Exigência

Olá pessoal tudo bem? Estou ajudando a minha mãe a dar entrada na cidadania dela, ela é filha de português, porém tenho uma dúvida.

No assento de nascimento português do meu avô o nome dele é Avelino Pessoa de Figueiredo, porém na certidão da minha mãe consta Adelino Figueiredo Pessoa.

Notamos também que o nome do avô dela está invertido, ao invés de Alberto de Jesus Figueiredo, está Alberto Figueiredo de Jesus.

Creio que seja um erro comum na época, porém gostaria de saber se, há alguma chance do processo da minha mãe cair em exigência por conta disso?

Pergunto pois o cartório brasileiro nos orientou a fazer uma retificação via judicial, estamos fazendo orçamentos e nos cobraram de 6k pra cima. Não podemos ter esse custo no momento, por isso gostaria de saber se vocês acreditam que seja necessário mesmo fazer essa retificação.

obrigada

Comentários

• @Mduda26

Podem haver opinioes em sentido contrario, mas na minha opiniao é essencial fazer a retificação neste caso visto que até o prenome do pai está divergente...

• @Mduda26

É direito da sua mãe enviar o pedido com os documentos do jeito que estão.

Acredito que vai cair em exigência. E aí terá que resolver com a pressão do tempo.

Enviar o processo do jeito que está custa o valor das certidões, da taxa e do envio. Dá o que, uns 2 mil?

Aí você tem que decidir: areiscar 2 mil correndo um risco razoável de cair em exigencia e ter que gastar 6 mil pra resolver; ou gastar 6 mil na frente e depois os 2 mil para mandar o processo.

É difícil dizer se vai cair em exigência ou não.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.