Transcrever o casamento RÁPIDO estando em Portugal

Boa tarde,

Estou em Portugal com a minha esposa, sou portugues e ela brasileira. Estamos fazendo o processo de autorização de residência pra ela, mas para isso é necessário ter o certidão de casamento portuguesa.

Onde eu posso fazer esse processo de transcrição rápido? Já fui no 4CRC - Porto e no CRC de povoa de varzim, e ambos estão a demorar por volta de 4 meses..

Não tem como fazer esse processo estando aqui de forma mais rápida?


Obrigado
«1

Comentários

  • @mauricio25, já li relatos aqui de pessoas que fizeram a transcrição presencialmente por Amarante e se não estou enganado, ficou pronto em poucos dias...
  • Obrigado! Vou verificar
  • editado August 2018
    @mauricio25,

    estando em Portugal, pode procurar qualquer conservatória de Registo Civil.
    As que não recebem processos pelos correios estão teoricamente, vazias.
  • @Marcia , eu fui em duas conservatórias, e ambas falavam que, por precisar consultar o SEF pra realizar essa transcrição, esse processo demoraria uns 4 meses... sabe se é realmente esse o procedimento? pois pelo o que eu li aqui, nao costumava demorar esse tanto
  • @Marcia tem um amigo que já reside em Portugal, e a transcrição dele em Setúbal já tarda por 7 meses.. Já perdeu 3 agendamentos no SEF por causa disso.
  • Nossa Yuri.. não brinca.. e voces não sabem alguma outra região que esteja mais rápido que isto?
  • @mauricio25 ha necessidade de consulta ao SEF quando é casamento recente.. seria seu caso?Se for..vai precisar ter paciência, pq essas transcrições são enviadas ao SEF.
  • 1a CRC do Porto

    minha irma foi lá na segunda dia 24 quando abriu, pediram pra voltar as 14h, e na terça as 14h buscou o assento
  • @Vlad é isso mesmo, me informei melhor com uma funcionária do 4CRC.. Parece que será um processo mais longo do que eu imaginava.
    Sabe de algum lugar que tenha mais informações sobre esse tipo de caso? Ou alguém que já passou por isso?
    Obrigado

  • @mauricio25,

    como o @Vlad Pen mencionou, para casamentos recentes, as conservatórias devem enviar a notificação ao SEF. Deve ser o mesmo caso de seu amigo, @Yuri Santos.

    A questão é que existem muitos casos de casamentos por troca de dinheiro, para dar a nacionalidade. Então, estão apenas se precavendo.

    O ideal é que espere alguns meses para transcrever o casamento (de 6 meses a 1 ano), a fim de que não caia nessa dúvida.
  • A 1 CRC não está fazendo por hora. Fui lá ontem. A 4 agendou para 20.09.
  • @Marcia gostaria de ajuda para preencher o formulário de Tondela para transcrição de casamento. agradeço se alguém me orientar.
  • @Ana

    Veja nesse tópico toda explicação para preenchimento
    Os 2 modelos de formulário também servem pra Tondela

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • Olá,amigos, estou na mesma situação...
    Conseguiu resolver?
  • Olá, alguém tem mais informações sobre essa situação? Gostaria de saber como estão esses prazos... Me informaram que em Ponta Delgada já está bem lento o processo por tanta procura....
  • @Hedarriaga..Ponta Delgada está com prazos entre 20 e 30 dias.
  • JonestinglinJonestinglin Member
    editado May 2019
    Olá. A minha situação é parecida. Gostaria de saber se teve alguma resposta desse caso? No meu caso fui casado ha alguns anos e me divorciei. Depois casei novamente, tive que transcrever o primeiro casamento e o divórcio, e nao foi preciso ir ao SEF, acho que pq estava divorciado. Agora estou transcrevendo o segundo casamento pois nos mudamos para Portugal. Dei entrada na quinta feira dia 02/maio e paguei os 120€. Sabem me dizer como posso consultar o andamento do processo de análise do SEF?

    Obrigado
  • Estou no mesmo barco. Casamento recente seria de quanto tempo? Estou casada 3 anos. Será que irá passar pela avaliação do SEF?
  • @carolina se vc ja está casada ha 3 anos anos pode pedir a transcrição de casamento normalmente.
  • SofiaSofia Member
    editado November 2019
    Estou em Portugal, hoje fui em uma conservatória em Amadora e a mulher disse que eles enviam ao SEF e estão demorando cerca de 2 anos . A mulher só perguntou se eles tinham filhos, não perguntou tempo de casamento.
    A transcrição é para meu filho e nora que também estão aqui, eles estão casados a 1 ano e 1 mês.
  • @Sofia...

    A Transcrição não demora tanto...(Mesmo nessa época de Conservatórias atoladas em processos)...

    Creio que você está confundindo Transcrição de Casamento com Aquisição da Nacionalidade pelo Casamento...

    Se seu filho é o Português...Sua nora só poderá requerer a Nacionalidade pelo Casamento depois de Três Anos de Casada...(Se tiver um filho em comum com seu filho...E esse Filho já deve ter a Nacionalidade Portuguesa)...Ou Com Cinco Anos de Casamento...(Se não tiver Filhos em comum com o Português)...

