O que seria uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ? Alguém pode me citar uma ?

Bom dia ,
Pesquisando sobre a comprovação dos laços efetivos , pré-requisito necessário para a obtenção da cidadania portuguesa para netos de portugueses , me deparei com este artigo , publicado na internet no site www.publico.pt ( https://www.publico.pt/2017/02/23/sociedade/noticia/nacionalidade-mais-facil-para-paises-onde-se-fala-portugues-sugere-governo-1763004 )
O artigo aborda a seguinte sugestão de comprovação dos laços efetivos :
Residência ou ligação a comunidade histórica portuguesa no estrangeiro
Segue trecho extraído da página em questão :
"Os cidadãos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe terão, assim, de acordo com este diploma, mais vantagens no processo não só porque dispensam a prova de conhecimento da língua portuguesa, que é um dos requisitos para a naturalização, como porque um dos factores que provam a ligação à comunidade nacional é justamente o facto de terem a nacionalidade de um país de língua oficial portuguesa.
Essa análise da ligação à comunidade é uma exigência dos pedidos de nacionalidade de netos de portugueses nascidos no estrangeiro que também deve ser tida em conta pela Conservatória dos Registos Centrais na avaliação das oposições à aquisição da nacionalidade, lê-se no diploma. Segundo a proposta, esta entidade “deve presumir que existe ligação efectiva à comunidade nacional quando o declarante seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e aí resida há mais de cinco anos”. "
Portanto faço as seguintes perguntas aos membros do Fórum :
O Brasil é uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ?
Se não o é , saberiam me dar um exemplo de comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ?
Note que a sugestão da comprovação de laços efetivos , dada pelas autoridades portuguesas , é a de residência em comunidade histórica . Penso que deva se tratar de uma cidade , estado ou país , não se tratando de associação ou clube .
Grato pela atenção de todos
«1

Comentários

  • @fraga o Brasil não é uma comunidade histórica portuguesa.
  • O Brasil como um todo pode não ser considerado pela Conservatória dos Registros Centrais uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro, mas é inegável que muitas cidades brasileiras são. Exemplo: Florianópolis (açorianos), Salvador, São Luis do Maranhão e o Rio de Janeiro que foi capital de Portugal entre 1808 e 1821. Basta abir os livros de história.
  • ))A cidade de Santos creio q seja uma comunidade.
  • No Brasil não existe comunidade histórica portuguesa infelizmente.
  • @VLAD EL Newark nos Estados Unidos é considerada por Portugal comunidade histórica.
  • editado June 2018
    @VLAD EL não é o q nos consideramos comunidade histórica no exterior q vale..é o q Portugal considera.As leis sobre nacionalidade portuguesa são eles q fazem e não nós.
  • @VLAD EL,

    Realmente, tb fico bastante triste quando não vejo o Brasil, especialmente o Rio como comunidade portuguesa.

    No Rio, além de ter a maior população portuguesa do país, existem tantos clubes portugueses, que nos perdemos. É um despropósito. Acredito que isso seja revisto um dia.

    Por enquanto, como disse o @Vlad Pen, nos resta aguardar.
  • @vlad el

    Muito bons seus comentários, concordo plenamente.

    Sobre a condição do Rio ser considerado uma comunidade histórica portuguesa, selecionei esses dois artigos (dentre muitos outros que devem existir) que falam do papel da cidade, na cultura portuguesa:

    file:///C:/Users/roberto/Downloads/As%20comunidades%20portuguesas%20no%20Brasil%20no%20presente%20(4).pdf

    http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204430/4101442/sao_sebast_rj_terras_fatos.pdf

    (Este segundo texto foi extraído do próprio website da Prefeitura do Rio).

    Acho que poderíamos iniciar um movimento aqui no Forum, através da Prefeitura do Rio, ou da CPLP, ou ambos para que o Rio de Janeiro seja reconhecido como uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro.

    Não sei qual deputado(s) representam a comunidade portuguesa no Congresso Brasileiro, mas acho que também poderia ser um caminho.


  • @Roberto Chamoun,

    este espaço não pode ser usado para iniciar o movimento que deseja.
    Solicito que use outro ambiente.

    Obrigada!
  • @Márcia

    Me desculpe!!
  • O que eu li (não me lembro onde) é que o bairro de IRONBOUND, em Newark, era considerado uma comunidade:

    https://www.nytimes.com/1995/10/06/arts/a-portuguese-village-in-newark.html

    Agora vai saber os critérios...
  • Se reconhecerem o Rio, deverão reconhecer Santos, Sena o não vejo sentido.
  • Boa noite! Creio que se trate de nomenclatura. Rio de Janeiro e Santos (citadas aqui), são cidades.
    COMUNIDADE é comumente considerada uma unidade social que compartilham algo em comum, como normas, valores, identidade e lugar em que estão situadas em uma determinada área geográfica ou não, podendo estar localizada em aldeias, bairros, cidades ou espalhadas pelo globo.
    Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.
  • Os argumentos de VLAD EL são contundentes e, querendo Portugal ou não, irrefutáveis. Poder-se-ia estender o rótulo a Petrópolis e Teresópolis de forma igualmente fácil.

