Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1121315171843

Comentários

  • @wsteles
    Sobrou 12,33 euros na cotação erada, na cotação correta sobrou 3,36 euros. Pode ser considerado uma margem de erro. Ele não terá problemas.
  • editado November 2017
    @Jborges..existe duas cotações que o Correio usa: uma é o Euro Normal e outro o Euro exportação( esse não pode ser usado).Talvez tenha que mandar um outro vale com o complemento do valor.

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • @Vlad Pen

    Terei que enviar outro vale com o complemento mesmo tendo já enviado um vale com valor em reais que, pelo câmbio mais alto do Euro do dia que enviei, corresponde a um pouco mais que 178 Euros?
    O que importa não é que o IR consiga receber os 175 Euros no mínimo?
  • @Jborges, exatamente isso..eles tem que receber os 175 euros.Se na conversão que o Correio fez, deu um valor menor a receber, terá que fazer o complemento , caso contrário , não terá problema.
  • @JBorges, @Vlad Pen

    O valor da remessa foi de R$710
    Na cotação de Euro exportação ficou 187,33 (Cotação R$: 3,7902)
    O problema ocorre quando se chega nos correios e fala que vai enviar 175 euros e é calculado pelo exportação o que daria aproximadamente R$663 nesse caso. Foram enviados R$710, não vai dar diferença a menos quando sacado o vale.
    Pela cotação do site dos correios de hoje o valor enviado equivale a mais de 179 euros (maior cotação)
  • Oi pessoal! Que confusão de vale postal... valor maior, valor menor, agencia q não faz, outra q faz, não pode pessoa juridica mas se disser q IRN é o nome da pessoa fisica pode....rsrs... Ja não confio na entrega EMS Correios, tanto q pretendo enviar meus docs pela DHL.
    Agora então?! Essa novela da taxa!!
    Existe outra maneira para paga-la?
  • Então, @Vlad Pen, e desculpe-me pela insistência, se eu mandei um vale EM REAIS no valor de 710 que no dia de ontem correspondia a 187,33 EUROS pela cotação do Euro Exportação e a 178,39 Euros pela cotação do valor maior do Euro (Euro normal como disseste), entendo que não haverá necessidade de vale complementar, a não ser que no dia do saque do vale o Euro de maior valor esteja em valor tal que, ao se fazer a conversão, resulte abaixo de 175 Euros.
    Por favor peço que vc ou algum outro colega me corrija caso eu esteja equivocado.
  • Complementando: parece q aceitam cartão de credito; li em algum lugar; é tanta informação q não me lembro onde. Estou no inicio da minha jornada e pesquisa.
    Enfim, se alguem tiver a informação recente, agradeço!
  • @JBorges é exatamente isso que você falou. O problema é que aqui no Brasil tem essa mania de ficarem criando cotações diferentes pra mesma moeda daí essas confusões.
  • @MaraB pagamento por cartão de crédito terá que enviar pra CRC Lisboa, o local mais demorado pra conclusão do processo, expectativa de mais de 1 ano pra conclusão.
  • JBorgesJBorges Member
    editado November 2017
    Pois é, @Daniel Henriques, tenho o.mesmo entendimento que vc. O que importa para o IR é que o valor a ser sacado seja de, no mínimo, 175 Euros.
    Mas, enfim, se eles pedirem complemento, farei e servirá para que eu fique mais atento. Mas tb se não pedirem, esse caso servirá para demonstrar que o nosso entendimento faz sentido. O importante é que, em qualquer das duas situações, será útil para os demais colegas, pois servirá de aprendizagem.
    Só resta aguardar.
    Obrigado pelá ajuda!
  • AlexandralothAlexandraloth Member
    editado November 2017
    Olha correios é difícil ninguém sabe de nada, hoje fui no correio da heitor brandão, bem na entrada fica uma senhora dando informações eu perguntei faz vale postal para Portugal, ela disse sim, fiquei feliz, peguei senha chegou minha vez a atendente simplesmente falou que não faz, eu disse que uma amiga fez 1 mês atras e ela falou que mudou e eu retruquei em 1 mês mudou???? ela sim. ela insistiu no pessoa jurídica não faz, Falei da finalidade manutenção de residente e nada. como estava por perto fui no correio do shopping 45 e lá a atendente falou que não faz mas que no correio da heitor brandao faz!!!!! pode???!!!!!!! Correios serviço de primeira! afe.
  • felipefelipe Member
    editado November 2017
    Lembrando que o vale possui 2 campos de valores, o que você paga (que inclui taxas e impostos) e o que é enviado a Portugal. Se o valor enviado der os 175 euros ok (pela cotação mais alta do site dos correios). O nome dos campos no vale postal são:
    "VALOR DA REMESSA": é o que IRN.IP irá receber, deve equivaler aos valor igual a (175 euros X cotação)
    "VALOR TOTAL A PAGAR": é o Valor da Remessa + Tarifas/Serviços
    (usei como exemplo o valor de 175 euros, mas esse valor varia conforme o tipo de processo, atenção!)
  • Pessoal,
    Vamos tranquilizar o @wsteles. Você não vai precisar fazer outro vale. O vale é para ser feito na modalidade
    de Euro Vale Postal Internacional, que na cotação de agora no sistema dos correios está em 3,9596. Ele deveria mandar 175 euros, que daria R$692,93. Ele mandou R$710,00, portanto está sobrando uns trocados.
    Entrei no sistema do vale agora e refiz a operação para confirmar o valor e passar para vocês
    Quanto a recusa de agencias de não receber vales postal para pessoa jurídica, eu já expliquei isso na página 14.
    Não existe no sistema dos correios a modalidade de envio para pessoa jurídica, só para pessoa física. Portanto o motivo do vale sempre é Manutenção de residentes e diga sempre que é para uma pessoa física. Desta forma você terão mais facilidade para enviar os vales.
    Qualquer dúvida referente a vales estou a disposição.


