Próximo passo após processo concluido

Olá, pessoal! Tudo bem?

Realizei o processo de cidadania portuguesa da minha avó, que era filha de português. O processo foi concluído e me enviaram o registro dela por e-mail.

Agora fiquei com algumas dúvidas sobre os próximos passos.

1. Preciso fazer algum procedimento com a cidadania dela antes de iniciar o processo do meu pai? Por exemplo, é necessário registrar a minha avó no Consulado Português, fazer algum cadastro ou transcrição de casamento, ou, tendo o registro português dela emitido, já posso partir diretamente para o processo do meu pai?

2. Sobre o casamento dela: minha avó se casou com meu avô aqui no Brasil. Preciso fazer a transcrição/averbação desse casamento em Portugal antes de dar entrada no processo do meu pai ou posso fazer o processo dele diretamente?

3. Sobre o registro que recebi: a Conservatória me enviou o registro dela por e-mail. Posso simplesmente imprimir esse documento e anexá-lo ao processo do meu pai ou preciso solicitar uma certidão/registro pelo Civil Online?

Se alguém já passou por essa situação e puder me orientar sobre a ordem correta dos procedimentos, agradeço muito!

Comentários

• editado September 22

@joaovitorcostadias

Respondendo:

3 - Basta imprimir o arquivo que lhe enviaram.

2 - Você deve solicitar ao Consulado Português da sua região a transcrição do casamento com seu avô. Serviço, normalmente, pode ser pedido pelo correio,basta verificar as instruções no site do Consulado.

1 - Deve aguardar a transcrição do casamento, para somente após, dar entrada no processo do seu avô.

Fique atento pois, se vc der entrada no cartão de cidadão da sua avó antes da transcrição do casamento, o nome dela sairá como o de solteira. E só busque o agendamento do CC no Consulado 20 dias após a emissão do Assento de Nascimento.

Há informações aí no Fórum de que o Consulado do Rio aceita processos de todo o país e costuma ser bem ágil.

• @joaovitorcostadias

O filho da sua avó nasceu em que ano?

Foi ela quem foi ao cartório registrar o nascimento desse filho com menos de um ano de idade?

A sua avó mudou de nome ao casar-se?

• 1- se o objetivo da cidadania da sua avó era somente passar a cidadania para os descendentes, ela não precisa fazer mais nada.

2- você muito provavelmente vai precisar transcrever o casamento para pedir do seu pai. As perguntas que a @carlasimone fez permitem saber isso com certeza. Precisando, mande para o consulado do RJ que faz por Correios para o Brasil inteiro e leva menos de 2 semanas.

3- esse é o assento. Se pedir no Civilonline vai receber um exatamente igual.

@acard08 onde obteve essa informação de ter que esperar 20 dias para tirar o CC? Todos os processos da minha família vieram com a frase "Pode solicitar o Cartão de Cidadão desde já!" no e-mail.

• @SergioM Essa informação aparece no site do Consulado Rio, vou tentar achar novamente e posto aqui. Se é como vc disse, melhor ainda.

• @carlasimone nasceu em 1980

Na verdade foi o meu avô pai do meu pai, e minha avó aparece na certidão de nascimento dele com sobrenome de casada já, então vou ter que fazer a averbação do casamento dela mesmo antes de inciiar o processo de meu pai, correto?

Ela mudou de nome sim, acrecentou sobrenome.

• @SergioM O objetivo era passar só a nacionalidade dela mesmo, para o meu pai e depois do meu pai para mim.

O de Santos sabe se faz rapido também, tinha ouvid falar dele no ano passado quando estava pesquisando, vou ver o que precisa para transcrever o casamento dela agora.

E para fazer essas próximas etapas preciso tirar algum documen to de minha avó no consulado ou registrar ela no consulado de SP?

• @acard08

Entendo essa frase como um prazo para obrigatoriedade, ou seja, a partir do vigésimo dia o cidadão já tem que ter o cartão.

@joaovitorcostadias

Teoricamente não precisa transcrever, mas é prudente fazê-lo. A questão não é nem o nome, é comprovar a perfilhação.

Existem uma série de coisas que ela deve fazer, como transcrever o casamento e tirar o cartão de cidadão, mas que se ela não fizer não muda absolutamente nada pra vida dela aqui no Brasil.

Santos está levando algo entre 1 e 3 meses, se não me engano. Mas pode mandar pro RJ, a única diferença é que vai gastar um apostilamento a mais.

• @SergioM Provavelmente, vc está certo, mas é estranho darem um prazo nesse sentido para algo que depende de disponibilidade de agendamento.

• @acard08

Pois é, fui até buscar em outras fontes. No site do IRN está assim:

O Cartão de Cidadão é obrigatório para todos os Cidadãos portugueses, que vivam em Portugal ou no estrangeiro, a partir dos 20 dias de idade ou que precisem de utilizar algum serviço público.

Em Portugal é mole, mas no exterior é quase impossível cumprir isso mesmo.

• @SergioMdeoliveira boa tarde! Apenas a título de informação, levei meu pai no consulado do Rio para tirar o cartão cidadão, fomos no dia 8 desse mês, não pedi urgência para o cartão e acabou de chegar na minha casa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.