Quem tem cidadania portuguesa pode ser deportado no aeroporto ?

Sou casada e tenho uma filha com meu marido, eu e minha filha temos a cidadania portuguesa, cartao cidadao e passaporte portugues, meu marido ainda nao tem a cidadania, vamos para portugal final do ano, corremos o risco de sermos deportado ao chegar na imigraçao em portugal ?, quem tem cidadania corre algum risco ?, e conjugue de cidadao portugues corre o risco ?
«1

Comentários

  • @Daniellaldr,

    claro que não. Sendo cidadã portuguesa, tem todo o direito de entrar em seu país quando bem quiser.
    O cônjuge pode entrar junto com vc, e sua filha, saindo da fila de imigração.

    Contudo, pode ser que seja pedida a passagem de volta para seu marido (aconteceu com algumas pessoas, principalmente os mais jovens).
  • @Danielladr como disse a @Marcia ..vc agora é uma cidadã portuguesa.Não pode ser deportada em hipótese alguma.
  • @Vlad Pen, @Marcia, minha sogra mora em portugal, ela pode enviar uma carta convite para meu marido convidando a ficarmos na casa dela ?, ou temos que demonstrar que estamos a turismo ?, sendo que estamos indo definitivamente, oque devo fazer ?, oque devo falar na imigraçao ?, estou preocupada poos vi que muitos brasileiros estao sendo deportado ao chegar em portugal, minha sogra pode pedir reagrupameNto familiar para meu marido ?, dando direito a ele de um visto de residencia?,
  • @Daniellaldr,

    Sim, pode enviar até por email. Isso é interessante.

    O cartão de residência só pode ser pedido em Portugal. Assim, sua sogra não pode pedi-lo antes. Além do mais, pela sua sogra, seu marido não poderia pedir está residência, a não ser em situações bem diferentes da que estão.

    Não se preocupe. Ele poderá entrar com a família em Portugal. Imprima este convite de sua sogra, compre passagem de ida e volta para eles (para vc e sua filha, não precisa) e faça seguro viagem. Como eu disse, para alguns, esta passagem de retorno está sendo exigida.

    E leve sua certidão de casamento portuguesa.
  • @Marcia
    Estou indo para Portugal a passeio em julho. Meu marido e filha terão o cartão cidadão e passaporte português, eu só o passaporte brasileiro (não tenho cidadania portuguesa). Estamos com passagem de volta, vamos ficar em hotel e teremos o seguro saúde. Minha dúvida é: podemos os três pegar a fila menor, de cidadãos europeus, ou eu tenho que pegar a fila da imigração? De lá, vamos também para a França.
  • @Marcia entao quando eu for, eu e minha filha nao precisamos de passagem de volta, meu marido sim, vou levar nossa certidao de casamento portuguesa comigo, e a carta convite para ficarmos na casa da minha sogra, e oque eu falo quando estiver passando pela imigraçao ?, falo que estou indo a passeio ou estou indo morar ?, e meu marido ?,tem que falar oque ?, temos que ter mais algum documento ou comprovante ?, consigo legalizar meu esposo la depois que chegarmos para ele morar legalmente no pais ?, desculpa tanta pergunta, mas é que estou com medo de dar algo errado.
  • editado June 2018
    @Marcia E se não tiver passagem de volta? Pois vamos para morar em definitivo, no nosso processo final para que isso ocorra. Minha transcrição de casamento deve ser finalizada por PD essa semana. No caso, eu sou português (dupla cidadania) e minha esposa brasileira.
  • @Yuri o pedido de passagem de volta para cidadão portugueses depende do oficial de imigração.Como vc já é português creio não haver problemas..mesmo sua esposa sendo ainda brasileira.
    @Solange, creio que vcs 3 (marido, vc e os filhos) podem passar pela fila de cidadãos da União Européia.
  • @Vlad Pen obrigado pelo retorno. É isso mesmo que tenho lido.. vamos sem passagem de volta.
  • @Daniellaldr,

