O meu orkut antigo foi excluído.

O meu orkut antigo que voltei a usar neste feriado depois de muitos anos, para pegar informações aqui, foi excluído.
Hj de manhã qdo tentei entrar não consegui. Já enviei e-mail pedindo o restabelecimento, mas até agora nada.
Então criei esse novo orkut, pedi participação na comunidade e ao entrar vi  q o tópico q havia criado tb sumiu.

Comentários

  • Anotei tudinho!
    Primeiramente vou fazer uma nova RG, pq a minha é antiga do tempo do IFP. Em seguida tirar a certidão de Inteiro teor, reconhecer as firmas, legalizar no Consulado e Itamaraty para enviar.
    No dia q eu enviar para a CRC, volto aq para contar e assim acompanhar o prazo q levou até a concretização do pedido da nacionalidade por atribuição.
    Muito obrigada pela grande ajuda!
    Eu entrei aq totalmente as cegas e vcs clarearam muito TUDO!
    Cordiais saudações aos amigos brasileiros agora tb de d'além mar!!!
  • Regina,

                  Enviar para CRC, não. Enviar para o ACP, correto?

                  Quanto a identidade não acredito que a sua seja mais antiga do que a minha. A não ser que a assinatura seja diferente não vejo necessidade de tirar uma nova.

  • Lembre do formulario 1C com firma reconhecida por AUTENTICIDADE no cartorio.
    E como diz o Guilherme, envie para o Porto, pois alem dos seus avos serem dai, os processos sao mais rapidos.
  • Guilherme...hahaha...eu achava q a CRC fazia parte do Arquivo Central do Porto/Instituto dos Registos e do Notariado (Rua Visc. de Setubal, 328 no Porto) e agora q eu entendi que são orgãos distintos.Valeu a observação!
    Qto a identidade...a minha RG ainda é do tempo do antigo Instituto Félix Pacheco , com data de emissão de ""1982""!!! Vééééia D+!!!
    Eu tenho q tirar mesmo outra, pq se eu quisesse por exemplo  viajar para algum país da America do Sul, teria q ter uma RG com a validade mais recente.Daí, vou aproveitar o embalo burocrático e fazer logo outra pelo DETRAN/RJ.

    E Denise...anotei o passo a passo aqui e nele consta essa observação, de reconhecer a firma por autenticidade presencialmente. 
    Percebi, q esses pequenos detalhes, qdo  feitos da forma correta, agilizam o andamento do processo, que vcs repassam por pura amabilidade e cortesia.Deus os abençoem sempre!Obrigada mais uma vez! 
  • Seu caso é parecido com o meu: meu pai português nascido em Portugal foi o declarante da minha certidão. Nem precisa transcrever o casamento dos pais. Vc já conseguiu o número do assento?
    Minha identidade tb é do IFP e de 1983 e não teve problemas.
    A ceridão de inteiro teor tem que ir primeiro no Itamaraty (não precisa agendar  é grátis) e depois no Consulado (tem que se cadastrar no site do consulado, pagar e agendar).

    Lino Pereira - 04/05/2013
    E-mail enviado ao Sr. Mario Vales, do Arquivo
    Central do Porto:
    Prezado Sr. Mário Vales,
    Conforme informado no e-mail anterior, sou filho de português, meu pai
    nasceu em Portugal(assento de nascimento nº XXXX/XXXX da Conservatória de
    XXXXXXX) e foi declarante do meu registro de nascimento no Brasil.
    Considerando isto, seria a documentação relacionada abaixo suficiente para
    dar início ao processo de atribuição de nacionalidade?
    - Certidão do registro de nascimento de COPIA INTEGRAL do interessado,
    devidamente legalizada por Agente Diplomático Brasileiro e pelo Consulado
    Português;
    - Cópia certificada do Documento de Identificação brasileiro, devidamente
    legalizada pelo Consulado Português (nesse caso específico, não sei se o
    Passaporte seria mais apropriado);
    - Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa (formulário
    ‘Impresso –Modelo 1C’ obtido na página do IRN) preenchida e assinada pelo
    interessado, devidamente legalizada pelo Consulado Português;
    - Cópia do Vale Postal com o pagamento do emolumento no valor
    de 175€.
    Gostou?
      Citar
     Lino Pereira
    Lino Pereira - 04/05/2013
    Resposta do Sr. Mario Vales:
    Bom dia, Lino Pereira
    O documento de identificação não tem que passar
    pelo Consulado, basta pelo Cartório que tirar a cópia, de preferência
    do documento de identidade e não o passaporte. 
    O impresso modelo 1C a assinatura só precisa ser
    reconhecido presencialmente em Cartório.
    Não necessita mandar nenhum comprovativo do Vale, o
    processo dá entrada quando o Vale for recebido.
    Quanto ao resto está tudo certo.
    Mário Vales
    Escriturário
    Arquivo Central do Porto
    Instituto dos Registos e do Notariado
    mario.m.ferreira@irn.mj.pt
    mvalesferreira@sapo.pt
    arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
    telefone 225573846 - Voip 737776