    A mim soa estranho afirmações de que "isso pode" ou "isso não pode", sem apresentação de evidências concretas. Afinal, sou médico e cientista. Assim, gostaria que o senhor(a) @VLAD PEN apresentasse provas ou evidências do que ele proclama. Pedido razoável, não?
  • @Leonardo Cordeiro, não sou o @Vlad Pen mas posso te responder facilmente essa questão. Comunidade histórica portuguesa, o termo foi definido mas não está especificado os critérios para um local ser considerado como uma. É puramente de caráter subjetivo considerar ou não um determinado local como comunidade histórica. Questionados sobre quais seriam as comunidades históricas a resposta foi que APENAS Newark - EUA é considerada comunidade histórica. Como a interpretação do que é comunidade histórica é subjetiva e, quem determina se é considerado comunidade histórica ou não são os participantes deste fórum, não adianta ficar querendo "evidências concretas" e que a moderação "apresentasse provas ou evidências do que ele proclama".
    No final do processo quem assina favoravelmente ou não não é a equipe do fórum e sim o conservador que, até este momento, temos a informação que o entendimento é de que APENAS Newark é comunidade histórica. Pode ser que esse entendimento mude, pode. Também pode ser que não...

    Uma ultima consideração, esse tipo de comentário exigindo que "apresentasse provas ou evidências do que ele proclama." me parece um tanto quanto agressivo e poderia muito bem ter sido posto de outra maneira, já que você não é uma pessoa sem instrução, pois diz que "Afinal, sou médico e cientista", de uma lida nas regras do fórum http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11670/regras-deste-forum#latest para não extrapolar o aceitável.
  • marcioms00marcioms00 Member
    editado January 2019
    Leonardo, o que o Vlad pensa ou deixa de pensar de nada importa. Não cabe a ele a decisão final dos processos de cidadania. É uma questão totalmente subjetiva que não está escrita na Lei.
  • editado January 2019
    @marcioms00 poderia explicar melhor o q vc quis dizer com com o q eu penso ou deixo de pensar de nada importa.É a mim q vc estava se referindo ou ao outro @VLAD EL.
  • editado January 2019
    SR @Leonardo eu nao tenho q provar nada aqui no fórum. Digo q o Brasil não é uma comunidade histórica portuguesa pq isso ja foi questionado e respondido junto aos oficiais de registro do IRN. O que o Sr. acha ou deixa de achar sobre o que é ou não comunidade histórica portuguesa não lhe cabe decidir e sim o IRN ( Instituto de Registos e Notariados) e o Governo Português.O tom da sua indagação não me agradou.Como o @DanielHenriques ja comentou, leia as regras do fórum antes de fazer qualquer comentário infeliz.
  • O que eu quis dizer é que não depende dos membros aqui do fórum as decisões em Portugal. Em um primeiro pensei que fosse o Vlad Pen mas na verdade estava se referindo ao Vlad EL
  • se filiar a uma associação portuguesa no brasil, ou troca de emails com os ancestrais que ficaram em portugal serve como prova de vinculo??
  • @aurok2 se você participar ativamente por 5 anos
  • Senhores,

    Por acaso teríamos já alguma novidade, advindas de processos de cidadania de netos já concedido com base no Decreto-Lei n.º 71/2017, sobre o que os Conservadores portugueses estão considerando como "Comunidade Portuguesa no Estrangeiro"? Melhorando a pergunta: mudou o entendimento?
  • @Roberto o Brasil não é considerada comunidade portuguesa estrangeira.
  • Vou dar minha interpretação aqui: a diferença entre Newark e qualquer outra cidade do Brasil é simples. Newark possuiu pessoas dentro de uma comunidade que se organizaram e batalharam para reconhecer a comunidade como portuguesa. Coisa que a maioria aqui no Brasil não quer fazer e não vai fazer - porque da muito trabalho.
    Moro aqui no EUA e é diferente. As pessoas se organizam, trabalham juntas, vão atrás e lutam muito pelo benefício de todos sem necessariamente esperar nada em troca.
    Em Newark, fala-se português então o idioma não significa muito. As pessoas de Newark conseguiram que o consulado português fosse lá e não em NYC como todos os outros países. Isso porque são ativos. Eles também conseguiram que o governo Americano reconhecesse o idioma POrtuguês para créditos em universidades. Hoje o descendente pode fazer uma prova oficial e obter reconhecimento como Segundo idioma. Eles também mantém radio e jornal em português (pensa no desafio de manter isso em um país onde ninguém fala o idioma). Existe aula de português para as crianças, enfim, é um grupo muito engajado e que batalhou contra todas as forças externas para conservar sua cultura.

