Duvida mudança para Portugal

editado September 12 em Outros assuntos

Boa noite pessoal. Venho aqui mais uma vez pedir ajuda. Estou de mudança para Portugal dia 18/10/2026. Recentemente conclui meu todo meu processo (cidadania, transcrição de casamento, cartão cidadão e passaporte), e estou indo com meus filhos e esposa apenas com passaporte e identificação brasileira. Eu ainda não dei entrada na cidadania dos meus filhos pois tiveram erros nos documentos e só agora consegui corrigir, pois eles nasceram em outro estado. Ou seja eles vão ir sem a cidadania. Minha duvida é, comprei passagens somente se ida, eu estou com todos meus docs português ok, e eles com o brasileiro, corro algum risco de serem barrados de entrar? Seria obrigatório a passagem de volta? Eu andei vendo sobre isso, me inteirei que poderia ser sem a passagem de volta e estava tudo ok, mais em uma conversa com amigos me disseram que não, que precisa que a chance de dar errado é grande. Se alguém puder me tirar essa duvida, agradeço muito.

Comentários

• editado September 12

@Igorfernandes

Pode ir tranquilo. Não se barra português entrando em Portugal e também não se separam famílias.

Eles só pedem passagem de volta se o motivo alegado da viagem for turismo. Dirija-se ao balcão para cidadãos europeus, apresente vc os passaportes de todos e quando o oficial da imigração perguntar o motivo da viagem, não fique dando voltas, diga diretamente: estou de mudança com minha família para Portugal. Você é português e sua família por ser brasileira não precisa de visto prévio para entrada. Provavelmente será feita coleta de biometria deles (procedimento normal para entrada de não europeus no espaço Schengen) e em seguida liberados.

Estando lá, regularize a papelada o mais rápido possível. Peça os cartões de residência na AIMA e em paralelo a cidadania.

Dito isso, cada um sabe onde seu calo está apertando, mas eu teria adiado os planos da mudança até ter a cidadania dos filhos resolvida. A da esposa realmente os prazos estão muito longos então a única opção realmente viável é ela ir como brasileira, pedir cartão de residente e tocar a cidadania em paralelo.

• @ecoutinho obrigado! A cidadania dos meus filhos vão ser enviadas essa semana, não tem custo, pois são gemeos de 9 anos, ou sejá, processo para menor. Eu queria ter enviado muito antes, mais tive dificuldades com a documentação deles. Sobre a mudança, também dependiam de vários fatores, um deles é que minha esposa é funcionária pública e precisava de liberação e isso foi feito agora e só tem um ano de licença. E sobre a pergunta da passagem de volta, perguntei porque me disseram que a companhia aérea "barra" de embarcar ainda no Brasil, porque ficam com medo de multas e represálias do país de destino, e isso me deixou preocupado, por isso essa pergunta tão em cima ds hora, tão proximo dá viagem, porque pra mim, como estudei tudo antes está tudo certo, eles vão entrar e de pronto iremos a AIMA fazemos o pedido de residencia para familiar ",nuclear" de cidadão da união europeia. Eu também não tenho problema em comprar passagens de volta, mas achei que não era necessário, e assim fiz, e acho que se algo desse tipo acontecer ( a companhia aérea querer implicar), consigo fazer isso em minutos antes do voo.

• editado September 12

@Igorfernandes

Não faria sentido algum gastar dinheiro com passagem de volta que nunca seria usada. Há o risco de ter sim alguma perturbação por conta do funcionáruo do balcão, por falta de informação ou falta de treinamento criar caso. A cia aérea é responsável pelo custo de retorno caso ela deixe chegar na Europa uma pessoa que não tenha o direito de entrar, por conta disso os funcionários do checkin tendem a ser mais realistas que o rei.

Não é o caso de vcs, sua família tem o direito de ir e entrar com vc mesmo sem bilhete de retorno e outros requisitos normais para turistas, portanto se o funcionário criar caso eu te recomendo estar com toda documentação à mão para argumentar e se for o caso pedir para falar com o superior. No dia chegue no aeroporto com bastante antecedência e vá fazer o checkin e despacho de malas imediatamente para vc ter um colchão de tempo sobrando caso precise gastar tempo argumentando no balcão.

• @ecoutinho obrigado novamente! Farei isso, após chegar irei informar aqui se foi tudo ok, e provavelmente será.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.