Buscar parentes em Portugal

Olá, pessoal. Tudo bem?

Me chamo Maria Eduarda e meu avô, ainda vivo, é português. Ele nasceu em Barcelos, mas me contou que viveu em Minho. Gostaria de tentar identificar minha família. Vocês sabem como ajudar?

Nome do meu avô: José Manual da Silva Rodrigues - Nascido em 09/10/1947

Nome dos pais: Jose de Sousa Rodrigues e Maria Silvina Gomes da Silva.

Obrigada!

Comentários

• @Eduardarodrigues0412

Pergunte a ele se frequentava algum clube, onde estudou, etc., e entre em contato com essas instituições ou entre em grupos do Facebook para tentar buscar conhecidos. Também presumo que ele ainda tenha algum parente vivo ou deve se lembrar do endereço onde nasceu e viveu. Tente entrar em contato com ele por telefone, rede social ou correspondência.

• editado September 9

@Eduardarodrigues0412 Seus bisavós desembarcaram no Brasil, em 17/06/1951, vindos no navio Mouzinho que saiu de Lisboa, mas a última residência teria sido no Porto. Foram para a Rua do Ouvidor 97, no centro do Rio de janeiro. Consta que seu bisavô era alfaiate. Ver registros 223 a 228 abaixo. Com o casal vieram os filhos Celestino, José (seu avô com 3 anos), Vitor e Antônio, este último com 1 mês de idade.

https://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OL/0/RPV/PRJ/37981/BR_RJANRIO_OL_0_RPV_PRJ_37981_d0001de0001.pdf

Na ficha de qualificação consular de sua bisavó, Maria Silvina, consta que nasceu em Barcelos, em 16/06/1924, sendo filha de Antônio Luiz da Silva e Maria Gomes da Silva e tendo como profissão costureira.

https://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OL/0/FCN/RTE/029509027/BR_RJANRIO_OL_0_FCN_RTE_029509027_d0001de0001.pdf

Se vc quiser tentar obter a certidão de nascimento dela pode pedir pelo civil online ao custo de 10 euros. A dificuldade é que só sabemos que era do Concelho de Barcelos, mas não sabemos a freguesia. Pode colocar isso nas observações.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Seus bisavós se casaram em 1943 em Barcelos. Se quiser arriscar pedir a certidão, a data seria 1/7/43 (livro 1, registro 248) ou 1/8/43 (livro 1, registro 246). Existe uma incoerência no índice de casamentos, pois aparecem números diferentes ao lado de cada um dos nomes.

• @Nairolasai, nossa! Muito obrigada pela paciência e cuidado com as infomações, está tudo correto!

Poderia me tirar mais duas duvidas?

Tem alguma forma de eu conseguir identificar outros parentes que ainda morem em Portugal?

O outro ponto é que queria saber se para o processo de dupla cidadania precisaria da certidão de casamento deles ou apenas a de nascimento da minha bisavó (Maria Silvina) seria possível?

Consegue me mandar a ficha de qualificação consular do meu bisavô também (Jose de Souza Rodrigues)?

• Olá, pra eu saber sobre famíliares da parte do meu avô em Portugal, é possível ter nomes no assento de batismo?. É, meu avô nasceu em Valadares, no ano de 1890 e foi batizado em Porto, o que acredito que Valadares seja a freguesia em Gaia, os pais do meu avô é Joaquina Rodrigues da Rocha e João da Silva Rocha. Meu avô veio para o Brasil entre 1906 ou 1907, ele veio para Belém -Pará, ficou residindo em Icoaraci, na época se chamava Vila Pinheiro, aqui meu avôs casou-se e constituiu família, eu como neta, tenho o interesse de saber sobre os familiares, como primos etc.., é saber a história dos familiares dele. Agradeço a atenção.

• @Líllianrocha66 faltou colocar o nome do seu avô. Informe tb nome da esposa, filhos, irmãos, tudo que souber.

• @Nairolasai, tem alguma forma de buscar patentes?

• @Eduardarodrigues0412 O Fórum aqui é mais voltado para obtenção de cidadania portuguesa. Para busca de parentes vc pode seguir as sugestões da colega @carlasimone acima.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.