Dúvidas processo de atribuição.

Boa tarde a todos.

Estou desde de manhã lendo diversos tópicos e cada vez que leio fico mais perdido. Vou tentar explicar minha situação.

Estou tentando a mais de ano descobrir a origem do meu avô que é português. Depois da ajuda do forum e de uma pessoa que não lembro o nome (Desulpa), consegui achar onde se encontra a certidão de nascimento do meu avô, tive a confirmação da conservatória de Gondomar.
Achei em outro tópico um link para conseguir a certidão sem precisar solicitar diretamente a uma conservatória, mas nos campos pede dados que não sei, como onde nasceu, província e coisas do tipo.
Respondi o email que recebi da conservatória mas não tive mais retorno deles, por esse motivo estou recorrendo ao Fórum.
Vamos a descrição do que tenho:
Sou neto de Português já falecido, mas meu pai (filho do Português) é vivo e pretendo fazer pelo meu pai, que ainda não tem cidadania Portuguesa.
Neste caso, teria que solicitar a cidadania do meu pai e depois a minha e depois da minha esposa e filho (6 anos).
Meu pai é casado com minha mãe, ou seja, não teve separação desde quando se casaram, neste caso precisa da averbação de casamento deles, ou somente aplicando a cidadania para o meu pai já basta?
Com relação a documentação, quando mais leio, mais dúvida tenho. O que realmente preciso para dar entrada, visto que já estou tendo muita, mas muita dor de cabeça para conseguir a certidão de nascimento do meu pai que é do Rio e não tenho a menor idéia (nem ele) do cartório de onde possa estar essa certidão.
Vi também em outro tópico que não estão emitindo a certidão de nascimento e a reprográfica no mesmo papel, isso daria problema mesmo ou não procede essa informação. Pergunto isso porque cartório no Rio é um salve-se quem puder.
Acredito que essas são as primeiras dúvidas a respeito da minha situação.
Apenas mais uma coisa. Minha irmã está indo a Portugal no próximo mês e ela poderia pegar essa certidão do meu avô, mas ele ficara somente 5 dias e não sei quanto tempo leva para ficar pronta a certidão dele e nem o valor, já que ela irá levar um valor limitado em moeda local.
Fico muito grato se alguém puder me ajudar e já peço desculpa se não consegui compilar todas as informações que já tem no site.
«1

Comentários

  • @Jorgecardoso..vamos por partes que é melhor.Primeiro de tudo vc precisa do assento de nascimento do seu avô português.. esse é o documento principal e em seguida precisa da certidão de nascimento do seu pai por cópia reprográfica apostilada.Sem essas certidões , não tem como vc dar inicio ao processo.Se sua irmã vai a Portugal, peça para ela trazer a certidão certificada de lá..Eles fazem na hora e o valor é em torno de 23 Euros.Com esses documentos, vc pode me procurar aqui no fórum e te passo o restante das instruções.
  • Jorge CardosoJorge Cardoso Member
    editado August 2018
    @Vladpen Muito obrigado Vlad Pen. Já falei com minha irmã e ela vai pegar lá. Você já ajudou muito.
  • @Vladpen, minha irmã já conseguiu a cópia da certidão de nascimento do meu avo (Graças a Deus). Agora estamos buscando a do meu pai e a minha, ambos do Rio de Janeiro.
    Com relação a cópia reprográfica apostila, o que seria "reprográfica apostilada?". Liguei no cartório e me falaram que isso é somente uma certidão de nascimento "normal" com um carimbo alegando que ela é verdadeira. É isso mesmo? Tenho visto que é uma cópia do livro ondo foi feita a certidão. É isso mesmo?
    Resumindo então, preciso da certidão dele de inteiro teor com cópia reprográfica apostilada e uma minha com os mesmos moldes?
    E para finalizar por hoje (eu acho), posso mandar tudo de uma vez ou preciso fazer a do eu pai primeiro e depois a minha e da minha irmã e por último da minha esposa? Meu filho de 6 anos para fazer o registro dele em Portugal?

    Obrigado!
  • @Jorge Cardoso

    Certidão reprográfica é o xerox do livro onde foi feito o registro de nascimento
    A sua também reprográfica e apostilada
    Primeiro a do seu pai
    Depois a sua e da sua irmã
    Para fazer a da sua esposa,precisa transcrever o casamento antes de pedir a aquisição pelo casamento
    Se for transcrever o seu casamento(isso após a atribuição ser concluida),envie para Tondela a transcrição+atribuição do seu filho menor
  • @MariaNelida, então não posso mandar tudo junto em um mesmo envelope? Preciso primeiramente fazer a do meu pai para somente depois a minha e da minha irmã, certo? Pensei que já podia fazer tudo de uma vez, no mesmo envelope. Só mais uma dúvida, o que é "apostilada"? Os cartórios sabem o que é isso (ou deveriam saber)?
    Obrigado!
  • @Jorgecardoso não pode mandar todos os processos juntos, um de cada vez. Apostila de Haia é feita nos cartórios..eles sabem do que se trata.

