Sendo filho de português como conseguir

Olá, tenho muitas dúvidas. Meu sogro é filho de português, como ele faz pra conseguir essa cidadania, temos todos documentos do pai dele português, acredito só que não tenha certidão de nascimento e sim de casamento com brasileira aqui no Brasil, o pai dele português já é falecido, porém sua esposa ainda não, mas ele como filho não sabe por onde começar, onde enviar os documentos, qual o site, que local, estamos bem perdidos, se alguém puder nos ajudar, muito obrigada.

Comentários

• @juu_moonteiro

Meu sogro é filho de português, como ele faz pra conseguir essa cidadania, temos todos documentos do pai dele português

Siga o guia fornecido pela colega acima. Alguns comentários complementando a resposta dela:

acredito só que não tenha certidão de nascimento e sim de casamento com brasileira aqui no Brasil

Vai precisar pedir pelo civil online a certidão de nascimento portuguesa do pai dele. A de casamento no Brasil não serve. Para pedir é só seguir o seguinte guia, tem um custo de 10€ e geralmente é disponibilizada em até 2 dias úteis: Como solicitar certidões pelo civilonline

o pai dele português já é falecido, porém sua esposa ainda não

Para o pedido de nacionalidade do seu marido não faz diferença se o pai português está vivo ou falecido. Junte os documentos conforme aquele guia, leia ele com atenção. Tem detalhes ali que se passar batido pode ser a diferença entre o processo ser aprovado na primeira ou ficar anos indo e voltando por conta de documentos errados e detalhes que não foram verificados.

Tendo os documentos em mãos, pague a taxa, preencha o formulário, coloque tudo num envelope e mande por correio para o endereço indicado lá. Aquela conservatória é a mais indicada e geralmente conclui um processo de filho em até um ano e meio.

Caso tenham dúvidas, perguntem. É mais simples do que parece, mas requer que seja feito com cuidado e atenção.

Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.