmas, selos, carimbos).
3) Como devo emitir as Certidões que entram no processo de Cidadania Italiana?
R: As certidões de Registro Civil (Nascimento, Casamento e Óbito), continuarão sendo emitidas no formato Inteiro Teor, com a firma do tabelião reconhecida em cartório.
4) Certidões emitidas online (CNN, Atestado de Antecedentes Criminais) também serão apostiladas?
R: Sim, e a veracidade das mesmas pode ser consultada online pelos cartórios nos websites do governo onde foram previamente emitidas.
5) E as Traduções Juramentadas dos documentos brasileiros? Devem ser apostiladas?
R: Sim. As traduções dos documentos brasileiros deverão ser realizadas exclusivamente por tradutores juramentados inscritos na Junta Comercial, e a firma do tradutor deve ser reconhecida em cartório, para que a tradução seja apostilada.
6) A Certidão de Inteiro Teor e a Tradução Juramentada deste documento são apostilados juntos?
R: Não. Será necessário emitir uma Apostila para a Certidão Inteiro Teor, e uma Apostila para a Tradução Juramentada. A CNN – Certidão Negativa de Naturalização também contará com o apostilamento de seu ato, e o apostilamento de sua tradução.
7) Quanto irá custar a emissão da Apostila?
R: De acordo com o Art. 18 da Resolução no228 de 22/06/2016: “Os emolumentos corresponderão, para cada apostila emitida, ao custo de Procuração Sem Valor Declarado, segundo os valores vigentes em cada Estado da Federação.”
Ou seja, o valor para a emissão da Apostila irá variar de acordo com o Estado.

Consultamos alguns cartórios de São Paulo (capital), e o valor médio de uma Procuração Sem Valor Declarado é de aproximadamente R$ 98,00.
Exemplo fictício: em um processo de cidadania composto de 10 Documentos, e 10 Traduções Juramentadas, teremos um total de 20 apostilas emitidas, totalizando um valor médio de: R$ 1.960,00 à ser pago em cartório.
8) O valor da Apostila é pago por documento, ou por cada página do documento?
R: O valor da Apostila é cobrado por documento, independente se o mesmo possui mais de uma página. Ou seja, um documento composto de várias páginas é reconhecido por meio de UMA Apostila.
9) Como é emitida a Apostila?
R: A apostila é emitida em formato digital e impressa em papel especial emitido pela Casa da Moeda. Ao chegar no cartório com o documento a ser apostilado, será comprovada a veracidade do mesmo (através de reconhecimentos de firma, selos, carimbos), e o documento será digitalizado e inserido no sistema SEI Apostila. A Apostila impressa no papel de segurança será apensa/anexada ao documento brasileiro original. Após a emissão é possível consultar online o documento apostilado, atestando mais uma vez a veracidade do mesmo.
Ao lado: modelo da Apostila após emissão em papel oficial da Casa da Moeda, e pronta para ser apensa no documento brasileiro que será apresentado no exterior.
apostila copy
10) Como posso checar online o apostilamento do documento?
R: Será possível checar online em site específico a ser informado pelo CNJ, a documentação completa referente àquela apostila. Para isso será utilizado o QR Code ou o código alfanumérico que vem informado na parte inferior direita da apostila.
11) Quem pode solicitar o apostilamento de um documento?
R: De acordo com o Art. 8 da Resolução no228 de 22/06/2016 – parágrafo 2: “A apostila será emitida em meio eletrônico, mediante solicitação do signatário do documento ou de qualquer portador, atestando a autenticidade da assinatura, da função ou do cargo exercido pelo signatário do documento e, quando cabível, a autenticidade do selo ou carimbo nele aposto.”

Em resumo: Qualquer pessoa pode solicitar a emissão da apostila para um documento. Não será exigido nenhum tipo de procuração para que o documento possa ser apostilado.

============================================================================================
Lista de cartórios autorizados pelo link: http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/cartorios-autorizados
==================================
Modelo da apostila: http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2016/08/5c1fe8783a7b56ef30a0d3cfa696d536.pdf
==================================

Não sei mais nada além do que aqui está, agora fica aberto o topico para relatos futuros das experiencias de membros deste forum.

Atenciosamente,
Nilton
«13

Comentários

  • editado August 2016
    @Nilton
    a certidao do meu filho é de Aracaju-SE, se eu fizer o apostilamento la, preciso fazer o reconhecimento do sinal público no Rio de Janeiro? Ou o apostilamento elimina essa parte?
    grata
  • Para Tondela será aceito as certidões legalizadas em consulado e por Haia.
    Até o dia que a conservadora receber nota de atualização. O que não se tem previsão.
  • O Consulado português no Rio de Janeiro, já não está a fazer as legalizações de documentos.