  • Desculpas @wsteles, troquei. Mas foi tanta gente falando que perdi o rumo. hihihihi
    Queria deixar o @JBorges tranquilo.
  • editado November 2017
    Olá...

    Na página 14 tem duas postagens...Uma do dia 22/10 e outra do dia 24/10...(Entre outras)...com explicação detalhada sobre como emitir o Vale Postal de maneira que saia impresso no comprovante o valor da remessa em Euro...

    Se fizerem dessa forma...A chance de cometer erros será mínima...!!!

    Faça o cálculo do valor em Reais correspondente ao emolumento a ser pago consultando a cotação na página dos correios antes de sair de casa...A cotação dos Correios NÃO MUDA ao longo do dia...

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/





  • Rsrsrsrs,

    Ok, @Mtrin e @wsteles. Valeu pelas observações.

    Entendo, @felipe. Como escrevi na página 15, o vale que mandei ficou assim:

    Remessa EUE: 187,33
    Cotação R$: 3,7902
    Valor da Remessa R$: 710,00
    Tarifas/Serviços:R$: 45,65
    Valor Efetivo Total (VET): 4,03
    Valor Total a Pagar R$: 755,65

    O detalhe é que, ao chegar no guichê dos Correios, não pedi ao atendente para fazer um vale-postal internacional no valor de 175 Euros. Eu disse apenas que queria fazer um vale internacional para Portugal e, no momento de informar o valor, disse que seria de R$ 710,00. Isso porque, desconhecendo que havia essa questão de cotação para vale internacional, eu já chequei nos Correios com a intenção de enviar esse valor, que eu mesmo calculei com base na cotação do euro turismo (mais alta do que o comercial), e que correspondia, em Euros, a mais que 175.
    Por isso eu disse aqui no fórum que no final o vale foi emitido com o valor em Reais e correspondeu, na cotação utilizada pelos Correios em 08/11, a 187,33 Euros pelo Euro Exportação e a 178,39 Euros pelo Euro de maior valor.

    MAS ATENÇÃO: aos colegas que ainda vão fazer vales-postais: NÃO FAÇAM como eu. Procurem fazer como @Nilton Hessel orientou (página 14). Fiz como fiz porque não pesquisei o suficiente aqui no Fórum.

    Torcer agora para que no dia do saque do vale o valor que mandei resulte no mínimo em 175 Euros.

