Pesquisa do vapor (navio)
Olá, amigos!
Já dei entrada no processo de reconhecimento da cidadania portuguesa, e descobri muitas informações interessantes sobre a minha família, mas ainda ficou uma lacuna.
Apenas por curiosidade, eu gostaria de encontrar a informação do ano e o navio (vapor) que o meu bisavô veio para o Brasil.
As informações que possuo até o momento são as seguintes:
Bisavô:
Domingos Moreira da Gama
Nascimento: 07 de janeiro de 1892
Natural da freguesia de Melres, concelho de Gondomar, distrito do Porto
Pais:
Manoel Moreira da Gama, natural de Melres
Ludovina (ou Loduvina) Martins Castro, natural de São Pedro da Cova, Gondomar
Avós paternos:
Domingos Moreira da Gama
Maria Vieira Guedes
Avós maternos:
José Joaquim de Castro
Delphina Martins
Tenho conhecimento da existência de pelo menos um irmão chamado:
Antônio Moreira da Gama
A família estabeleceu-se na cidade de Santos, estado de São Paulo, Brasil.
Dados adicionais de Domingos Moreira da Gama:
Casou-se em Santos em 11 de julho de 1925 com Maria do Espírito Santo de Souza.
Trabalhou como maquinista nas Docas de Santos.
Faleceu em Santos em 06 de janeiro de 1969.
Mesmo com tantas informações eu não consegui encontrar nada sobre a sua chegada no Porto de Santos. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.
Grata!

Comentários
@Mariana_Gama_Porto vc já pediu a certidão do Registro Nacional de Estrangeiros dele no Arquivo Público do Estado de São Paulo? Já vi que eles tem o registro do seu bisavô de 1941 . Esse documento deve indicar o navio da chegada dele em Santos.
https://web.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/delegacia
@Nairolasai ainda não pedi a certidão do Registro Nacional de Estrangeiros. Suspeito que o meu bisavô veio com os pais dele, ainda criança ou jovem. Talvez eu deva pesquisar pelo nome do meu trisavô Manoel Moreira da Gama, mas sobre ele eu não tenho muita informação.
@Mariana_Gama_Porto Seu bisavô fez o RNE em 1941. Entre no APESP apenas com o nome dele e peça a certidão.