Entrada em Portugal só com a transcrição de casamento
Boa tarde Tugas. Eu estou com tudo acertado pra ir morar em Portugal, mas ainda sem data, por questão da cidadania que dei entrada a 1 ano e 2 meses. Vou com meus filhos e esposa, para isso irei transcrever meu casamento e poder entrar com todos legal. Para adiantar a ida, tenho uma dúvida. Se eu transcrever meu casamento, e não fizer o cartão cidadão, ir apenas com a transcrição do casamento pronta e com passaporte brasileiro, posso ter problemas na imigração com minha esposa e meus filhos? Porque vamos todos sem visto, sem meu passaporte português e sem passagens de volta. Eu queria chegar em Portugal antes do ano letivo iniciar, para que as crianças possam pegar desde o início, por causa de adaptação. CLARO PESSOAL, ESTOU IMAGINANDO NO MELHOR DE TUDO, COM A CIDADANIA SAINDO ATÉ JULHO E SABENDO QUE PODE DEMORAR MAIS.
Comentários
@Igorfernandes
se a sua esposa é portuguesa e voces estao se mudando para portugal, nao tem problema.
@Igorfernandes
Se me lembro corretamente sua esposa é brasileira e vc está com seu processo de filho 1c em andamento. Eu acho que vc está se adiantando um pouco e conta do com o ovo ainda dentro da galinha.
Não acredito que terá problemas com seu processo, mas é uma coisa que vc não tem controle: pode demorar uns meses a mais, pode surgir alguma exigência etc. Estar com data de mudança já cravada com um requisito importante como esses ainda em andamento acho muito arriscado.
Confesso que acho mais importante emitir o CC do que a transcrição de casamento, mas te recomendo que faça as duas coisas antes de ir. Em teoria é possível vc entrar apenas com seu passaporte brasileiro e o assento, mas vai depender da boa vontade do oficial da imigração, de dar sorte de o sistema não estar fora do ar e ele conseguir consultar na hora etc, ou seja, uma série de variáveis que vc não controla.
Os processos de netos dos seus filhos já concluiram? O ideal seria vc e os filhos já chegarem lá sendo portugueses e apena o processo da sua esposa (que será longo) pendente.
@eduardo_augusto desculpa mais acho que me expressei errado. Eu serei o unico português. A minha cidadania ainda não saiu, mais pelo que tenho acompanhado está próximo (entrada na ACP 30/04/2025 FILHO MAIOR). Minha esposa e meus filhos tem apenas passaporte brasileiro. Vou transcrever nosso casamento e pra adiantar, ao invés de esperar o cartão cidadão e o passaporte que juntos, mesmo com urgência vão demorar cerca de 2 meses, ir somente com transcrição de casamento, sendo eu português que transcrevi o casamento com minha esposa brasileira. Será que dessa forma terei problemas?
@Igorfernandes
A partir do momento que seu processo for concluído, você será cidadão portugues e não será impedido de entrar em Portugal.
Dito isso, concordo com o @ecoutinho, você está "colocando o carro na frente dos bois".
Você diz que gostaria de chegar em Portugal antes do início do ano letivo. As coisas em Portugal, e na Europa de modo geral, funcionam de maneira bem diferente do que estamos acostumados aqui.
Não basta simplesmente chegar lá e dizer, "oi, vim pra Portugal com minhas crianças, elas podem começar as aulas na próxima semana?"
As matrículas são feitas com vários meses de antecedéncia, há uma análise do que elas já aprenderam no Brasil, porque precisa determinar em que série elas vão estudar... cada escola pode pedir uma documentação ligeiramente diferente, e se vocês já estiveram lá, pode ser mais dificil conseguir...
Você precisa considerar também que sua esposa só poderá começar a trabalhar depois que receber o cartão de residência - e ela só vai poder pedir esse cartão depois de três meses lá - e pode levar mais alguns meses entre pedir e receber!
Importante ainda mencionar um outro fator: você pode até ter um assento de nascimento portugués, mas continuará sendo um brasileiro - boa chance de sofrer preconceito, que no dia a dia vai se traduzir como dificuldade para encontrar moradia, má-vontande dos atendentes de serviços públicos e assim por diante.
...............
