Passaporte ainda está com validade de cinco anos?
andrelas
Beta
Pessoal,
meu passaporte vence no segundo trimestre do ano que vem e, considerando a dificuldade de agendamento junto ao consulado, quero renovar logo. Pelo que pesquisei, o tal "passaporte com dez anos de validade" que passaria a ser emitido "no segundo trimestre de 2026" (era primeiro, passou pra segundo) ainda é só uma história, bonita, correto? Queria tirar logo o com dez anos de validade, mas acho que vou renovar de uma vez e torcer para que daqui a cinco anos, na próxima renovação, já exista o de dez anos. 😁
Além disso: o agendamento agora precisa ser feito com o cartão-cidadão + leitor de cartão, correto? Ou ainda pode agendar direto pelo site de agendamento, sem comprovação de identidade?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@andrelas
Esse passaporte de 10 anos ainda vai demorar para virar realidade. Pelo que me consta, o grupo de trabalho que montaram para estudar a transição nem concluiu o relatório ainda. Eu se fosse vc, renovava logo o de 5 anos.
Se vc tiver o aplicativo gov.pt configurado no celular com a CMD pode logar no site de agendamentos com ele. Vc entra na autenticação usando seu número de celular como usuário, a PIN da cmd como senha e logo em seguida recebe no celular uma notificação ou um sms com um código de 2FA para concluir a autenticação no site.
Outra opção é usar o CC e leitor de smart card + pin do CC, aí ele entra direto pois autentica com o certificado do CC.