    A Apostila de Haia (ou a Apostila de Convenção de Haia), nada mais é do que uma etiqueta emitida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que é colocado no documento como forma de certificar sua autenticidade pelo órgão do qual foi expedido para que assim seja válido no país requerido.
  • Muito obrigado @MariaNelida e @Vladpen.
  • Vamos lá agora. @Vladpen, a documentação já está resolvida. O que preciso fazer agora? Ví que meu pai precisa agora preencher um formulário. Onde encontro esse formulário e qual deles ele precisa preencher, existe o de naturalização e um outro (não entendo a diferença entre eles)?

    Obrigado!
  • @MariaNelida
    Pode ser qualquer cartório no Brasil? Precisa de mais alguma coisa como apostilamento neste documento?
    Obrigado!
  • @Jorge Cardoso

    Qualquer cartório.Se o seu pai já tiver firma aberta em algum,pode ser no que tem.Caso não tenha,abra uma firma em qualquer cartório que faça reconhecimento de firmas
    O 1 c não precisa apostilar,basta reconhecer a firma
  • Muito Obrigado @MariaNelida.
  • @MariaNelida, andei lendo algumas coisas aqui no forum e verifiquei em algum posto que não lembro, que precisa da cópia da CI apostilada do meu pai?
    1 - Hoje tenho a certidão de nascimento do meu avô (pai do meu pai), retirada diretamente em Portugal.
    2 - Tenho a certidão de nascimento do meu pai em cópia reprográfica apostilada.
    3 - Certidão de nascimento de inteiro teor (sem apostilamento) do meu pai.
    4 - Está sendo feito hoje o Modelo C1.
    Ainda preciso de mais alguma coisa?

    Obrigado!
  • @Jorge Cardoso

    A certidão inteiro teor digitalizada só é necessária se a reprográfica não estiver 100% legível

    Está faltando a cópia autenticada e apostilada do RG do seu pai com validade inferior a 10 anos
  • @MariaNelida, muito obrigado mais uma vez.
  • @MariaNelida, estou enviando meus documentos para atribuição para OVAR, a cópia do Passaporte pode ser autenticada ou tem que ser apostilada? Obrigada!


  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2018
    @MARGARETH1957

    Cópia autenticada e apostilada do passaporte que contenha a filiação(novos passaportes)
    Vi em outro tópico que o seu RG é de 2012,é isso?
    Se for,pode mandar a cópia autenticada e apostilada do seu RG que ainda está na validade
  • @MariaNelida Bom dia.

    Acredito que agora tenho todos os documentos necessários. Vou colocar aqui o que tenho:
    1 - Certidão de Nascimento Inteiro Teor (Sem apostilamento)
    2 - Certidão de Nascimento Inteiro Teor em cópia Reprográfica (Apostilada).
    3 - Assento de Nascimento do Pai do eu Pai retirada diretamente em Portugal.
    4 - Modelo C1 com firma reconhecida por Autenticidade.
    5 - Cópia da Carteira de Identidade com Validade inferior a 10 anos autenticada e apostilada.

    De posse destes documentos, quais os próximos passos e os valores que serão gastos?

    Obrigado pela ajuda?
  • @Jorge Cardoso

    Documentação OK
    Seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai?
    Que idade tinha seu pai quando foi registrado?
  • @MariaNelida

    Sim meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai.
    Ele foi registrado no dia seguinte ao seu nascimento.

  • @MariaNelida

    Na verdade, ele foi registrado 5 dias depois do seu nascimento.
  • Jorge CardosoJorge Cardoso Member
    editado February 2019
    @MariaNelida

    Vamos lá então para fechar.

    O endereço que vou mandar os documentos é:
    - Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    No destinatário, coloco somente "Arquivo Central de Porto", não devo colocar o nome de ninguém certo?

    O endereço para envio do Vale Postal:
    - IRN, IP (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Uma pequena dúvida aqui: Eu preciso escrever os dados de endereço, ou os correios fazem isso?
    Uma outra dúvida é com relação ao valor do envio. Um post acima, é falado em um valor de R$ 151,00 para envio da documentação por Sedex, mas no último post não fala nada, apenas uma tarifa de R$ 35,00 e mais 1,5% do valor da remessa.
    Sabe me dizer o tempo que a ACP está levando para concluir os processos?

    Muito obrigado!
  • @Jorge a tarifa para envio de documentos pelo Sedex EMS é de R$ 151,00. O valor do vale postal é acrescido uma taxa de serviço no valor médio de 50,00 reais.Vc tem que informar ao Correio os dados do endereço para onde vai enviar o vale postal e os documentos. O tempo de conclusão em ACP está em 4 meses.
  • @Vladpen

    Muito obrigado pelas informações.
  • DanteDante Member
    @ MariaNelida, uma dúvida.
    Você perguntou ao Jorge Cardoso: "Que idade tinha seu pai quando foi registrado?"
    Existe algum limite de data entre o nascimento e o registro efetivo?
    Obrigado.
  • @Dante

    Sendo o pai português o declarante, o filho deverá ter sido registrado na menoridade (até os 18 anos)
  • DanteDante Member
    @ Maria Nélida
    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.