  • Lino...
    Vou tirar outra RG, pq a minha assinatura não é mais a mesma há anos...daí acerto isso tb.
    Qto ao nº de assento, eu consegui com minha mãe uma fotocópia tirada em 1993, dos registros de nascimento dos meus pais. E nele consta o nº de assento e ano. Tenho q perguntar ao Srº Mário (inclusive enviando esses documentos escaneados), se há necessidade de providenciar novas certidões de nascimento de cópia integral dos meus pais ou no caso, somente do meu pai q é o declarante na minha certidão de nascimento.
    Ainda essa semana vou no cartório q fui registrada, solicitar a minha certidão de inteiro Teor, contendo a assinatura do oficial do registro (tabelião) q assina a certidão, para depois ir no Itamaraty (gratuito)e no Consulado (pagando e agendando com uma anteced. mínima de 3 dias).
    No envelope, tb segue uma cópia da RG autenticada no cartório e o formulário 1C preenchimento e assinado presencialmente por autenticidade.
    Nos correios tenho q pagar uma taxa de 175 euros, através de vale postal, chamado dinheiro certo, enviando como SEDEX MUNDI.
    Foi dessa forma q compreendi as informações recebidas e lidas aq na comunidade.Estou certa?
    E agora me diz...A sua cidadania saiu em qto tempo após enviar todos os documentos?Vc já tirou o CC e o passaporte?
    Saudações!
  • Está tudo certinho.
    É muito possível que o Sr. Mario nao lhe peca a certidao do seu pai, porque, como lhe disse, eles tem um sistema informatico integrado e podem ver as certidoes com o numero de assento e data que voce proporcionara.
    Boa Sorte.
  • Eu enviei toda documentação em 14/05/2013 e virei português em 04/06/2013.


  • Para o seu caso da nacionalidade não precisa da assinatura atualizada do RG. Nem quando posteriormente for tirar o CC e passaporte pois vc terá que assinar (digitalizado) no consulado. Este documentos tb devem ser agendados e pagos pelo site do consulado RJ. E demora 1mês.
  •  A volta dos que "ainda" não foram...Olha eu aqui com sinal
    de dúvidas!!!!

    Hj peguei no cartório a minha Certidão de Inteiro Teor  com a firma reconhecida e agora ao entrar no
    site do Consulado daqui do RJ, para pagar a legalização da certidão, entre as
    opções oferecidas (entregando no mesmo dia), fiquei na dúvida se a opção
    correta é esta:


    “””Legalizacao de
    Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Entrega no mesmo dia-Com
    Agendamento””” 

    No valor de R$52,46


    Se for mesmo esta a opção correta, após o prazo de72 hs
    do pagamento, eu  já posso ir direto ao
    Itamaraty e ao Consulado?

    E outra dúvida: Também  tenho que levar para o Itamaraty e posteriormente
    para o Consulado o Formulário 1C devidamente preenchido e assinado por autenticidade
    ou não é necessário?

    Por hj é só TUDO isso de dúvidas!

    Mais uma vez, obrigada!

     

  • Os valores, prazos e forma de fazer as coisas no consulado no Rio eu desconheco. Em SP custa R$ 85.00 por cada, mas faz-se por correio.
    Voce tem que levar somente sua certidao primeiro ao Itamaraty e depois ao consulado. Se voce assinou e reconheceu a firma do 1C no cartorio por AUTENTICIDADE, nao precisa legaliza-lo no consulado.
  • Regina,
                   o boleto é esse mesmo.
  • O serviço que tenho que fazer no Consulado é esse: "Reconhecimento de
    assinatura do Notário entregue direto no Consulado"? 

    Se for o valor daqui do RJ é R$ 52,46.

    Conforme esta lista em PDF: 

    file:///C:/Users/Wal/Desktop/ConsuladoPortugalServicos.pdf 

  • Valeu Denise e Guilherme! 
    Agora eu tenho q agendar ou posso ir diretamente ao Consulado após 72h do boleto pago?
  • Ok...ok!
    Fui agora lá no site do Consulado, mas como ainda não acusou o pagamento, não liberaram o agendamento. 
    Então, acredito que só na próxima semana conseguirei fazer isso.
    Valeu e um bom fim de semana a todos!
  • Enfim... hoje efetuei o envio de toda a documentação abaixo relacionada:

     - Certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida do tabelião q assinou: R$115,00

    - Legalização no Itamaraty: gratuita

    - Legalização no consulado: R$ 52,46

    - 02 cópias dos registros de nascimento dos meus pais portugueses: R$0,40

    - Cópia autenticada do RG: R$5,90

    - Assinatura presencial com reconhecimento por autenticidade no cartório do formulário 1C: R$5,90 

    - Vale postal € 175(R$557,22) + taxas (R$43,36): R$ 600,58

    - Envio por EMS com o  peso de 0,064g: R$ 60,00

    * Valor de gastos final: 840,24

  • Tentei enviar a documentação via
    sedex mundi, mas fui informada através do gerente da agência central dos
    correios, q o serviço está temporariamente suspenso, sem data prevista para o
    retorno, por estar passando internamente por um período de reformulações. Assim
    sendo, decidi enviar via EMS.