    A Transcrição de Casamento é um procedimento muito mais simples do que um processo de Atribuição ou Aquisição da Nacionalidade Portuguesa...
    Normalmente é possível solicitar a averbação de casamento do Português realizado no estrangeiro direto em um balcão de atendimento de uma das Conservatórias que fazem esse procedimento...E isso fica pronto rapidamente...Em muitos casos fica pronto no mesmo dia...

    Até aqui pelo Posto Consular de Santos/SP estão fazendo em 30 Dias...Como é possível que um cidadão Português ...ESTANDO EM PORTUGAL...Tenha que aguardar DOIS ANOS para que seja concluída uma simples Transcrição de Casamento...???

    Outro exemplo...Enviando essa Transcrição para Ponta Delgada por Correios...Seu filho terá a Transcrição concluída em no máximo Três meses...!!!
  • Boa tarde!
    Irei a Portugal agora em Dezembro e sou filha de portuguesa (nascida no Brasil e atribuída). Quero fazer a averbação do casamento dos meus pais (casados há 45 anos) para solicitar minha atribuição. Pergunto:
    1 - Posso fazer isso pessoalmente em Lisboa?
    2 - Como deve ser a procuração? 3 - Onde seria indicado?
    4 - Alguma estimativa de tempo?
    5 - Qual o período de recesso de fim de ano das conservatórias?
    Obrigada!
  • @milinha, você, como filha, não precisa de procuração .
    leve os documentos exigidos, todos apostilados. Não sei se Lisboa faz rápido. A 4a CRC do Porto, sim.
    acho que as Conservatórias só param nos feriados, não tem período de recesso.
  • @milinha não faça a transcrição de casamento em Lisboa, opte pela 4 Crc do Porto. Ouvi dizer que Guimarães tb faz, mas não há confirmação.
  • @Liane, os documentos seriam os mesmos q os q deveriam ser enviados? (Requerimento, cópia RG, Certidão Nascimento inteiro teor do meu pai, Certidão de casamento de inteiro teor e cópia simples da certidão portuguesa de minha mãe)?
    @Vlad, obrigada pela dica!
  • @milinha, sim!! Sugiro que deixe para assinar o requerimento na frente de quem atender, assim, não precisa reconhecer a assinatura por autenticidade. Apresente seu documento original, se eles quiserem tiram uma cópia
  • Pessoal, estou com um pequeno problema em que estou meio receoso.
    Meu Tio me nomeou como procurador dele para entrar com o processo do mesmo aqui em Portugal. Enviei ao ACP do Porto e eles me pediram a transcrição do casamento dos meus avós. Meu avô era Português mas já faleceu, porém foi minha vó que fez o registo dele, meu avô ainda era vivo. O problema é que eles dão 50 dias uteis para realizar esse processo, tenho até o dia 03 de Março.

    Se alguém souber de alguma conservatória que realize esse processo mais rápido e puder informar, fico grato.
  • editado January 2020
    @joão...

    Por correios Ponta Delgada está com prazo de aproximadamente dois meses...
    Mas estando aí em Portugal pode tentar fazer diretamente em um balcão de alguma Conservatória...Aqui no Fórum consta que a 4a CRC do Porto faz sem muita demora...

    **Tente cumprir a exigência o quanto antes...Mas...Quanto ao prazo de 50 dias...Não precisa arrancar os cabelos pois um processo somente é extinto se se passarem Seis meses sem qualquer manifestação do interessado...

    Problema é que como sobrinho...Creio que você vai precisar de uma nova procuração para solicitar essa Transcrição...Pois essa procuração que você tem deve ser especificamente para entrar com o processo de Atribuição de seu Tio...

    Vamos aguardar mais algum colega se manifestar sobre sua questão...
  • joaosilvaxxjoaosilvaxx Member
    editado January 2020
    @NiltonHessel

    Bom dia. Obrigado pelas informações.
    Essa notícia dos 6 meses eu não sabia. Liguei para o registo e me deram a ideia de enviar uma carta ao ACP solicitando que o prazo seja estendido. Farei isso na segunda, mas já vou procurar algum local para tentar realizar o mais rápido possível. Aqui o prazo está mais ou menos igual Ponta Delgada. Eu moro em Lisboa e me informaram que é mais ou menos isso, uns dois meses. Eu vi que em Mangualde eu como neto, posso tentar fazer uma procuração, autenticar e enviar o processo de casamento para lá.

    Vou pesquisar mais locais e segunda ligar para esse que me informou do 4a CRC.

    Obrigado pela ajuda.
  • editado January 2020
    Aproveita que você está a viver em Portugal @João...E Faça quantas consultas puder...
    Muitas vezes você consegue resolver isso diretamente em uma Conservatória pequena do interior de Portugal...

    Eu já consegui comprovar isso na prática quando em 2018 consegui encaixar um processo difícil de um primo diretamente em um balcão de atendimento em Portugal...

    Lembre-se sempre que Transcrever Casamento em Portugal é um processo relativamente simples quando comparado a uma Atribuição de Nacionalidade Portuguesa...

    Mas mesmo sendo simples...Deve-se ter total atenção na montagem do processo...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.