Trisavô português – ajuda com documentos e possibilidade de cidadania

Olá, pessoal! Estou pesquisando minha linha portuguesa:

Eu → Mãe → Avô → Verginia Reis Moraes → Luisa Fernandes Póvoa → Manoel Francisco Póvoa

Já pesquisamos diversos registros civis, religiosos e no FamilySearch. O principal que falta é descobrir onde exatamente Manoel Francisco Póvoa nasceu em Portugal.

Os intermediários já são falecidos. Gostaria de ajuda para localizar esse registro e também saber se, fechando toda a documentação da linha, existe alguma possibilidade de nacionalidade portuguesa no meu caso.

Como seria meu Trisavô eu não sei se há essa possibilidade. Já revisei diversos sites e lugares diferentes para achar a localização porém não encontrei nada.

Obrigado!

Comentários

• editado 5:15PM

@niltoncslv

Gostaria de ajuda para localizar esse registro e também saber se, fechando toda a documentação da linha, existe alguma possibilidade de nacionalidade portuguesa no meu caso. (...) Como seria meu Trisavô eu não sei se há essa possibilidade.

Infelizmente não existe essa possibilidade. Se o filha filha e a neta do português já faleceram, a via da atribuição (por ser descendente) não é uma possibilidade.

Eu por exemplo era bisneto de português, no meu caso a neta do português (minha mãe) estava viva e pediu cidadania primeiro e só depois que saiu a cidadania dela eu passei a ter direito. No seu caso esse caminho não é possível pois quem precisaria pedir cidadania antes de você já faleceu.

• @niltoncslv considerando que Manoel seja pai (e não marido) de Luisa, ele é seu tataravô (e não trisavô).

Verginia é neta, avô é bisneto, sua mãe é trisneta e você tataraneto.

Partindo daí, é necessário que Verginia esteja viva, para pedir a cidadania como neta, depois de concluído, sua mãe (em vida), poderia pedir como neta e depois você como filho.

Caso seja isso mesmo, estamos falando aí em uma década de processos, já que os processos de neto estão demorando aproximadamente 5 anos.

• editado 7:11PM

@niltoncslv Este deve ser o registro de batismo de Manoel, nascido em 13/05/1859, na Freguesia de Outil, Concelho de Catanhede, Coimbra.

https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer/descriptions/36710/299920

O registro de óbito abaixo de uma irmã dele confirma que a família vivia no local chamado Vila Nova, que ficava em Outil, e esta localidade consta do registro do Manoel.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99GN-X9GT?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQLBV-HBN4&action=view&cc=2014773&lang=pt

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.