    pode falar a verdade, ou seja, que estão indo morar.
    Pode dizer que vão ficar um tempinho com a sogra, até acharem um lugar ara arrendar.
    Seu marido deverá agendar no SEF da área que vcs ficarem, para solicitar o cartão de residência.
  • Para Brasileiros estão pedindo a passagem de volta já aqui no embarque no Brasil. Para Portugueses, Apresente o passaporte Português no balcão de check in, o Brasileiro na policia federal e quando chegar em Portugal mostre o Português. Ninguém vai perguntar nada para o português porque ele esta entrando em seu pais.
  • @João Carlos Antunes Serrano,

    sim, obrigada.
    Adicionalmente, o cidadão português nem precisa apresentar o passaporte português para entrar como nacional. Aceitam a apresentação do cartão de cidadão.
  • @João Carlos Antunes Serrano Os relator que tenho visto, quando o cônjuge português está junto as CIAs não estão criando muito caso quanto a passagem de volta. No final do ano conto minha experiência pra vocês, quando irei em definitivo e somente com passagem de ida (eu e minha esposa, com casamento transcrito).
  • @João me tire uma duvida...eu e meus filhos podemos ir apenas com passaporte portugues e cartao cidadão, e apresentar na policia federal o rg e o passaporte portugues?!
    Não temos o passaporte brasileiro. Estamos indo morar .
  • @amandacorreia para saída do Brasil, recomendado passaporte brasileiro, se não vai ter que preencher um monte de fichas de estrangeiro na hora do embarque (chegue com bastante antecedência se for o caso).
  • editado June 2018
    @amandacorreia fiz essa pergunta na imigração do Aeroporto e me disseram q vc pode sim sair com o Passaporte portugues , mas vai ter q apresentar o RG informando q está saindo do Brasil.Não sei se tem q preencher alguma ficha.
  • @Daniellaldr, outra coisa que sua sogra pode fazer, é solicitar um documento na junta de freguesias da freguesia onde ela mora, indicando a morada e que hospedará vocês (seu marido é filho dela) até que encontrem casa. Existe uma taxa a ser paga. Cada Junta decide o preço a depender do tipo do pedido.
    Se for fazer algo deste tipo, faça pouco antes da viagem, pois estes documentos valem pouco tempo.
  • DaniellaldrDaniellaldr Member
    editado June 2018
    @caiodib, entendi, meu marido esta indo para trabalhar no restaurante da minha sogra, a mae do meu marido tem um restaurante e ele vai trabalhar la, como pizzaiolo, sera que isso ajuda ?
  • @Yuri obrigado vou me informar melhor a respeito. Obrigado.
    @Vlad vi comentários na net que poderia sair com pep e apresentar rg , não li nada a respeito de preencher ficha..irei me informar .obrigado
  • Uma dúvida:
    Na família somos 5: eu, esposa, filho, filha e minha sogra...
    Eu já sou português e o resto da família está com a nacionalidade portuguesa em andamento, MENOS minha sogra que não tem direito..
    Quando formos à Portugal (a turismo), eu, esposa, filho e filha teremos passaportes portugueses, já minha sogra terá o passaporte brasileiro...
    Ela é uma pessoa muito humilde e tenho receio que ela se embarace com o oficial de imigração, pois ela não sabe de nada da viagem...
    No caso, nós todos, inclusive os que têm passaporte português podemos entrar na fila de turistas não portugueses, ou minha sogra, mesmo sendo brasileira, pode entrar junto conosco na fila de turistas portugueses e fazer a imigração ?? ou ela fará na fila de estrangeiros e nós na fila de portugueses ???
  • @sergio_loureiro Se eu fosse você, diria a verdade aos policiais antes de ir pra fila e pediria para tentar ir junto com ela pela fila dos "brasileiros". E diria na imigração a verdade quanto a finalidade da viagem, se forem pra morar afirmaria que assim que entrar no país irá pedir reagrupamento familiar da sua sogra (não sei se pode para sogra, você precisa ler um pouco mais sobre essa possibilidade. Para comprovação desse reagrupamento (se for possível) leve comprovantes de subsistência (saldo bancário, imposto de renda e etc). Boa sorte na sua viagem!
