Busca de certidão de nascimento - Ilha da Madeira

Alyne FajardoAlyne Fajardo Member
editado January 2016 em Outros assuntos
Estou tentando (sem sucesso) procurar a certidão de nascimento do meu bisavô português para dar entrada no processo de atribuição para o meu avô. Não sabemos quando ele veio ao Brasil.
Nome: José Passos Correa
Filiação: Manoel Correa e Adelayde Correa
Data de nascimento: 17/03/1902
Local: Funchal, Ilha da Madeira
Alguém tem alguma dica para procurar as certidões? Tentei procurar pelo arquivo distrital da Ilha da Madeira, mas não encontrei nada. Como posso acessar o portal do cidadão?
«1345

Comentários

  • Alyne,
    Apenas a data de nascimento não bate http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?id=83485
    Você acha que pode ser seu bisavô?
    O livro não está online, você pode solicitar pesquisa para a freguesia de São Gonçalo em Funchal - Ilha da Madeira.
  • Mariza,
    Eu peguei essa data de nascimento da certidão de casamento dele. Ele se casou no Brasil.
    Também temos a certidão de óbito, porém não tem a data de nascimento lá. Segundo a certidão de óbito ele morreu em 1960 com 61 anos, fazendo as contas dá 1899. Nesse link que você passou tá como 1897. Como ele morreu no Brasil, vamos desarquivar o processo de inventário para ver se tem mais algum documento ou informação sobre ele. Pode ser que seja ele, mas no momento eu não tenho como confirmar.
    Obrigada pela ajuda
  • Alyne,

    entendo que esse é seu bisavô.
  • Alyne.

    Você não imagina o quanto erravam nessas datas de nascimento ao chegarem aqui.
  • Solicitei uma pesquisa na freguesia para ver se encontro alguma coisa.

    Muito obrigada pela ajuda!
  • Olá estou tentando encontrar a certidam de nascimento da minha avó na ilha da madeira, mas não estou conseguindo, onde eu procuro? O nome dema é Maria Manoela da Silva Rodrigues o pai e jose Rodrigues e a mãe é maria da Silva ela dis ser de san matin ilha da madeira funchal registrada dia 17/09/19940
    Obrigada
  • Camila,

    Se a freguesia for São Martinho e o ano de nascimento 1940, envie pedido do registro para a Conservatória de Funchal: crc.funchal@dgrn.mj.pt
  • BOA TARDE. ESTOU NECESSITANDO ENCONTRAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU OS DADOS DA CERTIDÃO DA SEGUINTE PESSOA:

    CISELTINA RODRIGUES BAPTISTA,
    Nascida em 05/01/1934
    filha de MARIA ISABEL RODRIGUES FIGUEIRA e LUIZ RODRIGUES FIGUEIRA
    NASCIMENTO: FUNCHAL
    FREGUESIA : SÃO MARTINHO
    Necessito do numero do assento.
    Obrigado.
  • Nilópolis,

    Envie pedido da certidão para a Conservatória de Funchal: crc.funchal@dgrn.mj.pt - Para pesquisas online somente até 1911.
  • Olá meu nome é matheus do prado lourenço,

    Queria a certidão de nascimento do meu bisavô para entrar com a cidadania portuguesa mas oque eu só sei é que ele nasceu na ilha da madeira
    Nome: José augusto lourenço
    Filiação: porfilio lourenço
    Herminia de jesus.

    Só isto que sei alguem pode me ajudar ?

    Desde já agradeço.
  • Matheus,

    Tem alguma data? Veio sozinho?Onde se fixou?
  • Preciso localizar o assento de nascimento de minha avó. Não tenho a freguesia.Se alguém puder ajudar agradeço.
    Ronaldo

    Nome: Maria Marques Ferreira de Abreu
    Filiação: João Marques Ferreira e Carolina Augusta Ferreira
    Local de nascimento: Funchal 11/10/1913

  • Bom dia.
    Gostaria de saber como encontrar a certidão de nascimento de minha avó, para dar entrada no processo de nacionalização.
    Tenho em mãos, um documento do Consulado Geral de Portugal de 14 de junho de 1932, com todos os dados reconhecidos e provando sua identidade. Só que a grafia e alguns detalhes mudaram no Brasil.
    Eugênia Bazílio Câmara. Nascida em 01 de janeiro de 1912( mas, minha avó era analfabeta e dizia fazer aniversário em 17 de janeiro... algum documento ela deve ter mostrado, senão não emitiriam um Certificado de Inscrição oficial e reconhecendo a identidade dela...), filha de José João Bazílio Câmara e Maria Joaquina Bazílio Câmara, freguesia de Machico, Funchal, Ilha da Madeira. Chegou ao Brasil em 9 de março de 1926. Este documento que tenho, provavelmente foi tirado por meu avô, que casou com ela menor e colocou o sobrenome Rosalvos(No documento consta Rozalvos, assim como Bazílio, mas a grafia que conheci a vida inteira era Basílio e Rosalvos, na época o som de "z" se escrevia com z mesmo...). Enfim... o nome da certidão de óbito consta como Eugênia Basílio Câmara(nome de solteira), viúva de José Duarte Rosalvos. Sendo que ele abandonou o lar e contraiu matrimônio com outra, e ela mudou o nome para o de solteira. Assim, o documento do Consulado consta que era casada, com sobrenome Eugênia Bazílio Câmara Rozalvos.
    Aconselha-me ir à Embaixada de Portugal, em Brasília, esclarecer essa dúvida ou pedir busca da certidão com a grafia original em Funchal, na freguesia de Machico?
    Obs.: tem um nº de registro do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro no documento. E uma data de prova de identidade, anterior a sua chegada, de Funchal, em 15/02/1926.

