Precisa retificar?

Vamos fazer o processo 1C do meu pai. A mãe dele virou portuguesa há pouco tempo e vamos fazer a transcrição de seu casamento (já que foi um terceiro que declarou o nascimento do meu pai). O que ocorre é que o nome da avó paterna (pai brasileiro) do meu pai está divergente em sua certidão de nascimento.

Os dados de filiação dele com relação à mãe portuguesa estão todos corretos. Essa divergência do nome da avó paterna do pai brasileiro vai fazer alguma diferença na aprovação do processo? Esse nome pode constar na transcrição do casamento da mãe dele, por isso me pergunto.

Comentários

• @Lucasms92

Fale qual é a "pequena divergencia"

• Nome da avó paterna que consta na certidão de casamento da mãe e na certidão de nascimento do pai brasileiro: Liduina Maria de Jesus

Nome da avó paterna que consta na certidão de nascimento do meu pai: Liduina Bernardina de Jesus.

• @Lucasms92

Para a transcrição de casamento, eles vão olhar o que consta na certidão de casamento (onde em geral não aparece o nome dos avós dos noivos, só aparecem os pais) com o que consta na certidão de nascimento de cada um deles.

Se entendi direito o que disse, então o nome da avó paterna do noivo não deve atrapalhar a transcrição. Mas se a Liduina for a mãe de um dos cônjuges, isso será motivo de exigência de um consulado. Qual a situação aqui?

Verifique a certidão de casamento e as de nascimento dos noivos: nome de cada um, dos pais, idade, local e data de nascimento para ver se essas informações batem. Se não baterem exatamente, um consulado provavelmente fará exigência de retificação para fazer a transcrição.

Já a CRC Porto (bem mais lenta que o consulado do Rio), por exemplo, tende a não implicar com pequenas divergências (como as por atualização da grafia, tipo Josefa versus Jozefa).

Em todo o caso, o consulado do Rio é bem rápido em examinar a documentação. E só pedem o pagamento depois de dar OK nela.

• Preciso transcrever o casamento de minha avó no consulado de RJ e consegui emitir as certidões de casamento dela e de nascimento do cônjuge brasileiro. Há algumas divergências que notei e gostaria de saber se no nosso caso precisaria retificar:

Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro (breve relato):

Nome: José (sem sobrenome, só o primeiro nome mesmo)

Filiação: Olympio Goçalves da Silva (isso mesmo, sem o n em Goçalves) e Lydoina Maria de Jesus

Certidão de casamento dele com minha avó portuguesa:

Nome: José Gonçalves da Silva

Filiação: Olimpio Gonçalves da Silva e Leduina Maria de Jesus

Na certidão de nascimento do meu pai, consta como avós paternos: Olimpio Gonçalves da Silva e Leduina Bernardina de Jesus.

Observando essas mudanças de grafia entre uma certidão e outra, os consulados costumam ser bem exigentes ao se transcrever o casamento e podem negar?

• @Lucasms92 fiquei um tempo sem entrar por aqui, mas, "no meu tempo" (rs), divergência em que não havia mudanças fonéticas não traziam problemas, o que me parece ser o caso das divergências entre as certidões de nascimento do nubente e de casamento. mas talvez alguém por aqui tenha mais conhecimento sobre os trâmites no consulado do rj e possa dar uma resposta mais certeira...

mas, no caso da certidão de nascimento do seu pai, talvez vá ser o caso de retificar para o processo de nacionalidade...

• @Lucasms92

Para o melhor funcionamento do fórum (e para quem for te ajudar saber a história completa e o que já foi discutido), se pede que não se espalhe por vários tópicos os assuntos de um mesmo caso

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/29336/precisa-retificar#latest

@Admin pode unificar?

Como respondido no outro tópico, o consulado do Rio provavelmente irá pedir retificação em um caso assim (Lydoina x Ledoina). A CRC Porto possivelmente deixaria passar isso, como o colega acima explicou, pois ela considera a questão fonética, atualização de ortografia etc.

Se quiser arriscar, como dito lá no outro tópico também, pode mandar para o Rio e ver no que dá, já que o tempo de resposta deles é bem curto e não se paga nada adiantado

Eu verificaria também se a certidão breve relato do cônjuge não tem um erro de digitação para essa coisa de "sem o n em Goçalves". Certidões digitadas frequentemente tem erros em relação ao que realmente consta no livro de registro. Já peguei certidões com meia dúzia de erros de digitação. Peça ao cartório para conferir com o livro original para ver se lá não consta Gonçalves mesmo.

• editado July 29

@Lucasms92 @CarlosASP

Eu pediria para o cartório verificar se o assento no livro de nascimentos o nome realmente está como Lydoina e não Leduina e se o Gonçalves realmente está sem o "N". Esse é o documento mais antigo e provavelmente a página já está deteriorada, a tinta pode estar fraca, a caligrafia do tabelião pode parecer pouco familiar para o funcionário que digitou a certidão, há inúmeros fatores para suspeitar que há uma boa chance de as duas divergências serem apenas erros de digitação da certidão ou de leitura do conteúdo do livro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.