Dúvidas em relação a certidão brasileira.
Olá a todos,
Iniciei as documentações para a retirada da cidadania portuguesa da minha mãe (filha de português) e consequentemente após a aprovação, a minha. Eu já possuo o assento de nascimento do meu avô e agora estou indo atrás das certidões da minha mãe e me surgiu uma dúvida.
Minha mãe foi registrada na cidade de Santos porém eu posso fazer o pedido das certidões através do cartório de registro civil do Guarujá (onde eu moro), a questão é, se eu pedir através do cartório do Guarujá, o documento será carimbado com esse respectivo cartório. Isso é um problema? Ou devo ir até Santos solicitar no cartório onde ela foi registrada por via das dúvidas?
Aproveitando o gancho, vi no tópico de atribuição de filhos maiores formulário 1C que talvez seja interessante enviar também a certidão de casamento pois ela adicionou o nome de casada, porém na certidão tanto reprográfica e digitada de inteiro teor de 2 anos atrás, já menciona que ela passou a usar esse nome. Mesmo assim é importante enviar? Se sim, é de inteiro teor e apostilada? Eu acabei ligando no Consulado de Santos para perguntar sobre esse assunto e me disseram que não precisa, mas sei que a depender do conservatório e da pessoa que está analisando isso pode ocorrer. Se der a entrada por lá me disseram que está levando de 2 anos e meio a 3 anos, portanto devo enviar para Porto mesmo.
Obrigado.
Comentários
@Marco_Oliveira
porém eu posso fazer o pedido das certidões atravésEles vão fazer o pedido via CRC ou Registro Civil da certidão em inteiro teor por cópia reprográfica (conteúdo da certidão validado com assinatura do escrevente de Santos), imprimir em papel-moeda no Guarujá e apor o próprio carimbo deles no Guarujá. No fim, vai pagar pelo valor de duas certidões e ainda há risco de haver alguma implicância com o fato de quem emitiu a certidão não deter de fato o registro original. Eu recomendaria eliminar o intermediário e pedir a certidão impressa pelo próprio cartório e mandada via correio. Não é nada de outro mundo e geralmente se resolve por e-mail ou WhatsApp. Na minha opinião, só vale fazer isso que mencionou se não conseguir contato nenhum com o cartório de Santos; do contrário, é uma falsa praticidade.
Mesmo assim é importante enviar?Já houve relatos de conservadores que, mesmo com os averbamentos, pediram a certidão em si. Recomendo enviar.
Se sim, é de inteiro teor e apostilada?Inteiro-teor reprográfica e apostilada. Tem quem argumente que é documento de apoio e por isso não precisaria de apostila nem ser inteiro-teor reprográfica. Eu argumento que não existe apoio nenhum se o documento não tem valor probatório (= não está legalizada para uso no país, o que é feito por apostila) e não está no formato que é exigido pela conservatória para o caso em questão (e, no caso da nacionalidade, sempre são certidões inteiro-teor reprográficas e apostiladas). Só se atente para que todos os dados do assento de casamento estejam conformes com o assento de nascimento.
portanto devo enviar para Porto mesmoFaz bem. Fuja de consulado para processo de nacionalidade de qualquer pessoa que não um bebezinho de menos de um ano.
Siga o guia de filhos maiores: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/