Minha bisavó é portuguesa, é necessário que minha avó tire a cidadania antes de mim?

Minha bisavó é portuguesa e eu e meu primo queremos tirar a cidadania, é necessário que nossa avó tire a cidadania antes?

Se for necessário que ela tire antes, vocês indicam que faça a requisição no consulado ou mande de direto para Portugal?

Fora isso, onde consigo as certidões de nascimento da minha bisavó para fazer a requisição?

Muito obrigado!

Comentários

• editado 8:10PM

@TallesDonola

Existem duas formas de atribuição da nacionalidade portuguesa (pode ser feito em escadinha a cada atribuição, até chegar a você): de filho de português (art.º 1.º, n.º 1, alínea c) da Lei da Nacionalidade portuguesa) e de neto de português (art.º 1.º, n.º 1, alínea d) da Lei da Nacionalidade portuguesa).

Sendo a portuguesa sua bisavó, ou a sua avó tira como filha, depois sua mãe tira como filha, depois você tira como filho; ou a sua mãe tira como neta, depois você tira como filho.

Ocorre que houve mudanças na LN para o artigo de netos que ainda carecem de regulamentação (inclui fazer prova de conhecimentos de história, leis, símbolos portugueses, etc.; adesão solene aos princípios constitucionais, etc.; dos detalhes, você próprio pode ir atrás). Assim, o mais simples (sempre foi, mas agora ainda mais) e mais célere é fazer três processos de filho, esperando cada um completar para iniciar o próximo.

Pode conferir o guia de filhos maiores no fórum e, caso a sua avó já tenha mais de 75 anos, já pode mandar um requerimento de urgência (pode conferir o tópico de urgência 75+ do fórum e fazer o seu próprio) junto com o pedido.

Importante: quem foi ao cartório declarar o nascimento da sua avó? A sua bisavó era casada com o pai da sua avó? Se sim, ele era português ou brasileiro? O casamento dela está transcrito em Portugal?

Quando a sua bisavó nasceu, e onde? Quais os nomes dos pais dela?

Não mande processo de nacionalidade para o consulado! Mande para o Arquivo Central do Porto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.