Dúvidas em relação a certidão brasileira.

Olá a todos,

Iniciei as documentações para a retirada da cidadania portuguesa da minha mãe (filha de português) e consequentemente após a aprovação, a minha. Eu já possuo o assento de nascimento do meu avô e agora estou indo atrás das certidões da minha mãe e me surgiu uma dúvida.

Minha mãe foi registrada na cidade de Santos porém eu posso fazer o pedido das certidões através do cartório de registro civil do Guarujá (onde eu moro), a questão é, se eu pedir através do cartório do Guarujá, o documento será carimbado com esse respectivo cartório. Isso é um problema? Ou devo ir até Santos solicitar no cartório onde ela foi registrada por via das dúvidas?

Aproveitando o gancho, vi no tópico de atribuição de filhos maiores formulário 1C que talvez seja interessante enviar também a certidão de casamento pois ela adicionou o nome de casada, porém na certidão tanto reprográfica e digitada de inteiro teor de 2 anos atrás, já menciona que ela passou a usar esse nome. Mesmo assim é importante enviar? Se sim, é de inteiro teor e apostilada? Eu acabei ligando no Consulado de Santos para perguntar sobre esse assunto e me disseram que não precisa, mas sei que a depender do conservatório e da pessoa que está analisando isso pode ocorrer. Se der a entrada por lá me disseram que está levando de 2 anos e meio a 3 anos, portanto devo enviar para Porto mesmo.

Obrigado.

Comentários

• @Marco_Oliveira

porém eu posso fazer o pedido das certidões através 

Eles vão fazer o pedido via CRC ou Registro Civil da certidão em inteiro teor por cópia reprográfica (conteúdo da certidão validado com assinatura do escrevente de Santos), imprimir em papel-moeda no Guarujá e apor o próprio carimbo deles no Guarujá. No fim, vai pagar pelo valor de duas certidões e ainda há risco de haver alguma implicância com o fato de quem emitiu a certidão não deter de fato o registro original. Eu recomendaria eliminar o intermediário e pedir a certidão impressa pelo próprio cartório e mandada via correio. Não é nada de outro mundo e geralmente se resolve por e-mail ou WhatsApp. Na minha opinião, só vale fazer isso que mencionou se não conseguir contato nenhum com o cartório de Santos; do contrário, é uma falsa praticidade.

Mesmo assim é importante enviar?

Já houve relatos de conservadores que, mesmo com os averbamentos, pediram a certidão em si. Recomendo enviar.

Se sim, é de inteiro teor e apostilada?

Inteiro-teor reprográfica e apostilada. Tem quem argumente que é documento de apoio e por isso não precisaria de apostila nem ser inteiro-teor reprográfica. Eu argumento que não existe apoio nenhum se o documento não tem valor probatório (= não está legalizada para uso no país, o que é feito por apostila) e não está no formato que é exigido pela conservatória para o caso em questão (e, no caso da nacionalidade, sempre são certidões inteiro-teor reprográficas e apostiladas). Só se atente para que todos os dados do assento de casamento estejam conformes com o assento de nascimento.

portanto devo enviar para Porto mesmo

Faz bem. Fuja de consulado para processo de nacionalidade de qualquer pessoa que não um bebezinho de menos de um ano.

Siga o guia de filhos maiores: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @Marcos Oliveira @carlasimone

Santos e Guarujá são duas cidades vizinhas no litoral de SP. Te recomendo que emita a certidão diretamente pelo cartório onde sua mãe foi registrada, pelos motivos que a @carlasimone explicou. Dá para resolver por email ou telefone e em último caso em menos de 30 minutos de carro (pegando a balsa) vc vai de Guarujá a Santos e resolve no próprio cartório.

Por último, apenas reforço o que a carlasimone te recomendou: esqueça consulado para pedido de nacionalidade. Use o consulado apenas para emitir o cartão de cidadão e passaporte quando já for português. Envie os documentos para a conservatória em Portugal. O ACP é a mais indicada para processos de filhos de portugues.

• Muito obrigado a todos que responderam aqui, vou seguir a orientação de vocês.

Há dois anos eu iniciei esse processo de cidadania e cheguei e emitir essas certidões no cartório de Santos, só que na época era uma má vontade da atendente de fazer isso de maneira remota (ligação ou e-mail). Eu tive que me deslocar até Santos para fazer a requisição e depois ir buscar. O pelo site o cartório só permite a certidão digital, por isso pensei em fazer pelo Guarujá mas aí surgiu essa dúvida que vocês já sanaram rs.

Vou ligar na segunda pra ver se é possível solicitar via e-mail e só me deslocar até lá somente para buscar porque eu perco metade do dia pra fazer isso 🥲

• Muito obrigado a todos que responderam aqui, vou seguir a orientação de vocês.

Há dois anos eu iniciei esse processo de cidadania e cheguei e emitir essas certidões no cartório de Santos, só que na época era uma má vontade da atendente de fazer isso de maneira remota (ligação ou e-mail). Eu tive que me deslocar até Santos para fazer a requisição e depois ir buscar. O pelo site o cartório só permite a certidão digital, por isso pensei em fazer pelo Guarujá mas aí surgiu essa dúvida que vocês já sanaram rs.

Vou ligar na segunda pra ver se é possível solicitar via e-mail e só me deslocar até lá somente para buscar porque eu perco metade do dia pra fazer isso 🥲

• Olá pessoal, tudo bem?

Solicitei uma prévia para o cartório das certidões e acabei de receber aqui. Notei que na certidão de casamento da minha mãe, ao mencionar onde meu avô português nasceu, foi colocado “Aroleca” e ele nasceu em Moldes Arouca. Pesquisando aqui, não existe Aroleca rs, provavelmente foi erro de digitação, isso é um problema que preciso corrigir? Ou posso mandar assim mesmo?

Se não for pedir muito, eu poderia anexar a prévia das certidões aqui para ver se existe mais alguma inconsistência que eu não percebi.

Obrigado mais uma vez.

@carlasimone

@ecoutinho

• Acabei de notar também que a data de nascimento dele também está errada na certidão de casamento da minha mãe. Ele nasceu dia 24/04 e está 26/04 lá 😭

• @Marco_Oliveira

Erro de digitação, provavelmente.

Peça ao escrevente que lhe confirme como está escrito.

• @Marco_Oliveira

Atenção. Se foi "erro de digitação", você pediu a certidao errada.

Para processos de nacionalidade, voce deve pedir certidoes por via reprografica (é como uma foto do livro de registro).

• Foi solicitado a certidão correta (inteiro teor por cópia reprográfica). Me referi ao erro de digitação na época do casamento dos meus pais. O escrevente na época colocou a cidade como Aroleca e a data de nascimento incorreta.

@carlasimone

@eduardo_augusto

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.