Demora da fase 3 para faze 4?
O meu processo de nacionalidade (por residencia) está a decorrer na Conservatória do Arquivo Central do Porto (ACP), processo submetido em 2023. Desde maio de 2026 encontra-se na fase "Para Decisão" (fase 3).
Gostava de perceber, com base na experiência de quem já passou por isto: quanto tempo normalmente demora a transição da fase 3 (Para Decisão) para a fase 4 (Concluído) no ACP Porto especificamente?
Alguém tem um processo recente/similar (por estadia, ACP Porto) que possa partilhar quanto tempo ficou nesta fase antes de sair a decisão final?
Obrigado desde já pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sinto-me frustrada. O meu processo foi submetido em Lisboa em 23/02/2022 e, até à data de hoje, o meu estado continua como “Submetido”, sem qualquer evolução. Já enviei vários e-mails, mas não obtive qualquer resposta.
O meu sonho é viver na terra dos meus avós, mas começo a sentir que talvez já não consiga concretizá-lo. Os anos estão a passar e sinto-me frustrada e sem esperança de conseguir realizar este sonho. 🇵🇹
Cara te falar que to na mesma que você eu acho:
Eu ja tava meio que até desistindo rs Maaaas, fui olhar em Agosto e ja tava em "para decisao". desde o dia 22/04. Eu falei com uma galera que entrou cmg, ou proximo, provavelmente o nosso deve rodar em Setembro/Outubro. Agosto é um mês meio ruim pra gente lá pq é ferias, né?! E parece que teve alguns setores que entraram em greve... Enfim, não acho que demore mto. Pelo menos espero que não rs
@Márioluis722
Ferias terminou em agosto , uma dica @Caramelo22 @dehmatias fizeram algum pedido de urgencia.
@dehmatias não sei se vc fez , mas se fizer pode movimentar o processo.
Creio que tem a fila dos urgentes , @dehmatias creio antes do final do ano vai ocorrer atualizações. Com os pedidos de urgencia as filas foram remanejadas , muitos netos 75+ ganharam novas posições, consequentemente passaram a frente de netos com 75- .
Tem outros tipos de pedidos de urgencia que devem se movimentar.