necessidade de transcrição

2

Comentários

  • @RafFCunha vai precisar transcrever o casamento dos bisavós e o nome nas certidão de casamento tem q coincider com os nomes q constam nas certidões de nascimento.
  • Dúvidas:
    Sou brasileiro e consegui a nacionalidade portuguesa, por atribuição agora em março/18.. já estou com cartão cidadão e passaporte portugueses.
    Pretendo transcrever minha certidão de casamento (feito no Brasil) e nacionalizar minha esposa.
    1- No caso, basta que eu transcreva a certidão de casamento para ela se tornar portuguesa ou tenho que fazer alguma outra coisa ??
    2- Se tiver que fazer algo além de transcrever o casamento, esse procedimento pode ser dado entrada junto com a transcrição ?? pode ser feito na mesma conservatória do casamento ??
    3- Qual a melhor conservatória para transcrever em termos de prazo ??
    Desde já agradeço a gentileza das respostas....
  • editado July 2018
    @sergioloureiro para a aquisição de nacionalidade para sua esposa é necessário dar entrada no processo exclusivamente na CRC de Lisboa.Tem transcrever seu casamento em Portugal antes.O pgto pode ser feito via cartão de crédito.Tem q ter 5 anos de casado ( sem filhos) e 3 anos com filhos em comum já nacionalizados portugueses.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
  • bom dia, tentei enviar documentos para transcricao do meu casamento(brasileira) casada com cidadao portugues por atribuicao,( mae portuguesa)enviei para açores mas retornou pq o correio nao enviou o pagamento corretamente . agora tenho uma amiga que mora em lisboa . ela poderia levar os documentos e resolver pessoalmente em lisboa? Precisa de procuraçao? qual conservatoria? Ja pode pedir nacionalidade para nossos filhos? obrigada urgente ela vai agora dia 10 julho
  • @AndreaLopes..precisa sim de procuração.Em Lisboa nào é recomendado nenhum lugar dar entrada em processos.Para transcrição de casamento e atribuição de menores simultâneos recomendamos Tondela.
  • Tranquilo pessoal?

    Se alguém puder me ajudar serei grato.
    Minha bisavó é portuguesa e casou no Brasil e fiz o processo de transcrição do casamento dela. Agora estou finalizando o processo de tirar a cidadania da minha avó e a dúvida é a seguinte: tenho que fazer a transcrição do casamento da minha avó também, mesmo meu avô sendo falecido?

    Obrigado galera.
  • @mateusBH depois da conclusão do processo da sua avó tb vai ser necessária a transcrição de casamento dela.
  • Boa noite, pessoal
    Li alguns alguns tópicos aqui do fórum mas ainda tenho muitas dúvidas sobre como proceder.
    Vou a Portugal em alguns meses em férias e decidi dar entrada pessoalmente no pedido de cidadania por atribuição de minha mãe que é filha de portugueses, através de procuração. Para depois solicitar a minha.

    Meus avós vieram jovens de Portugal e casaram-se aqui no Brasil.

    Já localizei através do arquivo do Tombo o registro de Batismo dos dois. O do meu avô é de Porto e o da minha avó é de Aveiro. Os dois são falecidos.

    No fórum já vi que é necessário, fazer a transcrição de casamento deles realizado no Brasil para o assento dele em Portugal.

    Já estamos providenciando todos os documentos que seriam necessários, para não deixar nada pendente.

    Minhas dúvidas são:


    - Como vou estar alguns dias em cada cidade nesta ordem:( Lisboa, Coimbra, Porto, Lisboa), o que vcs me aconselham fazer primeiro e onde devo dar entrada para que se tiver sorte e indo aos locais certos, em 24 dias eu possa conseguir finalizar o pedido de atribuição.


    - É necessário ter a cópia do assento ou eu posso fazer a transcrição do casamento somente informando os dados que consegui achar no arquivo do Tombo?( O registro de Batismo do meu avô é de 1903).



    - O formulário 1C deve ser assinado por minha mãe com firma reconhecida e apostilado, ou quem assina sou eu?( Lembrando que eu vou dar entrada no processo por procuração).


    Agradeço, desde já se alguém puder me orientar diante dessa situação. Vi que em algumas discussões dependendo do lugar, exige-se ou não determinados documentos e isso me deixou um pouco confuso.




  • editado July 2018
    @SergioLuiz... primeiro terá que fazer a transcrição de casamento dos avós.Vc tem 2 opções..4a Crc do Porto ou Amarante. Depois da conclusão da transcrição, vc pode dar entrada no processo de nacionalidade da sua mãe no ACP do Porto.Para transcrição de casamento vc precisa de um cópia do assento de nascimento dos seus avós e a certidão de casamento.De qualquer forma, para atribuição da sua mãe vc precisará do assento original certificado.O formulário 1C é vc quem assina como procurador.
  • @Vlad Pen grato pelo retorno.

    Onde consigo a cópia do assento, pode ser em qualquer CRC? Será que dá para retirar no mesmo dia presencialmente? Se pedir ele já vem certificado?



