Processo de filho onde mãe portuguesa tem nome de solteira
Estamos pensando em enviar o processo de um filho maior cuja mãe recém adquiriu a nacionalidade portuguesa, porém, no assento português dela ainda consta o nome de solteira. Estamos iniciando os trâmites para fazer a transcrição do seu casamento, porém precisamos primeiro retificar sua certidão de casamento.
Para ganharmos tempo, pensamos em já enviar o processo desse filho. Minha dúvida seria:
Eu imagino que na hora de receber o processo eles devam fazer uma pequena triagem, certo? Se eles virem que o sobrenome da mãe no documento de identidade do requerente é diferente do sobrenome da mãe no assento de nascimento português, eles poderão rejeitar o pedido ali mesmo?
Outro ponto é que um terceiro declarou o nascimento dele, o que reforça a necessidade da transcrição.
Há algum jeito de ainda enviar o processo mesmo assim?
Comentários
@Lucasms92
Sim, pode enviar.
Vai levar alguns meses até que a peguem o processo para analizar. A pessoa que recebe os documentos e digitaliza, a principio, só confere se os documentos exigidos eatão ali, nao avalia se estao corretos
Desde que seja uma retificação administrativa, que geralmente é rápida de se fazer, vai dar certo.
Obs: é claro que sempre há um risco. Minha sugestão é baseada no que tenho visto aqui no fórum em relação a prazos e ao comportamento do IRN. Avalie se é realmente urgente dar entrada logo nesse pedido, ou se não é melhor corrigir tudo e ficar tranquilo.
Infelizmente muita gente confunde a própria pressa com a urgência real de se fazer as coisas.