    @Alexandraloth

    Acho que essa dificuldade toda que alguns encontram para fazer o vale-postal tem muito a ver com cada atendente, viu? Sou de Recife e fui na agência central dos Correios daqui. O funcionário que me atendeu não sabia absolutamente nada de Vale-Postal Internacional e chamou um colega que já tinha alguma experiência e este o ensinou (mais ou menos) como fazer. Pelo menos no meu caso não se negaram a fazer. Acho que às vezes tem havido um misto de falta de conhecimento e má vontade...
  • @Priscila78
    Em casa, antes de ir aos Correios, entre na página deles
    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
    e veja a cotação do dia pro Euro (maior) [despreze a do Euro exportação, menor]. Multiplique por €18 e vai ter o valor em reais da remessa a ser mandada. Confira isto com o atendente na hora. Diga que a finalidade do Vale é MANUTENÇÃO DE RESIDENTE. Leve endereço completo, telefone e e-mail do Distrito pra dar ao atendente pra preencher o vale postal.
    CERTIFIQUE-SE COM O DISTRITO QUAL O NOME DE BENEFICIÁRIO A SER COLOCADO NO VALE (pode ser diferente do para o envio da documentação). Leve grana (comigo a máquina de cartão deles não funcionou).
    Leve um envelope branco ou pardo já preenchido com remetente e endereçado, com cep e tudo o mais. Dentro do envelope ponha uma cópia do e-mail deles e o original do vale postal (antes fotografe/escaneie com o seu celular). Despache o envelope com código de rastreamento (documento prioritário é o mais barato).
    Depois mande um e-mail pro Distrito avisando, anexando a foto do vale.
    Rastreie no Brasil:
    http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/
    Rastrei em Portugal:
    https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?lang=def
  • @JBboges, ela perguntou a colega do lado e respondeu mesma coisa. :(
  • Quando fiz o vale postal, a funcionária perguntou se era para o consulado, e eu disse que não.
    Depois ela perguntou se era para pessoa jurídica, e eu disse que não, que eu nem tinha o CNPJ.
    Eu pedi para usar o Euro com a cotação maior, e ela acabou utilizando a cotação menor, por desconhecimento dela e meu. Aí tirei dúvida com o pessoal aqui do fórum e vi que tinha feito besteira. Voltei outro dia e fiz um outro vale postal, para complementar o primeiro. Enviei os 2 vales postais e um descritivo explicando o ocorrido. Ainda não procurei saber, pois chegou lá no final de outubro.
  • @sidneioliveira
    Já tinha lido alguma coisa do teu caso. O valor da tua Remessa, que foi em Reais, ficou, ao converter para euros, 8,30 euros a menos do que os 175 Euros que teria dado se o atendente tivesse calculado pela cotação mais alta, não foi isso? Fizeste bem em complementar e já mandar os dois vales.
    Já no meu caso, mesmo tendo sido utilizado o Euro Exportação, o valor da Remessa em Reais, ao ser convertido em Euros, corresponde a mais do que 175 Euros, ainda que tivesse sido utilizada a cotação maior. Então em princípio não tem o que complementar. Vou ter que esperar eles receberem lá (até pq já mandei toda a documentação, inclusive cópia do vale) o valor do vale para saber se vou precisar mandar complemento.
    Valeu pelo comentário!!
  • @JBorges o quê você citou foi exatamente o meu caso. Você anda lendo bastante.
    Quanto ao teu caso, é o quê outros escreveram, você não terá problemas, já que enviou um valor maior, pois a maioria das pessoas enviam 175 Euros "redondos" e não tem problema.
  • Olá @wsteles e @Daniel Henriques !
    wsteles, dias atrás nos falamos na discussão "Atribuição de Nacionalidade para Netos - Decreto-lei 71/2017 (Nova)"!
    Bom, respondendo aos dois, meu processo será atribuição p filho e neto, primeiro minha mãe, (filha); qd sair a dela terei q transcrever o casamento dos meus pais pq ele é o declarante na minha certidão de nascimento e o mesmo não é filho de portugues; e depois, se der tudo certo, eu espero...rs...entrarei com meu pedido ( neta).
    Convolação?? O q é isso? rsrs
    E qto ao pagto com cartão só p Lisboa, a demora não compensa.... principalmente no meu caso q serão 3 "fases".... tendo q aguardar a conclusão de uma para dar sequencia na outra.......então, não terei como fugir do vale postal...rsrs
    Sendo assim, qual o melhor local p dar entrada q não seja tão demorado qto Lisboa?
    Obrigada wsteles e Daniel !
  • @MaraB pra transcrição de casamento Ponta Delgada (está levando cerca de 30 dias), para atribuição se tiver como fugir da transcrição de casamento ACP Porto (levando de 4 a 5 meses), senão Tondela que parece ser menos exigente com pequenas divergências (levando 5 a 6 meses)
    Convoloção é basicamente um processo para netos que fizeram o processo pela lei antiga (não era retroativo ao nascimento) passar a ter reconhecida a nacionalidade retroativa ao nascimento. A maior diferença é que o neto pela lei antiga não podia passar a nacionalidade para filhos já nascidos. Não sei te dizer se tem mais alguma diferença significativa.
    Não faça o processo por Lisboa apenas por causa do pagamento, provavelmente o tempo que levará o processo de sua mãe por Lisboa o seu já estaria perto da conclusão fazendo por outras conservatórias.
  • Obrigada @Daniel Henriques :)
    Mas como posso fugir da transcrição do casamento dos meus pais? Se minha mãe q é a filha do portugues, não foi declarante na minha certidão nascimento, não vejo como.