    De modo que, somente resta para nós que a Convenção de Haia entre em vigor de fato e não apenas de direito, com os cartórios preparados e aptos a fazer o apostilamento. Assim espero.
  • Recomendo o cartório da praça Saens Pena no RJ para Haia. Devido o tabelião ser uma pessoa flexível no ponto de tratamento amigável com as pessoas.
    Não sei se eles já estão fazendo. O jeito é ligar.
  • Ou seja, foi pior a criação dessa apostila? Porque está mais caro do que era para legalizar no Consulado.
    Eu tinha enviado todo o processo até que mudaram exigindo cópia reprográfica e cópia do RG autenticados e legalizados. Só chegaram hoje os documentos e quando fui no Consulado fui informada de que eles não fazem mais e que não saberiam informar mais nada.
    Liguei no Cartório e me disseram que não estão preparados e estão esperando a Casa da Moeda repassar o papel que vão usar, ou algo assim. Ou seja, vai atrasar muito mais e está bem mais caro do que era antes, ou entendi errado?
  • Florianópolis a apostila custa em torno de R$ 30.
  • Liguei ontem para um cartório próximo a Berrini em SP, e fiquei pasmo: R$97 por atribuição, além de um prazo de 2 a 3 dias para fazer a apostilha.

    Ou seja, sim, ficou mais caro que no consulado.
  • Se estão fazendo em 3 dias PAGUEM, pois tem lugar que a magia já chegou. A quantidade de papel moeda é limitadíssima.
  • Nilton,

    A que lugar se refere especificamente?
  • A cópia do RG/Passaporte precisará ser apostilhada também? Estou prevendo problemas em solicitar isso.
  • Solicitei hoje a apostilha para a certidão de nascimento e copia autenticada do CNH.
    O cartório falou que eles tem uma pilha enorme de apostilhas para entregar pois é um dos poucos que tem papel disponivel. Estão recebendo pedidos de diversas cidade, e inclusive de outros estados.
    Pediram um prazo de 4 dias para entregar.

    Para quem não conseguir em outros, podem tentar:
    Registro Civil das Pessoas Naturais do 30º Subdistrito da Capital - Ibirapuera
    Av. Padre Antônio José dos Santos, 1572 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04563-004
  • @Emerson Gomes,

    CNH não é aceito como documento de identidade.
    Deve enviar cópia autenticada do RG, apostilhada.
  • editado August 2016
    Acredito que cópia certificada Ainda pode ser feita pelo consulado português.

    O documento deve conter a filiação.
    Passaporte válido ou RG
  • @Evillasio: R$97 por documento. Um absurdo.

    @Marcia: Tem certeza? Vi alguns relatos de que pessoas que conseguiram com o CNH. Meu passaporte infelizmente não possui a filiação, então acredito que não sirva. Meu RG foi roubado um tempo atrás e ainda não fui fazer outro.Será que vou ter que fazer de novo?
  • @Emerson Gomes,

    acho melhor vc não arriscar, e fazer outro RG.
    Depois de pagar por certidões, envio (SEDEX ou DHL), vale postal, apostilhamentos, etc, etc, já pensou se seu processo cai em exigência porque não enviou a cópia autenticada e apostilhada do RG?

    Eles não aceitam CNH, da mesma forma que não aceitam carteira de ordens (CREA, CRM, OAB, etc, etc)
  • Reportagem da Globo sobre Dupla Cidadania e Apostila de Haia:

    https://globoplay.globo.com/v/5254105/
  • Vou pesquisar preço, o Cartório postal me cobrou R$327 para apostilar 3 certidões.
  • O preço é fixo pra cada estado. Não tem muita escolha.
  • melxaviermelxavier Member
    editado August 2016
    Terminei o apostilamento em Porto Alegre. Só há um cartório realizando no momento e a fila é enorme!! As duas vezes que estive lá, não parava de entrar gente pedindo informações (muitas vezes nem fizeram nada no consulado e já foram lá pro tal apostilamento). Estão trabalhando apenas com agendamento e previsão é pra só daqui 15 dias atualmente... Mesmo assim, lá estão sendo muito atenciosos e prestativos. Esclarecem todas dúvidas e indicam as soluções, muitas das que vi mais relacionadas a cidadania do que propriamente sobre o apostilamento. Mas é um diferencial no atendimento com certeza.

