Dúvidas em relação a certidão brasileira.

Olá a todos,

Iniciei as documentações para a retirada da cidadania portuguesa da minha mãe (filha de português) e consequentemente após a aprovação, a minha. Eu já possuo o assento de nascimento do meu avô e agora estou indo atrás das certidões da minha mãe e me surgiu uma dúvida.

Minha mãe foi registrada na cidade de Santos porém eu posso fazer o pedido das certidões através do cartório de registro civil do Guarujá (onde eu moro), a questão é, se eu pedir através do cartório do Guarujá, o documento será carimbado com esse respectivo cartório. Isso é um problema? Ou devo ir até Santos solicitar no cartório onde ela foi registrada por via das dúvidas?

Aproveitando o gancho, vi no tópico de atribuição de filhos maiores formulário 1C que talvez seja interessante enviar também a certidão de casamento pois ela adicionou o nome de casada, porém na certidão tanto reprográfica e digitada de inteiro teor de 2 anos atrás, já menciona que ela passou a usar esse nome. Mesmo assim é importante enviar? Se sim, é de inteiro teor e apostilada? Eu acabei ligando no Consulado de Santos para perguntar sobre esse assunto e me disseram que não precisa, mas sei que a depender do conservatório e da pessoa que está analisando isso pode ocorrer. Se der a entrada por lá me disseram que está levando de 2 anos e meio a 3 anos, portanto devo enviar para Porto mesmo.

Obrigado.

Comentários

• @Marco_Oliveira

porém eu posso fazer o pedido das certidões através 

Eles vão fazer o pedido via CRC ou Registro Civil da certidão em inteiro teor por cópia reprográfica (conteúdo da certidão validado com assinatura do escrevente de Santos), imprimir em papel-moeda no Guarujá e apor o próprio carimbo deles no Guarujá. No fim, vai pagar pelo valor de duas certidões e ainda há risco de haver alguma implicância com o fato de quem emitiu a certidão não deter de fato o registro original. Eu recomendaria eliminar o intermediário e pedir a certidão impressa pelo próprio cartório e mandada via correio. Não é nada de outro mundo e geralmente se resolve por e-mail ou WhatsApp. Na minha opinião, só vale fazer isso que mencionou se não conseguir contato nenhum com o cartório de Santos; do contrário, é uma falsa praticidade.

Mesmo assim é importante enviar?

Já houve relatos de conservadores que, mesmo com os averbamentos, pediram a certidão em si. Recomendo enviar.

Se sim, é de inteiro teor e apostilada?

Inteiro-teor reprográfica e apostilada. Tem quem argumente que é documento de apoio e por isso não precisaria de apostila nem ser inteiro-teor reprográfica. Eu argumento que não existe apoio nenhum se o documento não tem valor probatório (= não está legalizada para uso no país, o que é feito por apostila) e não está no formato que é exigido pela conservatória para o caso em questão (e, no caso da nacionalidade, sempre são certidões inteiro-teor reprográficas e apostiladas). Só se atente para que todos os dados do assento de casamento estejam conformes com o assento de nascimento.

portanto devo enviar para Porto mesmo

Faz bem. Fuja de consulado para processo de nacionalidade de qualquer pessoa que não um bebezinho de menos de um ano.

Siga o guia de filhos maiores: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.