Processo via avó (filha) ou pai (neto)?
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Todas as formas diferentes de Atribuição e Aquisição de Nacionalidade
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Boa tarde, estou com a documentação pronta, porém estou em dúvida se entro no nome de minha avó com 98 anos, filha dos portugueses, ou do meu pai, neto dos portugueses. O que vocês me indicam? Atenciosamente.
@Luciana_Alves
Situação delicada. O mais rápido é fazer 2 processos de filho, assim seu pai seria português em menos de 3 anos. Fazendo direto de neto deve levar mais de 5 anos (talvez muito mais).
Tem a opção de mandar os 2 e, quando sair o da sua avó, solicitar a conversão do processo do seu pai de neto para filho.
@Luciana_Alves
Filha, sempre. Neto é último recurso e houve muitas alterações no artigo que ainda carecem de regulamentação (precisa comprovar conhecimentos de história portuguesa, leis portuguesas, etc.).
Mande para o ACP e já envie com o requerimento de urgência pela idade assinado em cartório. Anexei o que usamos e deu certo.
Sempre se atente a enviar a documentação correta. Guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Outra dúvida, o link de pagamento e dos formulários estão em atualiação?
@carlasimone @SergioM
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Outra dúvida, o link de pagamento e dos formulários estão em atualiação?