Convolação de Nacionalidade ( neto-lei antiga)

Alguém teve o processo de Convolação de Nacionalidade concluída recentemente ou sabe quanto tempo está levando para concluir?

O meu processo é de jun/2025, a minha nacionalidade é de neta pela lei antiga, antes de 2017, e pedi a convolação para passar a nacionalidade também para os meus filhos. Li em alguns grupos que esse processo de convolação entra na mesma fila de pedidos de nacionalidade de netos e está levando entre 4 - 5 anos para ser concluído, isso procede? Mesmo eu já tendo a nacionalidade eu preciso estar na mesma fila de quem está a pedir a nacionalidade agora?

Muito obrigada!

Comentários

• @Solange Alvarez

Li em alguns grupos que esse processo de convolação entra na mesma fila de pedidos de nacionalidade de netos e está levando entre 4 - 5 anos para ser concluído, isso procede?

Eu posso estar enganado, pois não me lembro de ter visto nenhum caso de convolação fim a fim recentemente, mas pelo que me consta é isso mesmo. No fim do dia cai na mesma "fila" dos demais pedidos de neto e se for isso vai levar de 4 a 5 anos.

• @ecoutinho meu Deus, ainda tinha alguma esperança que o prazo fosse menor. Quando fiz minha nacionalidade em 2017 demorou 4 meses, agora para uma simples conversão, julgo que seja simples, demorar quase 5 anos, absurdo isso. Mas muito obrigada pela informação

• @Solange Alvarez

Pois é... Impressionante como em tão pouco tempo os prazos sairam de algo razoável, como 4 meses, para essa maluquice de 5 anos.

• editado May 26

• @ecoutinho quando eu entrei com meu processo de neto, a previsão era 24 a 29 meses, já se vão 5 anos...

• @LeoSantos

Sim, a piora foi impressionante. O processo de neto da minha mãe entrou no começo de 2021 e durou 2 anos (houve prioridade pela idade). Vemos aqui diariamente que precessos que entraram menos de 6 meses depois do dela que só estão saindo agora.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.