Melhor Caminho para Transcrever Casamento
Bom dia, pessoal!
Estou realizando os trâmites para transcrever o casamento dos avós da minha avó para posterior solicitação de cidadania para ela.
Hoje estou em dúvida em onde enviar os documentos para realizar a transcrição, no consulado do RJ ou diretamente para Portugal. Creio que no RJ seria bem mais rápido, mas há uma divergência no sobrenome do pai do nubente (Freire nos documentos de Portugal e Ferreira na certidão de casamento), e isso me preocupa pois li que o consulado do RJ é bem exigente.
Enfim, por favor, poderiam compartilhar o que enxergam ser o melhor caminho?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Angelo18
De Freire para Ferreira é um salto tremendo. Veja se não foi uma certidão digitada que o escrevente digitou por engano.
Se for mesmo o caso, mande para a CRC Porto (não é o ACP!), pois tendem a ser mais lenientes com essas questões, desde que haja forma de aferir que se trata dos mesmos indivíduos pelo "conjunto da obra". Peça a lista de documentos para eles por e-mail.
@Angelo18
A diferença entre Freire e Ferreira não passa nem no consulado nem na conservatória pois não é uma pequena divergência. Sugestão: verifique se não foi erro do cartório na hora de digitar a certidão a partir do assento lavrado no livro de registro de casamentos. Se o que está escrito no livro for realmente Ferreira, vale questionar se realmente é a mesma pessoa com sobrenome Freire que consta em Portugal.
Se for a mesma pessoa (vc identifica isso cruzando outras informações como data e local de nascimento, nome dos pais e avós etc), precisará retificar a certidão brasileira.
Obrigado @carlasimone!
Por favor, teria o contato do CRC Porto?
Eu entendo que os sobrenomes são bem distintos e creio que pelo fato de meus antepassados não saberem ler e não terem apresentado documentos no ato do casamento, o cartório pode ter entendido Ferreira quando falaram Freire, devido ao sotaque português.
Entendo também que o fato da divergência estar "apenas" no sobrenome do pai e não no do nubente, talvez ajude, certo?
Obrigado!
@Angelo18
Sugiro proceder como o colega mencionou. Analise antes de sair imprimindo certidões e gastando com envios.
Os contatos da CRC Porto estão atualizados e disponíveis na página oficial do IRN.
Obrigado @carlasimone e @ecoutinho
Sim trata-se da mesma pessoa pois todos os outros dados estão rigorosamente iguais, inclusive outros eventos estão cronologicamente perfeitos. "Apenas" o sobrenome do pai teve essa divergência que mencionei.
Obrigado