    Eu amo o Brasil mas nós não batalhamos quase nada para conservar a cultura. Nós simplesmente vivemos do jeito que é, caso algo seja perdido, fica por isso mesmo. A maioria das pessoas não batalhou para honrar esse reconhecimento de comunidade - pelo contrário, deixamos um museu inteiro queimar. Os portugueses que conheço choraram de tristeza...e não podemos culpar o governo - o governo é reflexo do povo pois foram eleitos.

    Se quiserem entender o que é uma comunidade no estrangeiro, sugiro que visitem pomerode em SC. É muito lindo ver as pessoas mantendo sua cultura alemã, tradições, idiomas, mesmo quando todos ao redor só falam português! Acho que é isso que faz um lugar ser reconhecido e outro não ser reconhecido...o esforço da comunidade.
  • @projeto bigode
    Verdade!! Eu, pessoalmente, tentei contato neste sentido com a vereadora Teresa Berger, que representa a comunidade portuguesa aqui no RJ e não obtive retorno. Não sei se minha mensagem não chegou a suas mãos por qualquer motivo, mas o fato é que a cidade do Rio, assim como muitas outras pelo Brasil, são de fato "comunidades históricas portuguesas no estrangeiro, mas hesitam em buscar este reconhecimento de direito. Ainda há tempo. Fica a pergunta caro @ projeto bigode: Como foi solicitado pela comunidade de Newark, NJ, USA este reconhecimento pelo governo português?
  • Rubens CardiaRubens Cardia Member
    editado May 2019
    A resposta do @vladpen sobre as questões de interpretação da lei por parte dos portugueses demonstram muito mais conhecimento do modo de pensar lusitano que dos brasileiros. Os Lusos não são adeptos do jeitinho e são nada maleáveis quanto à variação de interpretação, ou seja seguem o que está escrito preto no branco - certo é certo, errado é errado e não tem meio termo. Não adianta tentarmos empurrar algo que pensamos ser aceito em uma grande margem de erro que isso não funciona. Ou tenho o solicitado ou não tenho. Por mais que o Brasil tenha sido colonia e reino unido à Portugal, isso não significa comunidade histórica portuguesa, pois temos também diversos outros imigrantes à povoar as cidades. Bauru, cidade onde nasci, tem uma grande quantidade de imigrantes e descendentes portugueses, bairros com nomes análogos à regiões de Portugal, mas isso não significa que pelo simples fato de nascer e morar em Bauru você tenha contato com a comunidade portuguesa, vai precisar provar que realmente faz parte desta comunidade, no caso do processo de meu pai, anexamos documentos comprobatórios que ele nasceu em um hospital português, casou e frequentou durante anos associação portuguesa na cidade, teve filho nascido em hospital português, etc, ou seja é demonstrar que faz parte de uma comunidade lusa no exterior.
  • @Rubens Cárdia Concordo, porém existem cidades que realmente tem que ser consideradas comunidades, a exemplo a única cidade que realmente deveria ser considerada comunidade é o Rio de Janeiro, 80% dos imigrantes do Rio eram portugueses, foi capital de Portugal e só a cidade do Rio concentra METADE dos portugueses presentes no país. Então, realmente, o Brasil não é considerado comunidade portuguesa e concordo, cidades como São Paulo tiveram imigrações fortes de italianos e outros imigrantes, mas o Rio é sim uma comunidade histórica portuguesa e tem que ser reconhecido. Estima-se que 80% da população fluminense seja de descendentes de portugueses, o Rio já foi Capital de Portugal, recebeu a família real portuguesa e o sotaque carioca é comprovadamente o que mais de aproxima do Português falado em Portugal no Brasil. Não estou puxando sardinha para o Rio, mas contra fatos não há argumentos, apenas falta ser reconhecida como comunidade.
  • Não sei porque a vereadora Teresa Bergher não quis comprar essa briga de tentar o reconhecimento do Rio como comunidade histórica portuguesa com a gente. Acho talvez, que o Consul português no Rio pudesse ajudar mostrando o caminho para tal reconhecimento.....
  • @Roberto Chamoun Não adianta, já mandei e-mail pro consulado e eles dizem que não cabem a eles. Mandei email para o diretor das comunidades portuguesas e eles remeteram pro consulado, é um labirinto sem fim. O mais fácil seria através dessa vereadora, alguém daqui tem que buscar esse reconhecimento, não adianta mandar pra A ou B.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.