  • @Sergio depende da data de nascimento. Se os assentos estiverem informatizados vc pode pedir pelo civilonline ou do contrário vai ter q pedir uma cópia do assento certificado na conservatória ou no arquivo distrital na região onde os portugueses nasceram.Normalmente assentos após 1911 ja se encontram informatizados.
  • @Vlad a data de nascimento do meu avô é 1903, então pelo que entendi devo procurar no arquivo distrital ou nas conservatória para obter uma cópia do assento ok. Será que eles me entregam no mesmo dia ou há prazo? Sabe quanto tempo?
  • @Sergio é entregue no mesmo dia se o pedido for feito pessoalmente
  • Ola Boa Noite. Minha avo era portuguesa ja falecida, meu avo era brasileiro, meu pai ja falecido era brasileiro, meus avos casaram no Brasil. Meu avo foi o declarante do nascimento do meu pai, preciso fazer a transcrição do casamento dos meus avos?
  • @DeniseMelo no seu caso o processo será atribuição de nacionalidade para netos e é obrigatória a transcrição de casamento e tb comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa. Veja nesse tópico :

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
  • @Denise Mello

    Como seu pai faleceu sem obter a nacionalidade,vc poderá fazer como neta,mas terá que comprovar laços efetivos
    Sim,precisa transcrever o casamento dos seus avós

    Veja aqui algumas explicações


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8126/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ainda-nao-enviou-a-documentacao/p1


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p1
  • Caros, estou com uma dúvida, um amigo acabou de ter o processo de nacionalidade por atribuição concluído. A situação é a seguinte:
    1- ele foi casado, divorciou-se e sem filhos.
    2- Vivia em união estável e teve dois filhos, enquanto ainda estava em união estável. Depois casou-se.
    Eles pretendem morar em Portugal e gostaria de saber se é possível transcrever apenas o segundo casamento? Haja vista que não tem filhos do primeiro casamento.
    Isso seria possível ou deve realmente transcrever o primeiro, fazer o divórcio e só depois transcrever o segundo casamento?
  • Bom dia, gente!

    Tenho uma dúvida que imagino que vocês saibam tirar.

    Eu nao entendi direito como funciona a transcriçao, no sentido de ter que enviar alguma coisa com os documentos para obtençao da cidadania. Minha situaçao é a seguinte: meu bisavô era português; meu primo iniciou o processo de atribuiçao do avô dele, entao já fez a transcriçao do casamento. Para eu conseguir atribuiçao do meu vô nao preciso fazer mais nada a respeito, certo? Mas preciso enviar alguma coisa (que prove que já está transcrito, ou só as certidoes de nascimento, etc.)?

    Obrigada desde já!
  • @moniqueoliveira3, ele pode fazer direto a atribuição dos filhos sem transcrever nenhum dos casamentos se fizer pela conservatória ACP.Para pedir a aquisição de nacionalidade para a esposa aí sim ele terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal e transcrever o segundo casamento.
  • @NataliaMedeiros se vc tiver um cópia da transcrição de casamento dos bisavós,envie junto com o documentos para o processo de atribuição.
  • @Vlad Pen, tem problema se eu nao tiver?
  • @NataliaMedeiros, se a transcrição ja foi feita , sem problemas, mas se quiser , pode pedir uma cópia pelo civilonline.
  • @Vlad Pen

    Ah, que bom! Uma preocupaçao a menos, entao! Porque ele fez a transcriçao com certeza!

    Muito obrigada!
  • Boa noite,

    Por onde anda melhor fazer a transcrição de casamento atualmente ? Tondela ou Ponta Delgada?
  • @RafaFCunha

    Ponta Delgada
  • Muito obrigado @Vlad Pen
  • SamSam Member
    Bom dia, uma ajuda por favor. Já tenho a cidadania e agora gostaria de fazer o processo de transcrição do meu casamento atual, ambos fomos casados e somos divorciados, casamos jabfazem 4 anos. Qual a orientação neste caso? Ambos temos nossas certidões de divórcio averbadas no Brasil.
  • @Sam
    Para transcrever o casamento atual,terá que transcrever o primeiro casamento,homologar o divórcio em Portugal atraves de um advogado de lá e,depois,transcrever o segundo casamento
  • SamSam Member
    @Maria Nelida
    Obrigada pela resposta
  • @ Vlad Pen , boa noite

    Vc mencionou acima que eu precisaria da cópia dos assentos dos meus avós, para realizar a transcrição do casamento deles que aconteceu aqui no Brasil ok. minha dúvida é a seguinte:


    Será que posso pedir a cópia simples do assento da minha avó e a cópia original do assento do meu avô?
    ( já que para dar entrada no processo de cidadania de minha mãe, pelo que entendi, somente a cópia original do assento do meu avô é suficiente, visto que ele foi o declarante do nascimento da minha mãe aqui no Brasil)

    Outra dúvida: minha mãe agora é viúva, o fato dela ter mudado o nome por conta do casamento interfere em alguma coisa?





Entre ou Registre-se para fazer um comentário.