Certidão de casamento

Venho solicitar ajuda para localizar uma certidão de casamento realizado em, cantagalo, Rio de Janeiro. 

Olá a todos!

Estou realizando uma pesquisa genealógica sobre um ramo da minha família e gostaria de pedir ajuda para localizar documentos referentes a Joaquim Teixeira Bastos Sobrinho, filho de Antônio Teixeira Bastos e Maria Joaquina da Conceição Bastos.

Os pais dele eram naturais de Arnoia, concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga, Portugal. Em algumas árvores genealógicas aparece a informação de que Joaquim teria nascido em 1822, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil, mas essa data esta incorreta, uma vez que seu pai nasceu em 1819, e ela não é compatível com outros documentos da família.

Também encontrei em algumas árvores a data de nascimento de seu pai, Antônio Teixeira Bastos, como sendo 1799. No entanto, o registro de batismo que localizei indica que ele nasceu em 1819, em Arnoia, Celorico de Basto, Braga, Portugal.

No FamilySearch encontrei a indicação de que Joaquim teria se casado em 22 de abril de 1868 com Maria Antônia da Rocha Bastos, mas ainda não consegui localizar o registro original desse casamento.

Além disso, o inventário de Joaquim sugere que ele tenha falecido por volta de 1875, provavelmente na região de Bom Jardim ou Nova Friburgo, Rio de Janeiro, onde a família viveu.

Já entrei em contato por e-mail com o Cartório de Registro Civil de Bom Jardim, mas fui informado de que o acervo deles se inicia apenas em 1889, não abrangendo o período que procuro.

Gostaria de saber se alguém poderia me dar alguma dica de pesquisa ou sugerir onde procurar os seguintes documentos:

• Registro de nascimento ou batismo de Joaquim Teixeira Bastos Sobrinho;
  • Registro original do casamento com Maria Antônia da Rocha Bastos, em 22/04/1868;
  • Registro de óbito, possivelmente por volta de 1875;
  • Qualquer outro documento que mencione sua idade, naturalidade ou local de nascimento.

Pelas informações que reuni até agora, acredito que Joaquim provavelmente tenha nascido entre 1839 e 1852, mas ainda preciso confirmar isso documentalmente. Considerando que seus pais eram naturais de Arnoia, também existe a possibilidade de ele ter nascido ou sido batizado em Portugal, talvez em Arnoia ou em alguma freguesia próxima de Celorico de Basto.

Alguém saberia dizer onde eu deveria procurar registros anteriores a 1889? Existe algum arquivo eclesiástico, paroquial, fórum, cúria ou outro acervo que possa guardar os registros de casamento e óbito dessa região para esse período?

Qualquer informação, referência documental ou orientação sobre arquivos portugueses ou brasileiros será muito bem-vinda.

Muito obrigada!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.