    Retirei hoje o apostilamento da certidao cópia reprográfica + RG.

    Eu fiz tudo no cartório: copias autenticadas do RG + autenticar 2 assinaturas na certidão.
    Custo total dos dois docs com apostilamento: R$102,77. Em torno de R$45 pra cada apostilamento + valor das copias autenticadas... É apenas um apostilamento por documento.

    Para matar a curiosidade, tirei umas fotos correndo pra postar aqui dos dois docs apostilados pra ter uma ideia de como fica (ficou baixa qualidade mas dá pra entender e matar a curiosidade). O apostilamento é grande mas o sistema do adesivo é ótimo. Não tapa as informações, é uma tira só colada em alguma parte do doc a critério do cartório (tira vertical ou horizontal), e o resto fica móvel no doc. O cartório ainda colocou 2 carimbadas por cima pequenas (juntando a certidao e apostila na carimbada)...
    Segue link para fotos - https://www.dropbox.com/sh/0jrvt1mokxqqsub/AAAt863rQ5vcjPGyELsF12DTa?dl=0

    RG apostilamento ficou na folha de trás.
    Certidão ficou por cima da reprográfica, no verso.

    Outra coisa: cuidar o que diz no apostilamento - tem uma parte do selo que indica o doc apostilado:
    Certidão de nascimento - Fulano de tal
    Documento de identidade - Fulano de tal.

    No meu caso, houve um erro de grafia no meu nome nesse apostilamento. O que percebi na retirada do doc. Devolvi e refizeram o apostilamento. Fica o cuidado de revisar isso.... imagina se vai pra lá assim :O
  • Olá Melxavier. Vi em suas fotos que consta no documento da apostila um carimbo. Fiz o apostilamento ontem em um cartório do RJ e peguei hoje o documento, mas não tem carimbo ou selo. Estranho..
  • Retirei hoje meu apostilhamento. Atrasou, levou uma semana sendo que havia sido prometido em 3 dias. Mas tudo bem. Falaram do cartório que já não tem mais papel moeda e tem muitos pedidos pendentes. Enquanto aguardava a retirada vi um casal que está pulando de cartório em cartório procurando algum que ainda esteja fazendo.
    Parece que havera uma reunião de emergencia em Brasilia amanhã para definir algum processo de contingencia. A previsão da Casa da Moeda é conseguir prover mais papel somente em Dezembro.
  • @Manfar, aqui no RJ, fiz hoje dois apostilamentos: Meu Nascimento e CNH. paguei, R$ 46,06 por cada apostilamento.
  • Galera do RJ:
    O Cartório do Recreio ( 4º ), está fazendo apostilamento. Custa cerca de R$46,06, e fazem entre 8h e 16h. Demora um pouquinho, mas nada que ninguem aguente. rs

    Cartório do 4º Ofício de Notas:
    Endereço: Av. das Américas, 16401 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ, 22631-000
    Telefone: (21) 3434-9400
  • @Michel Figueiredo
    Se for usar CNH pra algum processo em Portugal, acho bom trocar pelo RG.
  • @Michel Figueiredo,

    CNH não é aceito para processos de cidadania, como bem disse o @Marcelo Paiva.
  • Pessoal, outra novidade, aff! Levei a reprográfica hoje para apostilhar, e não conseguiram concluir, dizendo que o Selo Eletrônico ainda não havia sido validado. Pediu para que eu verificasse através do site e voltasse para concluir. O Oficial me chamou lá dentro e foi muito educado, explicando-me que podia ser pelo fato deles terem emitido dia 29/08 e não ter passado nem 24 horas ainda. Disse que eu poderia voltar sem agendar novamente.
    Então se conseguir marcar assim que pegarem a reprográfica, melhor verificar o Selo antes
  • Queridos Ninjas desse forum excepcional.

    Para quem estiver com dificuldades de fazer apostilhamento em São Paulo (vários cartórios dizem que não têm o papel), consegui no Cartório da Avenida Santo Amaro, lá perto do Borba Gato. O número é seis mil seiscentos e qualquer coisa, não me lembro exatamente. Pedem ridículos 5 dias úteis de prazo e cada apostila custa o absurdo de 98 reais. Mas pelo menos estão fazendo...
  • No RJ o 6 oficio(Catete) por enquanto está fazendo apostilamento no mesmo dia. Apostilaram meus documentos em 20 min de espera.
  • Boa tarde..Alguém pode me dizer qual cartório no RJ está tendo o selo para apostilar os documentos?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2016
    @Kelly,veja na página anterior a informação da @Marcelly Oliveira
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.