Neta de Portugueses - Atribuição

Boa tarde,

Era bisneta de portugueses mas consegui fazer a cidadania da minha avó (filha dos portugueses) pelo Arquivo do Porto e agora preciso fazer a da minha mãe para então conseguir a minha. Preciso transcrever o casamento da minha avó que se casou aqui no Brasil? Se sim, posso enviar a transcrição junto com o processo da minha mãe? E qual a conservatória melhor indicada para isso? Obrigada!
«1

Comentários

  • @ChrisQuerino, faça primeiro a a transcrição de casamento da sua avó e depois a entrada no processo da sua mãe.Um processo de cada vez..Faça por Ponta Delgada.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • ChrisQuerinoChrisQuerino Member
    editado July 2018
    @Vlad Pen Nesse caso, a minha vó portuguesa quem foi a declarante do nascimento da minha mãe. Me informara que nesse caso não precisaria transcrever se fosse pelo ACP. confere?
  • @Chris apenas quando o português(homem) é o declarante q não necessita a transcrição de casamento em ACP.
  • @Vlad Pen. Nesse caso foi a mãe a declarante. Posso enviar o pedido de transcrição junto com o pedido de atribuição par a mesma conservatória? Ou devo enviar algum primeiro? Obrigada
  • @ChrisQuerino

    Faça a transcrição por Ponta Delgada e depois de concluída,faça a atribuição da sua mãe pelo ACP
  • @Vlad Muito obrigada!
  • @Vlad Desculpe novamente. Estou com o assento da minha avó para atribuir a minha mãe. No caso, a certidão da minha mãe foi declarada pela avó. preciso transcrever o casamento, mas não entendi os documentos que vi abaixo no fórum. Essa certidão de nascimento seria do marido? No caso pede o assento, mas minha mãe ainda não tem pois ainda não mandei nenhum documento pois devo transcrever primeiro. Esses documentos listados estão corretos?

    Documentos

    - certidão de casamento por inteiro teor com o sinal público e apostilada
    - certidão de nascimento por inteiro teor com o sinal público e apostilada do nubente brasileiro
    - assento de nascimento cópia simples ou o numero do assento
    - RG autenticado de quem vai pedir a transcrição
    - Taxa de 120 euros
    - Requerimento preenchido e assinado por autenticidade
  • @ChrisQuerino

    Essa lista de documentos são dos seus avós para transcrever o casamento
    Então o assento,é o da sua avó e não da sua mãe
  • @Maria Nélida No caso da minha avó, nao precisou transcrever pois quem declarou foi o pai português. Agora preciso tirar o da minha mãe pra depois o meu. Minha mãe quem declarou foi a minha avó ( que já tem a cidadania ) Então preciso transcrever o da minha mãe pra atribuir a ela, só nao entendi os documentos.
  • @Vlad Pen EU li aqui no forum que a atribuição vem depois que a pessoa passa a ser portuguesa. No caso, quero fazer a da minha mãe para então obter a minha. Minha vó já tem a cidadania ( nao precisou transcrever pelo pai ser o declarante). A certidão de nascimento da minha mãe foi a avó a declarante ( precisa transcrever). A dúvida é : eu tenho que transcrever primeiro o casamento da minha mãe mesmo ela não tendo a cidadania ainda? Ou faço a cidadania dela e depois transfiro o casamento? Estou confusa pelo que li no forum.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p13
  • @ChrisQuerino

    Primeiro a atribuição e depois a transcrição
    Mas pra fazer a atribuição da sua mãe,precisa transcrever o casamento da sua avó
  • @Maria Nélida No caso o casamento da minha avó não será preciso transcrever visto que o declarante foi o avô português e eu fiz a nacionalidade dela pelo ACP e já chegou certinho a 2 anos atrás.
  • @ChrisQuerino para atribuir sua mãe, vc precisa transcrever o casamento da sua avó e depois de concluido o processo dela, vai precisar transcrever o casamento para a sua atribuição.
  • @Vlad Pen No caso da minha avó não será preciso transcrever o casamento pois quem declarou ela na certidão foi o pai dela português. Por tudo que li no fórum, quando o pai português declara, não é preciso transcrever correto? Minha avó já está com a cidadania, quero prosseguir com a da minha mãe e preciso saber se transcrevo o da minha mãe primeiro ou faço a atribuição dela primeiro e depois transcrevo.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2018
    @ChrisQuerino

