Transcrição de Casamento + Atribuição

Boa tarde!

Gostaria de saber qual é o próximo passo do processo, após a transcrição de casamento dos meus pais for concluída. O próximo passo seria a minha atribuição, correto? alguém sabe me informar, quais são os documentos necessários, valor, custas para esse processo? Eu não consigo dar entrada em dois processos de uma vez né? tipo, transcrição de casamento + atribuição?
«1

Comentários

  • Boa noite,
    Eu estou fazendo um intercambio, e deixei uma procuração no Brasil, o meu procurador consegue assinar o formulário que tenho que preencher pra dar entrada na Cidadania?
  • A procuração deverá ser apostilada e enviada junto.
    Você também pode preencher o 1c e reconhecer firma no consulado de Portugal no país onde você está fazendo intercâmbio.
  • editado August 2018
    @Vladi e @jhmelman obrigado
  • Poderiam me tirar uma dúvida, referente ao tópico abaixo?

    - Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;

    Eu vou atualizar a minha certidão de nascimento de inteiro teor, após ela ficar pronta, eu envio até o consulado português, reconhecer a minha assinatura? e eu estou fora do meu pais,posso fazer esse reconhecimento no consulado português do país aonde eu resido?

    Eu apostilho, e recolho a assinatura no consulado?

    obrigado
  • Alguém sabe me informar os documentos que a conservatória de Ponta Delgada, solicita para dar entrada na atribuição?
  • editado September 2018
    @Fellipe Ponta Delgada não faz processo de atribuição de nacionalidade, somente transcrição de casamento.
  • @Vlad poderia me ajudar em uma duvida acima dessa, referente a um tópico sobre a Certidão de Nascimento, pf?
    A maior duvida tbm, eh sobre esse reconhecimento no consulado. Ele é um reconhecimento só da minha certidão, e o consulado é quem assina, ou, precisa de algum reconhecimento da minha assinatura pelo consulado?
  • @Fellipe Silva Santos

    Pra atribuição de nacionalidade,somente a certidão de inteiro teor reprográfica(xerox do livro) e apostila em cartório
    Não precisa fazer nada no Consulado
  • editado September 2018
    @Maria obrigado
  • Eu estou na Irlanda (Dublin) eu consigo fazer o vale postal dos 120 euros por aqui? Eu vou até o postal Word, e faço um vale no nome da conservatória, é isso?
  • @Fellipe o vale postal é em nome de IRN,IP
  • @Vlad e eu consigo enviar esse vale daqui da Irlanda ou de qualquer outro lugar, correto?
  • @Fellipe não sei como é o sistema de vale postal na Irlanda.
  • Bom dia. Fiz meu processo de cidadania portuguesa por atribuição, recebi meu Assento de Nascimento em julho/2018. Sou casado e tenho um filho de 25 anos e pretendo iniciar o processo de cidadania dele. Encaminhei processo de Transcrição de meu Casamento para Ponta Delgada agora no inicio de setembro/18. Se possivel gostaria de saber: 1) Quanto tempo em média deve demorar o processo da Transcrição de casamento? Preciso esperar meu Assento de Casamento para enviar o processo de cidadania de meu filho? Muito grato.
  • editado September 2018
    @Durvaldog o processo de transcrição de casamento demora em torno de 30 dias.Vc pode enviar o processo do filho para ACP do Porto sem esperar a transcrição de casamento ser concluida se vc foi o declarante do nascimento dele.
  • Boa tarde,
    No formulário de transcrição de casamento de ponta delgada, na parte da celebração de casamento, eu tenho que colocar as informações do Cartório civil, ou os dados da Igreja, posso escolher um dos dois? ou, eu tenho que colocar a informação que está na certidão de casamento, porque no meu caso, a certidão dos meus Pais só consta a informação do Cartório Civil, da Igreja não.

    obrigado
  • @Fellipe coloque só a informação que consta na certidão de casamento e casamento civil.
  • Uma outra duvida, minha mãe é portuguesa (falecida), nesse caso eu só preciso de uma cópia simples da certidão de nascimento dela certo? não tem a necessidade de ser de inteiro teor, a mesma eu solicitei pelo Civil Online.
  • @Fellipe, sim basta somente a cópia do civilonline.
  • Ok, @Vlad. Só pra não deixar dúvida na certidão de casamento, eu quero tirar mais uma dúvida. Na certidão de Casamento dos meus Pais, só consta o casamento no Civil, o religioso não consta. Aí no formulário eu vou deixa assim no campo Casamento:

    Casamento: Civil Regime - Comunhão Parcial de Bens, certo?

    Algumas pessoas falam pra colocar o tipo de casamento como: Sem convenção antenupcial, falam que é uma linguagem de Portugal, que substitui a informação de: Comunhão Parcial de Bens. Isso procede?

    att,
  • editado October 2018
    @Fellipe

    Pacto antenupcial (ou convenção antenupcial) constitui um contrato formal e solene celebrado entre os noivos no qual, em momento anterior ao casamento, as partes regulamentam as questões patrimoniais deste, como a escolha do regime de bens que vigorará entre eles durante o matrimônio - caso não optem pelo regime de comunhão parcial de bens - e quaisquer outras, como doações, ou gravação de bens com cláusula de incomunicabilidade, caso optem pelo regime de comunhão universal de bens. [1]

    No seu caso vc coloca " sem pacto antenupcial".
  • @vlad obrigado mais uma vez.
  • @vlad Na certidão de casamento de inteiro teor dos meus pais, só consta o falecimento do meu Pai, o da minha mãe não, vc acha que pode dar algum tipo de problema?
  • @vlad No processo de atribuição, pedi para assinar o formulário na presença do notário, como eu estou fora do Brasil, eu consigo assinar no consulado Português no País aonde eu resido?
  • @Fellipe , sim consegue
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.