Transcrição casamento com averbação de divorcio de falecido

Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda, já tenho a cidadania portuguesa, porém preciso requerer a do meu filho, e antes disso me informaram que preciso fazer a transcrição do meu casamento e divorcio do meu primeiro casamento. Porém meu ex marido é falecido, como proceder?

Casei e me divorcie no Brasil com brasileiro, preciso homologar o divorcio em Portugal?

Qual o consulado mais rapido para conduzir este assunto?

Grata

Comentários

• @Abrilopes deverá fazer a homologaçao do divórcio normalmente e o seu ex deverá ser citado,no caso como nao é possivel,os herdeiros deverao ser citados.

O seu filho é do segundo casamento?

• @Abrilopes

Talvez a transcrição não seja obrigatória para o processo do seu filho. Para poder dizer se realmente precisa transcrever pu não as seguintes perguntas precisam ser respondidas:

• Em que ano ele nasceu? (Antes ou depois de 1978)
    • Ele é filho do primeiro ou do segundo casamento?
    • Quem é o declarante do nascimento dele? Declarante é quem vai ao cartório declarar o nascimento da criança e assina o livro de registro de nascimento. Geralmente é o pai, mas é preciso confirmar.
    • Quanto tempo após nascer ele foi registrado? Antes ou depois de completar 1 ano de nascido?

Se ele nasceu depois de 1978 e foi registrado antes de completar 1 ano de vida, e vc consta como mãe na certidão de nascimento dele, a transcrição do seu casamento não é impeditivo para o pedido de cidadania dele como filho.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.