  • @Daniellaldr, se for assim, pode haver uma contratação por parte dela, e seu marido pede visto de trabalho no Consulado, e já entra em Portugal com visto. Veja as implicações disso com ela.
  • Olá a todos.
    No momento da viagem estarei apenas com meu assento e transcrição de casamento. Nesse caso, eu posso viajar somente com passagem de ida e minha família ida e volta? Entraremos na fila de turistas? O cartão cidadão eu darei entrada em Portugal.
  • @André Abraão com casamento transcrito (mesmo caso que o meu) irei só com a passagem de ida (eu e minha esposa). Quanto a fila, acredito que todos possam ir para a fila dos europeus em virtude da sua nacionalidade.
  • Só experiência da minha nora, casada com meu filho que é português. Ela viajou sozinha em maio para Portugal, via Marrocos. Levou certidão de casamento brasileira apostilhada (ainda não transcreveram o casamento em Portugal), meu filho fez carta convite, ela tinha passagem ida e volta, seguro etc... Na imigração no Porto perguntaram o que ela ia fazer em Portugal, ela disse que ia encontrar o marido português. Perguntaram se ela era realmente casada com ele, ela disse que sim, e quis mostrar a certidão de casamento O agente disse que não precisava, só perguntou qual endereço que ela ia ficar, carimbou o passaporte e mais nada. Não pediu carta convite, passagem de volta, seguro, nada, nem quis ver a certidão de casamento. Outro amigo, itaiano que reisde tambem em POrtugal, mandou carta convite por email para a esposa brasileira. Ele foi sozinha, na imigração tambem perguntaram o motivo da viagem, ela falou que o marido italiano morava em POrtugal, pediram só para ver a carta convite que ela tinha para ver o endereço e não pediram mais nada. Mas depende de cada atendente. Porém, tem uma lei do SEF que garante a entrada me Portugal de familiares de cidadões europeus.
  • @TeresaFarias17 excelente relato! Mas acredito que quem for casado com português, vai entrar sem problemas, sem passagem de volta.
  • Bom dia @Yuri Santos, poderia dar o seu relato de como foi na saída do Brasil e em Portugal ? O que foi solicitado afinal ? Estou indo com minha esposa na mesma situação. Muito obrigado
  • @JoaoCarlosFreitas super tranquilo.. Saí do Brasil com o passaporte brasileiro e entrei aqui com o português. Minha esposa veio do meu lado na fila dos europeus e não pediram nada (seguro viagem e etc) e ela estava sem passagem de volta
  • olá pessoal, boa noite.
    Vou deixar aqui a minha experiencia.
    Cheguei a Portugal no dia 16/4, com passaporte português e cartão cidadão, filho com o assento português do Civil Online e esposa com a transcrição de casamento do Civil Online .

    Viemos obviamente sem passagens de volta e sem seguro viagem.

    Passamos pela fila de cidadãos europeus e fomos muito bem recebidos pela agente do SEF que não nos fez nenhuma pergunta, apenas conferiu a minha documentação, carimbou o passaporte brasileiro do filho e esposa e
    quando falei que a visita ao SEF dela já estava agendada disse que isso realmente era importante não esquecer.

    Aproveito para agradecer a ajuda que este fórum nos deu, pois todos os processos foram feitos por nós com base em muitas informações aqui veiculadas e sobretudo ao Vlad Pen que sempre esteve disposto a responder as várias dúvidas que surgiram durante o processo.

    Agora só falta o processo de aquisição de cidadania pelo casamento da esposa, que já está em andamento.

    Vou continuar acessando o fórum para sanar dúvidas que eventualmente possam surgir, e também, quem sabe possa ajudar com a experiencia adquirida.

    grande abraço a todos.
  • @Luizzmatos obrigado pelas considerações e boa sorte aí em Portugal.
Esta discussão está fechada.