Transcrição de casamento: CRC do Porto e dúvida sobre a certidão
Olá, pessoal!
Vou enviar a documentação para fazer a transcrição do meu primeiro casamento e fiquei com algumas dúvidas.
Pelas informações que encontrei aqui no fórum, a indicação é enviar o processo para a CRC do Porto. Ela ainda é a conservatória mais recomendada atualmente? Está demorando muito? Lembro que quando fiz no passado q dos meus avós, levou apenas 30 dias.
Também fiquei em dúvida sobre o formulário. Encontrei um formulário que me parece ser utilizado para pedidos de certidões de terceiros (pais, avós, bisavós etc.), algo que inclusive já utilizei no passado durante o processo da minha nacionalidade. Para a transcrição do meu próprio casamento, é esse mesmo formulário ou existe outro específico?
Por fim, no meu caso vou fazer a transcrição do meu primeiro casamento. Atualmente sou casado novamente e a certidão atual possui as averbações dos casamentos anteriores. É essa mesma certidão atualizada que devo enviar né?
Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Comentários
@Eli Rigobeli
Se estiver no BR, a recomendação é enviar para o consulado do Rio, que é bem mais rápido que a CRC Porto. Atende todo o BR. Como a CRC Porto, esse consulado também analisa os documentos antes de pedir o pagamento. Só seguir fielmente as instruções no site:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
A CRC Porto só é recomendada em casos onde, por exemplo, há pequenas diferenças nas grafias nos nomes dos envolvidos. Eles normalmente não travam a transcrição por isso, Já os consulados tendem a ser bem mais exigentes nesse ponto.
Os últimos relatos são que a CRC Porto tem levado vários meses. O consulado do Rio quase sempre faz em menos de um mês.