Como fazer Transcrição: Fui Casado - Divorciei - Sou Casado de Novo

É necessário atualizar a minha vida Civil em Portugal.

Fui Casado

Me Divorciei

Sou Casado de Novo

A Dúvida: Mando todos os Documentos de uma vez? Ou tem que ir fazendo por Etapas (Casamento - Divócio - Casamento)?

Obrigado

Comentários

• @jarbastf

É português? Está no Brasil?

Etapa por etapa.

Vai transcrever o seu 1.º casamento (de preferência, no Consulado de Portugal do Rio de Janeiro, que aceita envios de todo o país e é o mais ligeiro em transcrever — e só manda o link para pagamento se considerarem que está tudo certinho, porém não pode haver divergências na documentação; confira os documentos necessários no site deles e siga o passo a passo, que não tem erro).

Casamento 1.º transcrito, vai procurar um advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal para homologar o divórcio. Não se podem recomendar profissionais aqui.

Divórcio transcrito, vai seguir o mesmo procedimento para transcrever o 2.º casamento.

• jarbastfjarbastf Member
    editado 3:11PM

@carlasimone Obrigado

Sou Neto e obtive a Cidadania recentemente.....

É demorada essa Homolagação por Advogado?

Para Minha Filha obter a Cidadania serão necessárias essas Transcrições?

• @jarbastf

Sem problemas, então.

A homologação leva em torno de um ano.

A sua filha nasceu em que ano? Você foi quem a registrou no cartório? Alguma das suas esposas é portuguesa?

• jarbastfjarbastf Member
    editado 3:21PM

@carlasimone

Minha Filha nasceu em 1991 e sou Eu o declarante (que foi no Cartório).

Somente Eu sou Português.... (minha Ex e minha Atual não são Portuguesas)

Sabe se o Consuldado de Curitiba é demorado e enrolado?

O Advogado para Homologação é Brasileiro e faz daqui do Brasil? Ou tem que contatar um lá de Portugal?

Melhor solução seria Ela dar entrada no Processo de Cidadania dela equanto faço essas Transcrições e depois anexa as Transcrições ao Processo de Cidadania.... É possível?

• editado 3:29PM

@jarbastf

Minha Filha nasceu em 1991 e sou Eu o declarante (que foi no Cartório).

Então a nacionalidade da sua filha não depende da transcrição de casamento.

Siga o guia aqui do fórum para o processo dela:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

Se alguma vez alterou o nome por casamento e constar esse nome alterado no assento de nascimento da sua filha, não se esqueça de mandar também a certidão de casamento brasileira em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada para fazer prova da mudança. Do contrário, só os documentos que constam no guia.

Sabe se o Consuldado de Curitiba é demorado e enrolado?

Não sei informar sobre prazos no consulado de Curitiba.

O Advogado para Homologação é Brasileiro e faz daqui do Brasil? Ou tem que contatar um lá de Portugal?

Tem que ser um de Portugal.

Melhor solução seria Ela dar entrada no Processo de Cidadania dela equanto faço essas Transcrições e depois anexa as Transcrições ao Processo de Cidadania.... É possível?

Pelo que informou, a perfilhação (desde que o registro de nascimento da filha tenha sido na menoridade) necessária para a nacionalidade da sua filha está estabelecida e não depende da transcrição do seu casamento. Ela já pode ingressar com o processo dela. Como são processos independentes, pode fazer em paralelo.

Resta informar que é sempre bom manter o estado civil atualizado e é sua obrigação enquanto nacional português. Mas pode fazer isso a qualquer tempo, sem prejuízo nenhum além de (se mudou de nome) permanecer o seu nome e estado civil de solteiro em todos os seus documentos portugueses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.