Dúvida: vale mais a pena iniciar a cidadania da minha mãe (filha de português) ou a minha (neto de p

Gostaria de pedir a opinião de quem já passou por uma situação semelhante.

Meu avô nasceu em Portugal, imigrou para o Brasil, casou-se com a minha avó (brasileira) e posteriormente faleceu.

Hoje tenho duas possibilidades:

1. Iniciar primeiro o processo de cidadania da minha mãe, que é filha de português, e somente depois dar entrada no meu processo como filho de portuguesa; ou
  2. Dar entrada diretamente no meu processo de nacionalidade como neto de português.

Gostaria de saber qual alternativa vocês consideram mais vantajosa, seja em relação ao tempo total, à simplicidade do procedimento ou às chances de evitar futuras exigências.

Outro ponto importante é que, em agosto, estarei me mudando para a Europa a trabalho (não para Portugal), permanecendo no exterior até o final de 2028. Como pretendo estar relativamente próximo de Portugal, estou pensando em iniciar o processo pessoalmente em território português.

Diante disso, surgem mais duas dúvidas:

• Vale a pena dar entrada presencialmente em Portugal ou não há diferença significativa em relação ao envio da documentação?
  • Entre as Conservatórias de Lisboa e do Porto, qual tem apresentado, na experiência de vocês, maior agilidade para processos de nacionalidade? Há alguma outra Conservatória que vocês recomendariam atualmente?

Agradeço desde já pela atenção de todos. Sei que muitos membros do fórum possuem grande experiência nesse assunto, e qualquer orientação ou relato de experiência será de grande ajuda para que eu possa tomar a melhor decisão.

Muito obrigado!

Comentários

• Um processo de neto leva em torno de 5 anos, um de filho leva em torno de 15 meses no ACP. Além disso, um processo de filho é bem mais simples, sem nenhuma exigência além de comprovar a filiação. A recomendação geralmente é fazer 2 processos de filho.

Fazer pessoalmente em Portugal só vai te economizar no envio internacional. O ACP não recebe processos pessoalmente, somente por correspondência.

Siga o guia do fórum que não tem erro:

Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C

• editado 7:41PM

@JUPECOA

1. Iniciar primeiro o processo de cidadania da minha mãe, que é , e somente depois dar entrada no meu processo como filho de portuguesa

Esse é o melhor caminho por dois motivos:

1 - Prazo: Os dois processos feitos em sequência, se vc organizar direitinho para não perder muito tempo entre um e outro, devem concluir em mais ou menos dois anos e meio. Um processo de neto atualmente leva 5 anos e a tendência é piorar.

2 - Simplicidade. Um processo de neto, principalmente desde a nova versão da lei da nacionalidade, tem uma série de requisitos a serem cumpridos (provar que conhece direitos e deveres, comprovar que conhece os símbolos e a cultura nacional etc) que simplesmente não existem para o processo de filhos.

Vale a pena dar entrada presencialmente em Portugal ou não há diferença significativa em relação ao envio da documentação?

Entregar presencialmente não tem benefício algum e provavelmente só vai atrasar sua vida.

Entre as Conservatórias de Lisboa e do Porto, qual tem apresentado, na experiência de vocês, maior agilidade para processos de nacionalidade? Há alguma outra Conservatória que vocês recomendariam atualmente?

O Arquivo Central do Porto faz um processo de filho em média em 14 meses, a CRC Lisboa faz o mesmo processo em 3 anos.

Use a lista de documentos que o SergioM indicou acima para dar entrada no pedido da sua mãe. Quando tiver passado 1 ano depois da chegada dos documentos dela na conservatória emita os documentos para o seu processo e deixe tudo separado e pronto para enviar pelo correio. No mesmo dia que concluir o processo da sua mãe você imprime o assento dela em casa mesmo, junta aos documentos que vc deixou prontos e envia para o ACP, uns 14 meses depois a cidadania chega a vc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.