Formulário 1D pago online, mas a consulta do processo mostra "Valor pago: 0,00 €". Preciso enviar o

Boa tarde, pessoal.

Entrei com pedido de atribuição de nacionalidade para minha avó, netos, artigo 1.º, n.º 1, alínea d), já sob a nova Lei Orgânica 1/2026. Enviei tudo por DHL para a Conservatória dos Registos Centrais e a entrega foi confirmada em 16/06/2026.

O que fiz

1. Paguei os 175 euros online, com cartão, pelo site do IRN
  2. Recebi por e-mail o comprovativo de pagamento e o formulário 1D já com o cabeçalho preenchido pelos serviços, aquele campo "espaço reservado aos serviços para registo de pagamento", com a referência da transação, nome da requerente e e-mail
  3. Imprimi esse formulário, preenchi, reconheci firma e enviei junto com toda a documentação

O erro: não anexei o comprovativo de pagamento em separado. Assumi que o cabeçalho impresso no próprio formulário já bastava como prova.

O que apareceu agora

Recebi o e-mail do IRN com o código de acesso à consulta online. Consegui abrir o estado do pedido e baixar o PDF com a lista de documentos entregues. Todos os documentos aparecem marcados como recebidos, mas há uma linha que me preocupou:

Valor pago: 0,00 €

Isso me deixou nervoso porque o próprio impresso avisa que são liminarmente indeferidos os pedidos que não venham acompanhados do pagamento dos emolumentos, com devolução de todos os documentos e sem reembolso.

O que já pesquisei

Li o tópico sobre problemas com pagamento via cartão, nos guias. Ele trata de cartões recusados, Mastercard que falha no Brasil e alternativas como Wise e Mercado Pago, o que não é o meu caso, já que o meu pagamento passou normalmente. Confirmei ali que o formulário realmente chega com os dados do pagamento no cabeçalho, gerado depois da transação, o que reforça que aquilo é prova de pagamento. Mas não achei nada sobre o campo "valor pago" da consulta online, nem sobre a necessidade de anexar o recibo em separado.

Minhas dúvidas

1. O formulário oficial, com a referência de pagamento impressa no cabeçalho pelo próprio IRN, já conta como comprovativo? Ou é obrigatório anexar o recibo em separado?
  2. Se não conta, posso enviar o recibo agora para ser juntado ao processo já autuado? Alguém já fez isso e sabe se causa algum problema?
  3. Ou esse campo "valor pago" simplesmente não é alimentado nos casos de pagamento online, e não há nada a fazer?

Se alguém já viu esse mesmo 0,00 € na consulta online, agradeço muito o relato. Pelo quadro de julho de 2026, a fila da alínea d) para maiores está na primeira quinzena de fevereiro de 2022, então tenho anos pela frente. Prefiro resolver agora do que descobrir um indeferimento lá na frente.

Obrigado.

Comentários

• @bastiosula

Esse valor só aparece como pago no comprovativo se for pagar em dinheiro presencialmente. Não se bata com isso. Acontece com todos os pedidos pagos por cartão de crédito. Está tudo certo.

• editado September 9

@bastiosula

Nada com que se preocupar. Essa informação "Valor pago: 0,00 €" no pdf que chega junto com a senha do processo deve ser lido como "Valor pendente/devido: 0,00€". Veio zerado pq vc já pagou a taxa e não deve nada.

O pessoal que faz sistemas no IRN claramente tem um problema com a comunicação visual e a interface do usuário (vide o site das colinhas com seus "lápis", checkmarks e balões de informação que mais confundem que informam).

• @carlasimone Entendi, muito obrigado pelo esclarecimento!

:)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.