Filha menor de 1 ano

Fiz a declaração de nascimento on line da minha filha no mês passado e passados 40 dias ainda não tive resposta.

pelo que havia lido esse procedimento era rápido e a certidão saia em 5 dias.

Alguem sabe o que está ocorrendo para demorar tanto? Alguem nessa mesma situação?

Comentários

• Pela última tabela de Lisboa (maio) estavam em abril de 2026. Imagino que estejam em maio agora. Como de costume, sempre que a notícia de que alguma coisa é rápida se espalha, o fluxo aumenta e o prazo também...

• Obrigado Sérgio. A greve de uma semana também deve ter afetado esse prazo. Espero que saia logo, pois estou esperando a certidão dela para iniciar o processo da aquisição para minha esposa, pois pelo que entendi quando tem filhos portugueses a prova de ligação cultural é dispensada. Sabem se é isso mesmo?

• @AlexSLv

Sim, filho português em comum é considerado vínculo e diminui o tempo de casado para 3 anos. Sem filhos portugueses ou outros vínculos, para brasileiros precisa de 5 anos.

• Obrigado novamente Sérgio. Eu e minha esposa vivemos em união estável há 10 anos, contudo só nos casamos ano passado. O tempo de união estável conta para esse decurso de 3 anos? Caso conte eu poderia declarar retroativamente, seria com registro em cartório? Obrigado mais uma vez por partilhar seu conhecimento

• editado 3:45PM

• editado 4:03PM

@AlexSLv

O tempo de união estável conta para esse decurso de 3 anos?

Infelizmente não. Conta a data do casamento que consta na certidão de casamento. Não esqueça de transcrever o casamento de vcs, na verdade em PT só interessa o que consta na certidão de casamento portuguesa, que foi transcrita a partir da brasileira.

• editado 4:46PM

@ecoutinho a transcrição nos já fizemos para pedir a certidão de menor de 1 ano on line. Puxa, bem injusto não contar o tempo de união estável . Obrigado pela sua contribuição

• @AlexSLv

Sim é bem ruim, mas é o que é. Eu passei pelo mesmo. Vivia em união estável por 10 anos e optamos por casar para ter mais tranquilidade morando fora do Brasil, mas isso "zerou o cronômetro" do tempo de casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.