Dúvida para aquisição de nacionalidade PT

Boa noite a todos!

Estou querendo começar um processo de aquisição de nacionalidade portuguesa que chegue até mim, minha esposa e filhos. Meu avô é filho de portugueses e possui assento de nascimento português(nasceu no Brasil, mas fez a nacionalidade originária).

Pelo que li, a melhor estratégia é pegar a nacionalidade da minha mãe primeiro e depois a minha, correto ?

Poderiam me informar se o caminho está correto?

quais documentos minha mãe precisa? estou perguntando porque vi que todo ano eles alteram alguma coisa.

eu já possuo o assento de nascimento do meu avô e a certidão da minha mãe está com averbação de alteração do nome em decorrência do casamento(meu pai já faleceu, mas ela continuou com o nome de casada).

obrigado desde já!

Comentários

• O caminho é esse mesmo. Primeiro sua mãe pede como filha, depois você faz o mesmo.

Siga o guia do fórum que não tem erro:

Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C

• bom dia, tenho uma dúvida. minha mãe foi casada e alterou o nome, irei mandar a certidão de casamento junto. essa certidão também precisa de apostilamento e autenticação?

e, por último: o endereço que vocês pedem para enviar aqui no fórum é diferente do que consta no site do governo de portugal.

aqui consta arquivo central do porto e lá consta conservatória de registros gerais em lisboa.

qual a diferença? para qual enviar ?

• @mosta

Nenhuma certidão precisa de reconhecimento de firma do escrevente (sinal público), só da apostila, que já serve para reconhecer a assinatura do escrevente no estrangeiro. Todas as certidões para processo de nacionalidade devem ser em inteiro teor por cópia reprográfica e apostiladas.

O governo de Portugal recomenda a CRCentrais de Lisboa porque é a maior e a central, está no nome. No entanto, é a mais atolada de processos, porque é onde a maior parte vai parar. Se mandar o seu processo para lá, porque é para onde se envia onde tende a ficar (mesmo com o mecanismo de redirecionamento automatizado), o processo levará 4 anos (ou mais, já que é um acúmulo de 4 anos de processos de filhos maiores, não necessariamente que a cada mês se avance um mês na análise + decisão desse processo). Facilite a sua vida e mande para o ACP, onde esse processo leva 14 meses e os prazos são bem mais previsíveis.

Use o guia que o colega lhe passou. Está testado e retestado; e bem atualizado. ;)

• @carlasimone obrigado pela resposta. Mas ainda ficou uma dúvida: a única certidão obrigatória é a de nascimento e essa sim eu fiz cópia reprográfica e apostilada. Mas como a minha mãe é casada e houve alteração do nome, eu vi que era bom mandar a certidão de casamento. Porém, acabei não fazendo a cópia reprofrágfica e apostilada dela. Dito isso, não consigo enviar apenas esse documento de forma mais simples? noc aso uma cópia simples e apostilada? essa é a minha dúvida.

Obrigado desde já

• @mosta

Como é documento de apoio e já tem nesse formato, mande assim mesmo.

No entanto, as certidões instrutórias devem seguir o formato trazido acima.

Se houver alguma exigência, vai-lhe ser solicitada nova via no formato inteiro-teor reprográfico apostilado.

• obrigado pelo retorno!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.