Instruções para chegada em Portugal
Pessoal,
Eu já tenho a minha cidadania e da minha filha (menor) parece que está perto de sair. O processo do meu marido demoramos muito de enviar e sei que falta muuuuuuito (enviamos em janeiro/26).
Mas estamos decididos a ir em janeiro/27. Alguém sabe me informar quais os procedimentos que deverão ser feitos ao chegarmos lá para que ele tenha autorização de residência. Não sei absolutamente nada, nem sequer o nome dos documentos que teremos que providenciar para ele ao chegar.
Alguém sabe me informar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue
Fui informada de que meu marido precisaria solicitar um visto diferenciado do visto comum que permite até 90 dias no país. Liguei para o consulado e disseram que tinha que entrar em contato com uma tal de VFS/Visamundo. E eles estão dizendo que meu marido tem que comprovar vinculo com o país seja através de um contrato de trabalho ou através de estudo.
Oi??? Não faz o menor sentido isso!
No próximo link que o amigo me enviou diz "Os familiares Nacionais de Estado Terceiro que estejam fora de Portugal são admitidos em Portugal mediante a apresentação de um passaporte válido, só estando sujeitos à obrigação de visto de entrada nos termos das normas em vigor na União Europeia."
Alguém me confirma que meu pensamento está correto? Vamos viajar juntos, ele entra normal comigo, e depois dos 3 meses eu vou na AIMA fazer a solicitação. É isso?
Não entendi essa parte que está no link que o amigo enviou acima: "Pelo que, antes da entrada em Portugal, devem dirigir-se ao posto ou missão consular português no estrangeiro a fim de validar quais os requisitos necessários."
Obrigada!
@Jacqueline Thompson ele nao precisa visto algum.
Leve seu assento com o casamento transcrito e chegando aqui agende na AIMA(artigo 15),nao tenho certeza se precisa aguardar os 90 dias.
@Jacqueline Thompson
Consulado e VFS são os piores lugares possíveis para pegar informação. Eles não sabem nada de nada e, ao invés de dizer "não sei", falam qualquer bobagem e confundem as pessoas.
Alguém me confirma que meu pensamento está correto? Vamos viajar juntos, ele entra normal comigo, e depois dos 3 meses eu vou na AIMA fazer a solicitação. É isso?
Se seu marido é brasileiro, basicamente é isso. Ele entra em Portugal junto com você sem necessidade de visto prévio, em 3 meses vc faz o agendamento na AIMA para solicitar o cartão de residente como o colega colocou no post de 23/Abril. Infelizmente costuma ter uma fila de espera longa para conseguir o agendamento.
Sugestão: tente agendar em unidades da AIMA fora dos grandes centros (Lisboa, Porto, Braga) pois a fila de espera é gigante. Se tentar em postos mais para o interior há uma chance maior de conseguir o agendamento num prazo menos ruim. Eu não esperaria 90 dias para começar a buscar agendamento. Como a espera é longa provavelmente só vão te oferecer datas uns meses para frente, então quanto antes tentar agendar, melhor.
https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue
@Jacqueline Thompson o agendamento é feito por formulário no site da aima
https://contactenos.aima.gov.pt/contact-form
Atualmente pelo que tenho visto no reddit estão até recebendo email rápido, mas com datas para mais de 3 meses de frente, pode já tentar assim que chegar a PT. Boa sorte!
Obrigada pessoal! Sabia que tinha algo de errado.
Uma outra duvida: antes desses 3 meses, como faço para que meu marido possa trabalhar legalmente?
@Jacqueline Thompson
Não faz.
Ele só vai poder trabalhar quando tiver o doc de residência