Transcrição de Casamento + Atribuição

Boa tarde!

Gostaria de saber qual é o próximo passo do processo, após a transcrição de casamento dos meus pais for concluída. O próximo passo seria a minha atribuição, correto? alguém sabe me informar, quais são os documentos necessários, valor, custas para esse processo? Eu não consigo dar entrada em dois processos de uma vez né? tipo, transcrição de casamento + atribuição?

Comentários

• Boa noite,
    Eu estou fazendo um intercambio, e deixei uma procuração no Brasil, o meu procurador consegue assinar o formulário que tenho que preencher pra dar entrada na Cidadania?
  • A procuração deverá ser apostilada e enviada junto.
    Você também pode preencher o 1c e reconhecer firma no consulado de Portugal no país onde você está fazendo intercâmbio.
  • edited August 29
    @Vladi e @jhmelman obrigado
  • Poderiam me tirar uma dúvida, referente ao tópico abaixo?

- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;

Eu vou atualizar a minha certidão de nascimento de inteiro teor, após ela ficar pronta, eu envio até o consulado português, reconhecer a minha assinatura? e eu estou fora do meu pais,posso fazer esse reconhecimento no consulado português do país aonde eu resido?

Eu apostilho, e recolho a assinatura no consulado?

obrigado
  • Alguém sabe me informar os documentos que a conservatória de Ponta Delgada, solicita para dar entrada na atribuição?
  • edited September 10
    @Fellipe Ponta Delgada não faz processo de atribuição de nacionalidade, somente transcrição de casamento.
  • @Vlad poderia me ajudar em uma duvida acima dessa, referente a um tópico sobre a Certidão de Nascimento, pf?
    A maior duvida tbm, eh sobre esse reconhecimento no consulado. Ele é um reconhecimento só da minha certidão, e o consulado é quem assina, ou, precisa de algum reconhecimento da minha assinatura pelo consulado?
  • @Fellipe Silva Santos

Pra atribuição de nacionalidade,somente a certidão de inteiro teor reprográfica(xerox do livro) e apostila em cartório
    Não precisa fazer nada no Consulado
  • edited September 11
    @Maria obrigado
  • Eu estou na Irlanda (Dublin) eu consigo fazer o vale postal dos 120 euros por aqui? Eu vou até o postal Word, e faço um vale no nome da conservatória, é isso?
  • @Fellipe o vale postal é em nome de IRN,IP
  • @Vlad e eu consigo enviar esse vale daqui da Irlanda ou de qualquer outro lugar, correto?
  • @Fellipe não sei como é o sistema de vale postal na Irlanda.
  • Bom dia. Fiz meu processo de cidadania portuguesa por atribuição, recebi meu Assento de Nascimento em julho/2018. Sou casado e tenho um filho de 25 anos e pretendo iniciar o processo de cidadania dele. Encaminhei processo de Transcrição de meu Casamento para Ponta Delgada agora no inicio de setembro/18. Se possivel gostaria de saber: 1) Quanto tempo em média deve demorar o processo da Transcrição de casamento? Preciso esperar meu Assento de Casamento para enviar o processo de cidadania de meu filho? Muito grato.
  • edited September 19
    @Durvaldog o processo de transcrição de casamento demora em torno de 30 dias.Vc pode enviar o processo do filho para ACP do Porto sem esperar a transcrição de casamento ser concluida se vc foi o declarante do nascimento dele.
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.