    Um pouco confuso.... coisas da época! Alguém me dá uma luz no fim desse túnel?


  • Andre Luiz,

    Se você enviar o processo diretamente para uma Conservatória em Portugal não terá que se preocupar com as divergências da certidão de óbito. O Consulado exigirá retificações e transcrições de todos os eventos.

    Peça o registro de sua avó à Conservatória de Machico indicando a freguesia homônima: registos.machico@irn.mj.pt

    Quando você estiver de posse do registro de nascimento de Eugência + certidão de inteiro teor de casamento + certidão de inteiro teor de nascimento do filho/filha brasileiro/a + certidão de casamento IT dos seus pais+ a sua certidão de nascimento de inteiro poderá analisar os nomes mais facilmente. Dependendo das divergências poderão ser aceitas.

    1) Você precisará transcrever o casamento de sua avó.
    2) É o seu pai ou a sua mãe que descende da portuguesa?

    Casamento dos pais de Eugênia: http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?id=401296

    Irmãos de Eugênia:

    José João Basílio Maria Joaquina Ricardo Machico 09-04-1893
    José João Basílio da Câmara Maria Joaquina Maria Machico 07-10-1894
    José João Basílio Maria Joaquina José Machico 27-12-1896
    José João Basílio da Câmara Maria Joaquina Hermínia Machico 12-05-1901
    José João Basílio da Câmara Maria Joaquina Nazaré Machico 27-12-1903
    José João Basílio Câmara Maria Joaquina Fernanda Machico 11-10-1906
    José João Basílio da Câmara Maria Joaquina Martiniana Machico 15-02-1909
  • Preciso localizar o assento de nascimento de meu bisavo. Porem ,não tenho informações referente a freguesia.

    Nome: ANTONIO LOPES DA SILVA
    Filiação: JOAO LOPES DA SILVA e ANTONIA DE JESUS
    Local de nascimento: Ilha da Madeira, em 1894.

    Se puderem me ajudar ficarei grata.
    Att
  • Andreza

    http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?id=199007
    a freguesia Ribeira da Janela pertence ao Concelho do Porto Moniz - envie e-mail com os dados do link acima e solicite a certidão: registos.pmoniz@irn.mj.pt


    Veja o registro de passaporte da família:

    Requerentes João Lopes da Silva
    Cônjuge Antónia Maria de Jesus
    Destino São Paulo-BRA
    Ano 1892
    Mês 9
    Caixa 98
    Num Processo 50
    Num Passaporte 664
    Data Baptismo None
    Pai Requerente Incógnito
    Mãe Requerente Maria Justina da Conceição
    Pai Cônjuge Inácio Pereira
    Mãe Cônjuge Antónia de Jesus
    Filhos Manuel (9 anos), João (7 anos), Maria (3 anos) e António (2 meses)
    Obs None
  • Boa tarde,

    Sabem me informar se a Conservatória de Funchal demora muito para responder à uma solicitação?
    Enviei um email com os dados de meu avô há três semanas e ainda não obtive respostas.
    Será que esses dados são suficientes para conseguir seu assento?

    Nome: José Correia
    Data do Nascimento: 08/12/1926
    Nome do Pai: Manuel Correia
    Nome da Mãe: Carlota da Conceição
    Natural de São Martinho
    Estado Civil: Casado
    Nome da Esposa: Maria Margarida Pinto
    Desembarcou em Santos (São Paulo - Brasil) pelo navio Castel Verde em 12/02/1954, passaporte 5315 expedido em Funchal em 11/12/1953 visto 140 concedido em Funchal em 1954/ AT.
    Emigrou junto da esposa, sem filhos na época.

    E o registro do casamento pode ser encontrado aqui:
    http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?id=573136

    Att.,
  • Boa noite, senhores.
    Estou procurando a certidão de nascimento de minha avó, Maria Vieira da Costa, nascida no ano de 1898 ou 1899, em Funchal - Ilha da Madeira. Ela é filha de Manoel Vieira (de) Aguiar e (Maria) Rosa Vieira de Aguiar. Existe informações conflitantes entre os nomes de minha bisavó, por isso os parênteses. Obrigado.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2016
    Mauricio,

    Será que a data que você possui está correta? Duas filhas Maria - freguesia de Madalena do Mar - Concelho Ponta do Sol - Ilha da Madeira

    Manuel Vieira de Aguiar Maria Rosa Maria Madalena do Mar 27-04-1879 4035-A 6 v.º-7
    Manuel Vieira de Aguiar Maria Vieira Maria Madalena do Mar 15-04-1883 4039-A 8-8 v.º
    Manuel Vieira de Aguiar Maria Rosa Francisco Madalena do Mar 20-07-1892 4048-A 7 v.º
    Manuel Vieira de Aguiar Maria Rosa Alfredo Madalena do Mar 12-08-1900 7340 17

  • A informação do ano veio da certidão de óbito de minha avó, que faleceu em 07 de outubro de 1955, aos 57 anos.
  • Uma outra informação sobre a data de nascimento é referente ao registro de meu pai. Consta que ela tinha 30 anos em 1932.