Em relação à moradia: também lá as coisas são bem diferentes. Geralmente você vai alugar um apartamento, esse apartamento só estará disponível meses depois. Não é como aqui no Brasil que você aluga e se muda no dia seguinte. Claaaaro que não é assim em todo lugar, estou falando das cidades grandes e doa aluguéis com valores mais próximos do mercado. Obviamente se quiser chegar lá e ficar um, dois ou três meses num hotel ou AirBNB, vai conseguir, mas vai pagar uma fortuna.
................
Outra coisa: você ja deve estar acompanhando as noticias em Portugal. Há uma tentativa de dificultar as migrações. Legalmente, sim, voce como portugues poderá entrar em Portugal com sua mulher e filhos. Mas indo sem planejamento, arrisca-se a sofrer todo tipo de constrangimento - por exemplo, todos voces serem levados para as famosas salinhas do aeroporto, até os policiais de fronteira estarem satisfeitos que vocês são realmente quem dizem ser.
...........
Ouça o @ecoutinho , que já tem experiência 😉
@Igorfernandes
O @eduardo_augusto lembrou um ponto muito importante que talvez vc não esteja considerando no seu planejamento:
Chegar em Portugal antes de Setembro não garante que seus filhos peguem o ano letivo desde o começo.
As coisas na Europa exigem planejamento de meses para acontecer.
Não vivo em Portugal, mas aqui na Irlanda as matriculas acontecem com um ano de antecedência antes do início do ano letivo. Além disso como a criança vem de um país de fora da UE é feito um “de/para” analisando o histórico escolar e a idade para saber onde a criança pode ser encaixada. No caso da minha filha ela estava no 2o ano do primeiro grau (nem sei se o nome ainda é esse) e aqui ela foi para o 1o ano da primary school e mesmo assim era a mais nova da turma, e uns 3 meses depois, vencida a barreira do idioma (que os seus não terão), ela sentia que estava basicamente revendo muita coisa que já tinha aprendido no Brasil.
É possível obter uma vaga com antecedência menor?! É, mas vai depender de encaixe, de muita conversa com diretores, e provavelmente não vai ser naquela escola que vc quer e sim na que estiver disponível.
Como esse processo vai consumir um tempo, é muito improvável que chegando em Portugal agora durante o verão vc consiga uma vaga para as crianças começarem no primeiro dia letivo em Setembro. A menos que vc já tenha feito toda essa “lição de casa” antes e já esteja com as vagas garantidas, aí tudo muda.
Quando me mudei esse processo de mudança foi feito por uma empresa contratada pelo meu empregador e me lembro que a escola não foi a que eu escolhi, foi a que tinha. Primeiro encontramos a escola que oferecesse uma vaga, só então fomos pesquisar onde alugar um apartamento/casa. Deu certo, mas me lembro que dependeu de muita sorte. O cenário mais provável, era que minha filha ficasse quase um ano sem ir à escola pq só teria vaga p o ano seguinte.
Eu recomendo não fazer as coisas na pressa. Entendo o desejo de virar a chave logo e dar início ao novo projeto de morar fora, mas não saia do Brasil como “se estivesse fugindo”, com documentação ainda pendente, sem saber direito onde os filhos vão estudar etc.
Te recomendo usar o tempo de espera a seu favor: enquanto os processos de nacionalidade seu e de seus filhos terminam vc pesquisa escolas, conversa por email com as secretarias e diretores, pesquisa bairros e só muda quando estiver com tudo amarrado, aí se os filhos entram no meio do ano letivo ou soh no prócimo viram uma decisão que vc pode tomar em família, e não um fato imposto pelas circunstâncias.
@eduardo_augusto é @ecoutinho vocês são pessoas incríveis. Obrigado pelas respostas. Agora sobre o assunto, casa conseguimos reservar uma em Visel, temos um norte de onde ir. A minha pressa seria mesmo ligada às crianças, por questões de estudo, não ficarem fora do ano letivo, nem que pra isso precisássemos de uma escola particular. Sobre a questão do meu processo, é verdade, não temos certeza do prazo. Mais creio eu que vai dar tudo certo e em breve conto a vocês tudo o que aconteceu. Muito obrigado por dedicaram um tempo de vocês para me ajudar mais uma vez.