Certidão de Nascimento Portuguesa - Bisavô
Turma, boa tarde a todos!
Estamos numa verdadeira odisseia procurando a certidão de nascimento do bisavô de meu Pai, que atualmente mora em Portugal. O que sabemos:
Seu bisavô, Francisco Ferndandes Palha, nasceu por volta de 1855( talvez até 1860) no Distrito de Braga, muito provavelmente, na região de Adaufe. Alguns registros de familiares, conseguimos em certidões da Paróquia de São Vítor. Os pais se chamavam Custodio Fernandes Palha e a mãe, Thereza de Jesus.
Foi para o Brasil por volta de 1870-1880 e casou-se com Clara de Oliveira Palha, em 18/12/1890.
Meu Pai, atualmente mora em Portugal há quase 5 anos e estou nessa busca para ajudá-lo com sua cidadania.
Muito obrigado, desde já, e vos estimo uma ótima semana.
Jorge Palha
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@palhajf
Acho que o foco principal é folhear os livros da freguesia de São Vitor, concelho de Braga, caso não tenha feito isso ainda. É uma freguesia bem grande. Começaria pelo ano de 1859, depois 1860. 1858 e para trás. Pois aí que foram batizados vários de seus irmãos e onde os pais casaram.
https://tombo.pt/f/brg51#BIRT
De onde tem essa data de casamento de 18/12/1890?
Pois no registro civil da filha Izabel em abril de 1889, ele já consta como casado na "Igreja Matriz do Engenho Novo". E se declara com a idade de 29 anos:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SJ3-LBW
O que não entendi é a busca pelo registro do bisavô de seu pai para fins de nacionalidade. Somente até netos vivos de um ascendente PT podem requerer.
Olá Carlos, bom dia!
Primeiramente, muito obrigado por dedicar um tempo a ver minha mensagem e buscar informações.
Vou começar respondendo a sua dúvida do porque estar buscando isso para meu Pai. Ao que entendemos da nova lei de cidadania, vigente a partir de Maio/26, residentes agora esperam 7 anos para solicitar a cidadania. Porém, caso sejam bisnetos, podem solicitar em 5 anos.
Meu Pai já mora em Portugal deste Abril/22 e portanto, ano que vem, já poderia iniciar o processo.
Eu fiz desde 1854 até 1860 usando os arquivos do site do arquivo distrital de Braga, Bem-vindo • Arquivo Distrital de Braga, mas farei novamente usando o sua recomendação e link.
Quanto a data de casamento, eu confundi em minhas anotações e escrevi a data de nascimento de um dos filhos. Eles casaram-se em 28/Junho/1885.
Muito obrigado, mais uma vez, pela ajuda!
@palhajf
voce tem a imagem ou o link para esse casamento religioso de 1885?
frequentemente os casamentos religiosos do Rio de Janeiro indicam as paróquias onde os noivos foram batizados
Olá Carlos,
tudo que foi possível achar sobre o casamento deles, até o momento, foram duas menções em jornais da época como as imagens abaixo:
Eu não tenho o link pois ainda não o achamos. Como o nome dele é praticamente do filho, deixa um pouco mais confuso.
obrigado mais uma vez
Essa não tinha feito upload anterior. É a principal.