  • Existem vários Manuel Vieira de Aguiar.
    Esse casamento é único que tem cônjuge Rosa:
    http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?id=440541 -
    Você confirma os nomes dos irmãos?
  • Vou procurar essas informações com meu pai, mas de qualquer maneira, obrigado pela ajuda.
    Também procuro a certidão de meu aVô, Antonio Pereira de Mattos, filho de José Pereira de Mattos e Maria Rosalina de Jesus. Não sei o ano de seu nascimento, mas acredito que tenha nascido entre os anos de 1850 e 1890, em Viseu. Você teria como me ajudar, Mariza Guerra?
  • Mauricio,

    Em relação a família da Ilha da Madeira seria bom descobrir o ano da emigração.
    É preciso mais dados para a pesquisa da família de Viseu: Antonio emigrou sozinho? Quando? Onde se fixou? A data de nascimento não ajuda, são quarenta anos de intervalo.
  • Entendo...
    estou buscando essas informações junto ao meu pai, que hoje tem 84 anos. Ele não tem muitas informações documentais, só a cópia do óbito de minha avó. Também fala que não conversava muito com meu avô, não havia muito diálogo entre eles... Vou procurar mais informações e volto a postar. Muito Obrigado!!!
  • editado November 2016
    Consegui outras informações sobre meu avô paterno:
    Antonio Pereira de Mattos, filho de José Pereira de Mattos e Maria Rosalina de Jesus,
    nascido nos anos de 1885 ou 1886 (faleceu em 1948, aos 63 anos)
    Supostamente nascido em Vizeu.
  • Olá, tenho buscado informações sobre meu avô mas como meu único tio vivo jogou fora todos os documentos dele e não sabe dizer a data de nascimento dele, está difícil conseguir encontrar a certidão de nascimento e/ou batismo. Bem o que eu consegui até agora foram as informações da chegada dele no Brasil. Ele veio no Vapor Cintra, Saído de São MIguel em maio de 1895. No documento do navio consta que ele tinha 6 anos na época e veio com os pais, 2 irmãos e a avó. O nome do meu avô é Manoel da Rocha Lima, filho de José da Rocha Lima e Jacintha de Jesus Paiva, seus 2 irmãos que vieram junto eram Augusto e José. Segundo meu tio, meu avô nasceu na Ilha da Madeira, mas no documento do navio diz que seu último domicilio B.Grande, e o número do passaporte da família era 582. É só o que tenho, será que alguém consegue me ajudar a obter as certidões dele. Obrigada.
  • Por favor se alguem puder me esclarecer essas duvidas eu agradeço..
    1° Eu sou bisneta de portugueses e o meu avô filho de portugues ja é falecido,eu posso pedir a cidadânia portuguesa?
    2° Eu encontrei a certidão de casamento dos meus bisavós,eles se casaram no bairro do Braz SP no ano de 1907 e consta que eles são nascidos na Ilha da Madeira Portugal,considerando a idade deles na certidao de casamento ele com 35 anos e ela com 18,eu suponho q a data de nascimento deles sejam 1872 e 1889, como eu faço para encontrar a certidão de nascimento deles e dar andamento nisso.
  • Boa tarde pessoal.

    Apenas para avisar, consegui resposta da Conservatória de Funchal, porém não pelo email disponibilizado pelo site que, que se não me engano, é indicado pelo fórum. Esse: http://conservatorias.com/conservatorias-do-registo-civil-na-madeira
    Ele está desatualizado.

    O email atual da conservatória de funchal é: civil.funchal@irn.mj.pt
    E das demais conservatórias pode ser encontrado aqui:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos4052/

    Me responderam no mesmo dia!

    Abraços
  • editado December 2016
    Prezados,

    Boa noite.
    Alguém poderia, por gentileza, me informar onde posso localizar a certidão de nascimento dos meus bisavós?

    nome: Manoel Baptista da Silva
    Ano de nascimento: 1.881
    Pai: Manoel Baptista da Silva
    Mãe: Juliana da Silva
    Natural da Ilha da Madeira / Portugal

    E

    Nome: Luisa do Livramento
    Ano de nascimento: 1.886
    Pai: Francisco dos Santos
    Mãe: Maria de Jesus
    Natural da Ilha da Madeira / Portugal

    Obrigada!
    Att,
    Isabela Rodrigues
    [APAGADO]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.