  • @MaraB no seu caso sei que não tem como, é o mesmo caso que o meu, estou esperando chegar a ultima certidão que falta pra transcrever o casamento de minha mãe e depois dar entrada na minha atribuição...
    Era a atribuição de sua mãe que me referia se desse pra evitar a transcrição. Desculpe, não lembro de ter ligo sua história pra atribuição então fui genérico na resposta dando todas opções.
  • Ah sim @Daniel Henriques...entendi! Me confundi na leitura da sua primeira resposta...rs
    Ainda não senti necessidade de comentar detalhadamente ou iniciar uma discussão sobre minha atribuição; sou nova aqui, as duvidas vão surgindo a medida q pesquiso; por enquanto esta fluindo...rs
    Li em algum lugar do forum q no ACP ou VNGaia não exigem transcriçao de casamento se o declarante na certidão de nascimento for portugues.
    Então, no caso da minha mãe, dá p fugir, não dá?! o pai dela foi o declarante. :)
  • editado November 2017
    @MaraB isso mesmo, da sim. Sugiro ACP que esta com tempo médio de 4 ou 5 meses. Alguém esteve lá esses dias e falam que estão com expectativa de diminuir pra 3 meses o tempo médio em breve. VNGaia esta com muitos processos, esta levando uns 6 meses.
  • Obrigada @Daniel Henriques e @wsteles !!

    Estou muito feliz e satisfeita por encontrar este fórum e nele pessoas serias e dedicadas em ajudar sem levar vantagem ou lucro.
    Com as informações obtidas escapei de contratar despachante ou advogado.
    Mas para quem não quer abrir não desses profissionais, cuidado, peçam referencias, pesquisem pq existem os que não trabalham sério e acabam por lesar seus clientes.
    Tenho um amigo q buscou informações num grupo do facebook direcionado a cidadania e o responsável pediu q enviasse copia reprográfica da certidão nascimento dele e de seu pai e não uma cópia simples. Isso tudo para somente dizer se ele teria ou não direito a cidadania por ser neto de português.
    Não entendemos o pq disso. Ele gastaria um valor alto, comparado a uma cópia simples, e se não tivesse direito a cidadania o doc e valor gasto teriam sido em vão.
    Aliás, uma cópia simples tb não seria necessária, sendo q ele havia passado as informações básicas suficientes p ter a resposta, como ter avós paternos portugueses falecidos e pai brasileiro vivo.
    O responsável justificou q as certidões por cópia reprográfica serviriam para análise e para o processo.
    Pois bem, contratar ou não o responsável p cuidar do processo, isso seria discutido caso meu amigo tivesse direito a cidadania. Se contratado, aí sim enviaria todos os docs necessários, inclusive as certidões de nascimento.
    Muito estranho!
    Conclusão: ele não enviou e saiu do grupo!

    Peço q me desculpem por ter saído, antes e agora, "um pouco" do assunto dessa discussão direcionada apenas a Vale Postal...rsrs :)
    Boa sorte a todos!
  • @wsteles, @jhmelman, @MAUROMB, e amigos do Fórum, muitíssimo grata pelas orientações.
    Segui as dicas e de vocês e hoje consegui realizar o envio.
    Agora só aguardar a certidão chegar :)

    Mais uma vez agradeço de coração!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.