    Não foi necessário transcrever o casamento dos seus bisavós para fazer a atribuição da sua avó,pois o pai da sua avó foi o declarante
    Agora será necessário transcrever o casamento da sua avó para pedir a atribuição pra sua mãe
    Sempre que a nacionalidade é por parte da mulher que é a portuguesa,é necessário transcrever o casamento
  • @Maria Nélida Os meus bisavós são ambos portugueses nascidos e casados em Portugal não havendo necessidade de transcrição. Minha avó foi declarada pelo avô português e já está com a nacionalidade ( nesse caso por ter sido o pai dela quem declarou, não precisa de transcrição pelo ACP, e foi feito dessa forma e ela já esta com a nacionalidade portuguesa, pelo que vi no fórum não precisa transcrever caso o pai tenha sido o declarante). Agora ela precisa atribuir a minha mãe. Nesse caso, devo pedir a atribuição para a minha mãe e depois transcrever o casamento da minha mãe ( que no caso que declarou foi minha avó ). Peço primeiro a atribuição da minha mãe e depois a transcrição? Essa é minha dúvida. Obrigada!
  • editado September 2018
    @ChrisQuerino...

    Como o @Vlad Pen e a @Maria Nélida já explicaram acima...Quando o **português em Questão**...(AQUELE DE QUEM **PUXAMOS** A NACIONALIDADE PORTUGUESA)...É uma mulher...É obrigatório que se proceda à Transcrição do Casamento em Portugal...ANTES de dar entrada no processo de Atribuição dos filhos dessa PORTUGUESA...

    Se o Português em questão na sua família fosse o Pai da sua Mãe...(NÃO A MÃE DE SUA MÃE)...E ele tivesse declarado o nascimento da sua Mãe na menoridade não seria necessário fazer a Transcrição do casamento...A mesma coisa acontece com sua Mãe...
    Se seu Pai fosse Português e sua Mãe Brasileira...E seu pai fosse o declarante de seu nascimento na sua menoridade...Não seria necessária a Transcrição do casamento de seus Pais...

    Sendo assim...

    Para sua Avó poder transmitir a Nacionalidade Portuguesa para sua Mãe...Ela...(Sua Avó)...Primeiro terá que ter o casamento transcrito em Portugal...Feita a Transcrição...Pode dar início ao processo de Atribuição de sua Mãe...
    Tendo sido concluído o processo de Atribuição de sua Mãe...Terá que fazer a Transcrição de Casamento de sua Mãe...E só então você poderá iniciar seu processo de Atribuição
  • @Nilton Hessel Eu estava entendendo o contrário, achei que pelo bisavô ter declarado a avó não fosse necessário transcrever. Mas nesse caso vai puxar a atribuiçao da avó e por ela ser mulher é necessário. Agora entendi...poxa que pena :( Muito obrigada pelo esclarecimento.
  • @Maria Nélida Obrigada! Desculpe eu não me atentei a parte onde você diz que quando parte da mulher deve fazer a transcrição.
  • @NiltonHessel obrigado pela explicações mais detalhadas.
  • De nada @Vlad Pen...
    Na medida do possível...Vamos nos ajudando por aqui...
  • Obrigada,@Nilton Hessel
  • Eu ainda tenho dúvida (ou medo). Portugueses nativos (avô e avó) casados no Brasil é preciso a certidão de casamento deles? Se precisar é necessário ser transcrita? O pedido de cidadania será pelo avô José Maria.
    Obrigada e desculpem por minha apreensão.
  • @Deneise quando ambos são portugueses é obrigatória a transcrição de casamento.
  • Obrigada @Vlad Pen. Eu na verdade já enviei os documentos MENOS a certidão de casamento porque não sabíamos onde casaram. Fiz uma busca completa em todos os cartórios existentes na época em SP e nada. Por um acaso essa semana encontramos no cartório do Brás (isso pq paguei uma busca completa hein). Enfim, agora quero me precaver porque se pedirem precisarei enviar, e pelo que entendi, terei 20 dias para isso.
  • @Deneise,

    A questão é que terá que transcrever o casamento deles. Não é apenas enviar a certidão como anexo ao processo de nacionalidade.

    O processo que vc deu entrada cairá em exigência.

    Vá providenciando a transcrição. Envie o mais rápido possível para Ponta Delgada junto com os assentos de nascimento deles e o requerimento de transcrição.
  • @Marcia oi. A certidão de casamento deve ser de inteiro teor e apostilada certo? O assento de nascimento deles só em Portugal porque enviei o original que é anterior a 1911. Sei que será correria, pois encontrei a certidão de casamento essa semana apenas. Obrigada por responder.
  • Estou com uma dívida do preenchimento de transcrição. Vou transcrever o casamento da minha avó ( já cidadã portuguesa) porém o marido brasileiro já é falecido, deixo em branco os dados de endereço habitual? No campo declarantes somente minha vó pode assinar ou minha mãe pode assinar como filha? Se um dia nubentes estrangeirosz seria minha avó que já tem cidadania?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.