Transcrição de casamento

Ola sou nova por aqui gente,
solicitei orçamento em duas firmas mas acontece que sai muiiito caro... e vi em 2 vídeos no you tube falando bem do fórum e que a maioria das pessoas fazem sozinhas achei um máximo... gostaria da ajuda de vcs.
Meu avó é o português no caso, meu processo será por atribuição minha mae ira fazer a cidadania para eu poder fazer e assim sucessivamente. Minha dúvida é... Meu avô casou com minha avó aqui no Brasil e nao comunicou a Portugal preciso fazer a averbação de casamento... só que minha avo era Italiana ai fica a duvida! QUAIS OS DOCUMENTOS? estou perdida... no consulado ninguém me explica direito.... alguém que passou por isso pode me ajudar? ele tambem faleceu aqui e tenho certeza que a nona nao comunicou portugal!
obrigada
Natassha D`Arienzo Rebello

Comentários

  • Averbacao de casamento de portugues com italiano casado no brasil! qual a docum,entacao correta?
  • editado March 2018
    Fuja das firmas de consultoria. É plenamente possível você fazer os procedimentos por conta própria!

    Seu avô é português e sua avó não.
    Seu avô foi o declarante da sua mãe/seu pai? O registro foi feito antes de 1 ano de idade? Se foi, faça o pedido atribuição de nacionalidade da sua mãe/pai pelo Arquivo Central do Porto, que eles aceitam fazer nesse caso sem transcrição de casamento. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Caso contrário aí precisa transcrever, vai ter que mandar tradução juramentada do assento de nascimento da sua avó....
  • natassha kinsk, Você precisa da certidão de nascimento italiana da sua avó, da certidão de casamento brasileira deles, além da certidão de nascimento do seu avô ou o número dela, caso já esteja informatizada, para conseguir efetuar a transcrição do casamento.
  • Bom dia! Qual a melhor conservatória para transcrição de casamento atualmente?
  • Se a documentação estiver toda completa, Ponta Delgada.
  • Boa tarde.Tambem só nova por aqui.Tenho lido e relido os tópicos e comentários.Vou tentar eu mesma fazer o processo.Um amigo enviou me a cópia da certidao on line mas consta erro no nascimento de minha mãe .Ela nasceu em 17 de novembro de 1931 mas está constando dia 07 de novembro de 1931.Ela era de Ovar..Como proceder?Tenho que fazer a transcrição do casamento.Muito Obrigado.
  • jhmelman:
    você pode me explicar melhor? não conhecia esta informação e estou com esperanças...
    obrigada
  • @natassha kinsk
    Que informação? Que dá pra fazer diretamente e enviando pra Portugal ou que pode não ser necessário transcrever o casamento?
    De qualquer forma, um primeiro passo, caso ainda não tenha feito: peça a certidão de nascimento da sua mãe no cartório onde ela foi registrada. Lá vai dizer se foi seu avô português que a registrou e quantos anos ela tinha.
    Se já tiver feito isso, diga em que ponto você está (já tem todos os documentos, falta algum, etc).
  • @MariaCristina creio q essa diferença na data de nascimento não será problema.
  • Vlad recebi a certidão de casamento é está com a data correta correta 17 de novembro.Voce aconselha fazer a atribuição em Ovar ( local do nascimento dela)ou Ponta Delgada? Muito Obrigado!
  • Olá pessoal, boa tarde. Por favor eu queria esclarecer uma dúvida, se alguém puder me ajudar eu ficaria muito agradecida. A certidão de casamento da minha mãe portuguesa aqui no Brasil, consta no verso da certidão uma averbação de desquite. Vocês acham que se eu fizer a transcrição de casamento lá em Portugal haverá algum problema?
  • Boa tarde,

    Tenho duas dúvidas:
    - no processo de transcrição de casamento, vou ter que esperar chegar a certidão de nascimento da minha mãe ( atribuição, do meu avô) ou já posso enviar para ponta delgada quando sair o número do assento?

    As certidões de inteiro teor, tanto de casamento quanto de nascimento, devem ser reprograficas e autenticadas?

    Ou apenas de inteiro teor apostilada?

    Sou grata!!

    Atenciosamente,

    Rebeka
  • @gcarolinagobbo,

    Não terá problemas com essa averbação do divorcio,porém o estado civil da sua mãe em Portugal será como casada.Caso ela um dia queira ir morar lá ou até mesmo casar em Portugal,terá que homologar o divorcio em Portugal
  • @Rebekavarandas,

    Pode enviar assim que sair a atribuição.Basta informar o numero do assento

    Para transcrição de casamento,certidão de inteiro teor apostilada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.