Transcrever o casamento RÁPIDO estando em Portugal

Boa tarde,

Estou em Portugal com a minha esposa, sou portugues e ela brasileira. Estamos fazendo o processo de autorização de residência pra ela, mas para isso é necessário ter o certidão de casamento portuguesa.

Onde eu posso fazer esse processo de transcrição rápido? Já fui no 4CRC - Porto e no CRC de povoa de varzim, e ambos estão a demorar por volta de 4 meses..

Não tem como fazer esse processo estando aqui de forma mais rápida?

Obrigado

Comentários

• @mauricio25, já li relatos aqui de pessoas que fizeram a transcrição presencialmente por Amarante e se não estou enganado, ficou pronto em poucos dias...
  • Obrigado! Vou verificar
  • edited August 6
    @mauricio25,

estando em Portugal, pode procurar qualquer conservatória de Registo Civil.
    As que não recebem processos pelos correios estão teoricamente, vazias.
  • @Marcia , eu fui em duas conservatórias, e ambas falavam que, por precisar consultar o SEF pra realizar essa transcrição, esse processo demoraria uns 4 meses... sabe se é realmente esse o procedimento? pois pelo o que eu li aqui, nao costumava demorar esse tanto
  • @Marcia tem um amigo que já reside em Portugal, e a transcrição dele em Setúbal já tarda por 7 meses.. Já perdeu 3 agendamentos no SEF por causa disso.
  • Nossa Yuri.. não brinca.. e voces não sabem alguma outra região que esteja mais rápido que isto?
  • @mauricio25 ha necessidade de consulta ao SEF quando é casamento recente.. seria seu caso?Se for..vai precisar ter paciência, pq essas transcrições são enviadas ao SEF.
  • 1a CRC do Porto

minha irma foi lá na segunda dia 24 quando abriu, pediram pra voltar as 14h, e na terça as 14h buscou o assento
  • @Vlad é isso mesmo, me informei melhor com uma funcionária do 4CRC.. Parece que será um processo mais longo do que eu imaginava.
    Sabe de algum lugar que tenha mais informações sobre esse tipo de caso? Ou alguém que já passou por isso?
    Obrigado

• @mauricio25,

como o @Vlad Pen mencionou, para casamentos recentes, as conservatórias devem enviar a notificação ao SEF. Deve ser o mesmo caso de seu amigo, @Yuri Santos.

A questão é que existem muitos casos de casamentos por troca de dinheiro, para dar a nacionalidade. Então, estão apenas se precavendo.

O ideal é que espere alguns meses para transcrever o casamento (de 6 meses a 1 ano), a fim de que não caia nessa dúvida.
  • A 1 CRC não está fazendo por hora. Fui lá ontem. A 4 agendou para 20.09.
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.