Processo para tirar a cidadania portuguesa (filhos de portugueses) e conservatória com o menor prazo

Sarah MendesSarah Mendes Member
editado June 2019 em Processos de Atribuição
Pessoal, primeiramente parabéns pelo trabalho e contribuição de todos para fazer com que este forum ajude a todas pessoas com muitas dúvidas como nós. :-s
Busquei discussões recentes sobre minha dúvida mas não encontrei nada desde ano, então me perdoe se estiver sendo repetitiva...
Meu marido fez todo o processo de nacionalidade do seu pai que é filho de portugueses (pai e mãe) porém fez tudo por aqui (SP) e num período que acredito ter sido o mais demorado da história. Por conta disso, o processo que era pra ter demorado, inicialmente, 6 meses passou de 1 ano (após transcrições).
Agora ele está com toda documentação para dar entrada no seu processo de atribuição (como filho) e temos várias dúvidas de qual é a melhor forma e mais rápida de proceder. Estamos indo de viagem à Portugal (passeio) em 1 mês e onde passaremos quase 20 dias e seria perfeito se enquanto estivessemos lá conseguissemos já agendar o cartão cidadão e passaporte....vi que tem conservatoria em Porto que tem agendamentos próximos e por isso queriamos ser assertivos em qual lugar seria mais rapido para darmos entrada. Diante disso, nossas duvidas são:
1a) Será que devemos esperar e dar entrada pessoalmente ou para se enviarmos toda documentação antes direto à conservatória, pode ser que até lá já tenhamos seu assento? Existe alguma conservatoria que esta processando a atribuição em 1 mês ou menos?
2a) Se fizermos o processo pessoalmente, qual conservatória que está correndo com o menor tempo?
3a) Alguém sabe de algum forum que ajude o preenchimento do formulário 1C, baixei o modelo direto da conservatoria mas é um pouco diferente da que preenchemos aqui.
Espero que possam nos ajudar e nos orientar de qual a melhor forma a proceder...e mais uma vez muito obrigada à todos.

Sarah

Comentários

  • editado June 2019
    @Sarah
    Fica mais fácil encontrar respostas usando a ferramenta de busca da primeira página do Fórum...

    Melhor opção atualmente para seu marido...ACP...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Manual de preenchimento do 1 C...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
  • Obrigada Nilton, consultei bastante estes 02 forum e vou dar andamento. Pelo que entendi, acho que vale a pena já enviarmos os documentos e neste caso para a CRC de Porto que é a mais rapida atualmente. Retorno para informar o prazo que levamos para finalizar.
  • Realmente @Sarah...

    Eu não perderia um tempo precioso de minha viajem para ficar madrugando na fila para entregar meu processo pessoalmente em uma Conservatória Portuguesa sendo que os trâmites **serão rigorosamente os mesmos destinados àqueles processos que chegam por correios...

    **Exceto a numeração que te informam no ato...Mas isso não é relevante no que se refere aos prazos de conclusão do processo...

    Boa Sorte...
  • Feliz Ano Novo à todos do forum! Estou retornando para agradecer ao forum pois graças a este canal conseguimos dar entrada na atribuição da nacionalidade do esposo no final de Julho quando estivemos em Porto (ACP Porto).
    Ele realmente passou uma manhã inteira para ser atendido mas deu tudo certo e lhes passaram um prazo de 6 meses para conclusão...
    Na data de hoje recebemos uma correspondência da IRN de Porto dizendo:
    "Deve promover pela apresentação de novo requerimento, devidamente assinado, com reconhecimento presencial da assinatura, nos termos legais e datado".
    Alguém passou por isso? Conseguem nos orientar qual é exatamente o documento que necessitamos reenviar? Não queremos correr o risco de fazer algo errado de novo pois o processo já é tão moroso...
    Agradeço se alguém puder nos ajudar a entender, ou dar a tecla SAP. Rs
    Gratidão
  • @Sarah Mendes

    Oi Sarah, o formulario de requerimento de atribuição deve estar faltando alguma informação, segue link para acesso e como preencher:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • editado January 2020
    @Sarah...

    Eles estão solicitando um novo requerimento...Para mim parece claro que o motivo da solicitação é/foi o modo como o requerimento foi assinado...

    Mas...Como citou a @selminhareis acima...Pode ser alguma outra inconformidade no preenchimento do requerimento...

    Nos links abaixo você encontra o formulário de requerimento 1 C e todas as orientações sobre seu preenchimento...:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    "..."Deve promover pela apresentação de novo requerimento, devidamente assinado, com reconhecimento presencial da assinatura, nos termos legais e datado"...."

    Seu marido assinou no ato da solicitação...Ou já levou o requerimento preenchido e assinado...?

    De qualquer forma...O que eles estão solicitando é um novo requerimento...
    Vocês devem Imprimir um novo requerimento colorido e impresso frente e verso na mesma folha...Preencher com muita atenção...
    Seu marido deve fazer o reconhecimento da assinatura dele por AUTENTICIDADE nesse formulário de requerimento da Nacionalidade Portuguesa...

    Se estiverem fora de Portugal recomendo que optem por uma modalidade de envio rápida e segura...No Brasil recomento usar os serviços da DHL...
  • @Selminha e @Nilton, muito obrigada pelo retorno e ajuda! Realmente este forum é demais!
    Suspeitavamos de algo no requerimento mesmo pois foi o unico documento que deixamos pra preencher lá, logo estava sem firma reconhecida e não apostilhada.
  • @Sarah Mendes, se o requerimento foi assinado na conservatória o problema não falta de reconhecimento de firma e nem e apostila. O próprio funcionário atesta que foi assinada pelo requerente e o 1C não precisa ser apostilado. Foi alguma divergência entre os documentos apresentados e o que foi preenchido no 1C ou algum campo que não foi preenchido e deveria ter sido.
    Veja no link que o @Nilton Hessel te passou na postagem anterior o manual de como preencher corretamente o 1C.
  • @Sarah Mendes,
    Ele deve ter esquecido de assinar o 1C ou nao o fez presencialmente, por AUTENTICIDADE.
    Se ja estiverem fora de Portugal, faca o reconhecimento do 1C no consulado, gratis em geral sem agendamento.
    Quando um ser humano no consulado e da confianca deles faz o reconhecimento, isso aumenta a confiabilidade, e no consulado eles entendem os detalhes de que nao pode riscar campos em branco do 1C, que tem que ser assinatura presencial, e coisas assim.
    Resolucoes de exigencias se fazem por DHL, como o Nilton ja disse.
  • @gandalf, o Consulado de Boston (EUA) exige agendamento e cobra quase 12 dólares pelo reconhecimento da assinatura.
  • editado January 2020
    @Liane Alegria,
    Nada mais e' gratis nesse mundo... LOL
    Eu falei mais pra ela se animar a ir no consulado. A prova de vida e' gratis, mas o 1C e RG em geral eles cobram. :-)
    Mas tambem cobram no cartorio. So' que feito 1C no consulado tem muito menos problema.
    Eles pediram pra eu refazer todas as minhas autenticacoes no consulado. Entao eu ja falo, porque me custou tempo, outro DHL, etc.
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado January 2020
    @gandalf, com certeza!! Só falei do de Boston porque você disse que, fora de Portugal, gera~lmente é grátis sem agendamento! Nem relógio trabalha de graça, atualmente!!! hahaha
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.