ACP - Acompanhamento de processo

HenriqueHenrique Member
editado February 2016 em Acompanhamento de processos
Amigos, os documentos que enviei para a ACP já chegaram (consultei pelo site dos Correios). Alguém saberia me responder:

1) Tem alguma forma de acompanhar o processo pela internet, saber se foi aceito ou não? Eles informarão por email?
2) Caso concedam a cidadania, que documento eu vou receber? Com ele já é possível fazer o pedido de cidadania para os meus filhos? (eu que sou filho de portugueses; meus filhos são nascidos no Brasil)
3) A transcrição do meu casamento com brasileira também pode ser feito em Portugal (via ACP)? Qual o formulário que terei que preencher, onde encontro o link?
Mais uma vez, obrigado pelas preciosas informações!
«1

Comentários

  • 1. Você tem que mandar e-mail perguntando;
    2. Uma certidão de cidadania por atribuição ou naturalização;
    3. Pode ser feito sim em Portugal, nas Conservadorias de Registro.
  • Eu tbm acabei de mandar o processo pro ACP.Eles passam o numero do processo por telefone, carta, e-mail ou depois de quanto tempo que o processo chegar eu ligo perguntando o número?
  • Henrique, Roberto

    Se vocês perguntarem por email, certamente serão respondidos.
    Meu processo chegou lá e no dia seguinte a Sra Ana me mandou email informando o número.
  • Matheus, com qual email de lá que você entrou em contato?
  • Henrique: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
  • O meu processo foi recebido dia 09/02 e autuado dia 24/02.
  • Cesar,

    Foi atribuição ou aquisição?

    O meu deve demorar mais um tempo porque é aquisição. Vou deixar rolar e não ficar perturbando lá pra saber o andamento.

    A atribuição da minha avó saiu em um mês por lá.
  • Aquisição também.
  • O processo de atribuição do meu pai chegou em porto dia 13/03. Mandei um e mail dia 19/03 perguntando se tinha sido recepcionado e pedi o número para acompanhar. Ninguém me respondeu até o momento. Quanto tempo em média eles demoram pra responder? Será que mando um novo e mail? valeu pessoal
  • Depende, acho que até uns 3 dias para responder, no meu caso o Sr. Mário têm respondido rápido (no mesmo dia). Levaram uns 20 dias para montar meu pedido.
  • Durante o processo de atribuição da minha avó, quem me respondia era o Sr Mario.
    Agora no meu processo de aquisição, quem me responde é a Sra Ana.
    Costumam responder em no máximo 24 horas.
  • pelo fuso horário a diferença com Portugal pode chegar em até 4 horas... sempre que mandei uma mensagem de noite, eles responderam até manha seguinte (Sr. Mario ou Sra. Ana).. porém sempre foram dúvidas bem simples...
  • Até agora nada! Eu gostaria de saber se eles receberam meu processo e saber o número do processo para eu acompanhar. Mandei o nome do meu pai e dos meus avós. Só com essas informações é possível ela encontrar o processo do meu pai?

  • Se eu fosse você, esperava dar 30 dias.
  • Roberto,

    vc se receberam e se o processo já tinha um número, certo? Provavelmente, ainda não tem número, assim que atribuírem vão te responder.

    Aguarde 1 semana.
  • Vou esperar mais um tempo.

    O processo do meu pai tende a ser bem simples. Já transcrevi em portugual o casamento e óbito do meu avô e o meu avô foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai.

    Retifiquei a certidão de nascimento do meu pai para que todas as informações estivessem batento. Espero que não demore.

    Valeu pessoal
  • Olá, alguém pode me informar como consigo o número de um processo de cidadania? Dei entrada no processo da minha tia no consulado do Rio de Janeiro em agosto de 2015, coloquei o meu e-mail para que fosse me informado o andamento; nada; tentei diversos e-mail e ninguém me responde, é impossível alguém atender nos telefones do Rio de Janeiro, enfim, alguém pode me ajudar? Obrigado!
  • @Ronaldo,

    ligue para a Linha Registos, e pergunte (com nome completo e data de nascimento).
    (351) 211 95 05 00, opção 1 e depois 1 de novo.

    Obs,.: as atendentes da Linha Registos só aceitam falar com a própria pessoa do processo.
    Como se trata de um processo de uma mulher, vai ficar difícil vc conseguir informação.
  • Atualizando:

    O processo da minha avó no ACP (atribuição) está na fase final, "aguardando o Registro".
  • O processo do meu pai pela ACP Senhor Mário informou o seguinte:
    "Este processo aguarda resposta das entidades PJ, SEF, e DGAJ"

    Alguém recebeu esta mesma informação? quanto tempo seria para finalizar?
  • Pessoal estou muito preocupado!

    O processo do meu pai pela ACP o Senhor Mário em 10/2/16, primeiramente tinha informado (email) que o processo estaria para "despacho de competências" e em 26/2/16 a senhora Ana informou (email) o seguinte:
    "Este processo aguarda resposta das entidades PJ, SEF, e DGAJ"

    Ocorre que hoje liguei para Linha de Registros e informaram o seguinte andamento:

    "desde o dia 23/10/2015 "Aguardando encaminhar documentação".

    O Senhor Mário recebeu este documento há tempos! O que pode estar acontecendo?

    Alguém já passou por isso! Estou super preocupado!
  • Meu processo de naturalização foi entregue no dia 21 de dezembro de 2015 em Porto, mas até o momento não consigo respostas, apenas me informaram o número do processo e nada mais sobre o andamento do processo.

    Veja os emails com as mesmas respostas:

    O processo encontra-se a aguardar respostas às informações decorrentes do processo.
    Mário Vales
    Arquivo Central do Porto

    Será que tem outro caminho para descobrir mais sobre o processo? ou somente através deste canal?
  • O Porto está bem devagar nos processos de aquisição, o meu é de 30/10/2015, esta aguardando resposta das entidades superiores.
  • o meu processo e de 29/04/2016 e somene tenho o numero do processo 16900/2016 e nada mais!!!
  • Meu processo chegou lá em 07/01/16.
    Tenho o numero do processo, mas até agora nada. Emails não respondem.
  • Só pra constar .... O processo de minha mãe é de abril de 2015( atribuição Crc lisboa) , caiu em exigência em fevereiro de 2016 , daí enviamos o que nos pediram em fevereiro mesmo , e até agora nada .... paciência! !!! um abraço a todos!
  • Pessoal,

    Encaminhei a documentação do meu pai para processo de atribuição e a minha, para atribuição sequencial, para o ACP Porto. Pelo site dos correios veriquei que o sr Mario recebeu a documentação no dia 22 de julho de 2016.

    Semana passada enviei um email para saber se a documentação havia sido recebida corretamente e se já havia um número para acompanhamento. Esta semana reenviei o email. Nenhuma resposta até agora.

    Como devo proceder para conseguir o número do processo?
Esta discussão está fechada.