    E para não fugir a regra, tenho como
    dúvida saber agora, de que forma serei
    informada se o pedido da cidadania foi deferido?

    Mais uma vez obrigada e logo q eu
    receba alguma resposta, voltarei  na comunidade para compartilhar
    a informação com vcs.

    Um abração a todos!

  • Regina, 
                  primeiro vc precisa acompanhar a chegada dos documentos no ACP através do site do correios BR e depois no correio português (mais detalhado) - www.ctt.pt
     
                  Quando fiz a minha, recebi um email com a cópia digitalizada da certidão que chegou dias depois pelo correio.
  • Regina,
    Se voce mandou para o Porto em umas poucas semanas terá a resposta.
    Se mandou para Lisboa depois de um mes da chegada dos papeis la voce pode escrever um correio eletronico perguntando sobre o numero de processo e com esse numero poderá acompanhar por telefone a evolucao, caso esteja demorando muito.
  • Então...Enviei na terça-feira passada (dia 27) toda a documentação para o ACP (A/C Sr Mario Vales) e agora ao olhar o site dos correios indicado pelo Guilherme, vi q o meu envelope ainda está na fiscalização aduaneira de Lisboa, para depois seguir para o Porto.
    Mais uma vez obrigada!Até breve!!!!Bjão! 
  • A minha documentação chegou no ACP no dia 03. Hoje o meu nome é ansiedade...
  • Se todos os documentos estiverem certinhos logo logo tera uma resposta positiva.
  • Na quinta-feira passada enviei um e-mail para o Sr. Mário, solicitando informações sobre o andamento da análise do meu processo por atribuição, mas até agora não obtive nenhuma resposta.
    Achei estranho, pois antes de enviar a minha documentação, enviei dois e-mails com dúvidas e em 24h ele retornou.
    É assim mesmo?Existe uma outra forma de obter notícias?
  • Hoje consegui falar via skype com o Sr Mário e ele disse q o meu processo foi registrado no dia 11 e q a princípio não existia nenhuma observação negativa no processo, que seguiu para a Conservatória ou Conservadora (não entendi direito essa palavra por causa do sotaque) e disse q se algo estiver errado, eles enviam um e-mail explicando a situação, caso contrário se tudo estiver ok, irei receber em minha residencia uma certidão portuguesa, mas para aguardar pq no momento a demanda está grande.

    Se tudo estiver certinho, qdo eu receber a minha certidão portuguesa, quero solicitar  a nacionalidade por atribuição para a minha filha, que é maior de idade e solteira.
    Então, agora a minha outra dúvida é: 

    1 - Sou divorciada, então qual seria o próximo passo? Terei que transcrever o casamento/divorcio ou não?
    2 - Se eu tiver q fazer a transcrição, eu posso enviar toda a documentação da minha filha junto com o meu pedido de transcrição do casamento/divórcio? 
    3 - Existe algum formulário especifico para o pedido de transcrição de casamento/divórcio? 
    4  - E por fim, envio ambas documentações para a ACP ou para a 4a CRC?
    Mais uma vez obrigada!
  • Regina, receberá sua certidão de nascimento como solteira e em qualquer lugar que ler ou perguntar, será informada da obrigatoriedade (manter o estado civil atualizado) ou seja, transcrever o seu casamento e divorcio, para emitir o cartão de cidadão, porém, te aconselho a ligar para o consulado de Portugal de sua área e perguntar se não pode fazer o Cartão de Cidadão antes de fazer a transcrição, pois está com pressa por algum motivo, tipo tirar o passaporte para ir a Portugal. Mas, para passar a nacionalidade de sua filha acho que não terá jeito, terá mesmo que fazer as transcrições antes! Boa sorte!
  • Regina,
    O problema com o divorcio é que ele deve ser homologado em Portugal e para isso é necessário advogado lá. Dizem que os custos sao um pouco elevados.
    Seria bom que voce pesquisasse aqui casos similares ao seu ou talvez alguem que tenha essa experiencia possa lhe dar informacoes.
    Os documentos da sua filha deverao ser enviados à Conservatoria dos Registos Centrais em Lisboa. No guia de ajuda aparece o endereco.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.