Dúvida sobre urgência

Olá, pessoal. Gostaria de compartilhar a minha situação e saber se alguém já passou por algo parecido ou conhece algum procedimento que possa me ajudar.

Descobri que tinha direito à nacionalidade portuguesa pela via sefardita e dei entrada no meu processo na Conservatória do Porto por volta de 20/22 de julho de 2022. O número inicial do meu processo é 104 e, atualmente, ele se encontra na bolinha 2.

Antes de tudo, faço esta pergunta também porque a área de Direito da Imigração não será a minha área de atuação em Portugal. Apesar de ser advogado no Brasil e de também ter tido inscrição na Ordem dos Advogados de Portugal, não tenho conhecimento específico sobre Direito de Imigração português. Minha intenção é atuar em outras áreas do Direito, como Direito de Família e outras áreas que não estejam relacionadas à imigração. Por isso, não tenho segurança para avaliar sozinho quais seriam as possibilidades jurídicas ou administrativas existentes para a minha situação.

O meu caso tem uma particularidade que está me deixando bastante preocupado.

Sou advogado no Brasil e, enquanto estava na Irlanda, também fiz minha inscrição na Ordem dos Advogados de Portugal. Portanto, eu tinha a possibilidade de exercer a advocacia em Portugal, embora ainda não tivesse o direito de residir legalmente no país, já que não possuía autorização de residência portuguesa nem a nacionalidade reconhecida.

Morei na Irlanda aproximadamente entre 2022 e 2024. Quando meu visto irlandês terminou, voltei para o Brasil justamente com a expectativa de que, naquela altura, meu processo de nacionalidade já estivesse concluído ou próximo de ser concluído. Minha intenção era aguardar no Brasil e, posteriormente, retornar à Europa já como cidadão português.

O problema é que estamos em agosto de 2026 e continuo aguardando.